OSLIVE: Avaliação da Qualidade Pedagógica da Ferramenta com Base na Taxonomia TARDA

Ana C. Marinho MARINHO, A. C.

Madianita B. Marioti MARIOTI, M. B.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar o instrumento e realizar a avaliação de qualidade pedagógica do software educacional OSLive, que está sendo desenvolvido nos cursos de computação do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matéria de Sistemas Operacionais. Dentre as diferentes abordagens para realizar a avaliação de um software educacional, foi selecionada a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem – TARDA – Versão 2.0 (BRITO JUNIOR, AGUIAR & MOURA, 2021), como base para a avaliação criteriosa desejada. Com isso, foi possível identificar, através da média de pontos dos critérios avaliados em escala linear, com notas de 0 a 10, alguns pontos de melhoria para elevar a qualidade pedagógica do OSLive.

Referências

BRITO JUNIOR, Ozonias; AGUIAR, Yuska; MOURA, Hermano. Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem – TARDA: versão 2.0. Risti: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Rio Tinto, Pt, v. 42, p. 120-135, jun. 2021. Trimestral. Disponível em: https://scielo.pt/scielo.php?script= sci_issuetoc & pid= 1646-989520210002 & lng= pt nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2022.

DALBOSCO, Jaqson. AMBIENTES INFORMATIZADOS DE ENSINO: questões em aberto. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2006. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74430692/Jaqson_Dalbosco.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

FANTIN, Katia. Metodologia de Avaliação de Software Educacional. 2017. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Ucs - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3080. Acesso em: 24 mar. 2022.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. São Paulo: Érica, 2019. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Inform%C3%A1tica-educa%C3%A7%C3%A3o-tecnologias-aplica%C3%A7%C3%A3o-metodologias/dp/8536530227 Acesso em: 23 jun. 2022

06 de Novembro de 2023

72-81

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

MARINHO, A. C.; MARIOTI, M. B.. OSLIVE: Avaliação da Qualidade Pedagógica da Ferramenta com Base na Taxonomia TARDA. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 25., 2023, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2023. p. 72 - 81. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2023/artigos/oslive-avaliacao-da-qualidade-pedagogica-da-ferramenta-com-base-na-taxonomia-tarda/. Acesso em: 28 dez. 2024