Serious Game Mobile Voltado a Estudantes de Psicologia para Auxílio no Entendimento do TDAH

Matheus Santos Almeida ALMEIDA, M. S.

Fernanda Pereira Gomes GOMES, F. P.

Douglas Aquino Moreno MORENO, D. A.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno que acomete principalmente crianças e possui uma série de sintomas no domínio cognitivo. Nas últimas décadas surgiram pesquisas que comprovam a eficiência do uso de jogos para auxiliar no tratamento de transtornos cognitivos. Estes jogos com o objetivo de transmitir conhecimento são denominados serious games, e estão presentes em diversas áreas além da saúde, como política e educação. Dessa forma, este trabalho consistiu no desenvolvimento de um serious game mobile voltado a estudantes de psicologia para auxílio no entendimento do TDAH, seguindo os conceitos de game design propostos por Schuytema.

Referências

Adams, E. and Rollings, A. (2007) “Fundamentals of Game Design”, Pearson. 720 p.

Arruda, E. P. (2014) “Fundamentos para o Desenvolvimento de Jogos Digitais”. In: Bookman, 108 p., https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582601440/pageid/3.

Associação Americana De Psiquiatria (org.) (2014), Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Artmed Editora, 992 p.

Associação Brasileira Do Déficit De Atenção (ABDA) (Brasil) (org.) (2022) “O que é TDAH”, https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/.

Barbirato, F. et al (2015) “Tratamento farmacológico com estimulantes no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”. In: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, Artmed Editora, p. 171-176, https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711613/.

Bittencourt, K. S. and Lima, R. P. “MyTDAH - Game para Crianças TDAH”. In: Concurso alexandre direne (CTD-IE) - trabalhos de conclusão de curso - congresso brasileiro de informática na educação (CBIE, Sociedade Brasileira de Computação, p. 75-85, https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22593.

Bunge, E., Gomar, M. and Mandil, J. (2012) “Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes: Aportes Técnicos”, Casa do Psicólogo.

Crawford, C. (1997) “The Art of Computer Game Design”, Wsu Vancouver, p. 1-89, http://www.stonetronix.com/gamedesign/art_of_computer_game_design.pdf.

Derryberry, A. (2008) “Serious games: Online games for learning”. In: I'm Serious. https://iktmangud.files.wordpress.com/2014/09/online-games-for-learning.pdf.

Dovis, S. et al (2015) “Improving Executive Functioning in Children with ADHD: training multiple executive functions within the context of a computer game. a randomized double-blind placebo controlled trial”. In: Plos One, v. 10, n. 4, p. 1-30, https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0121651.

Fontana, R. S. et al (2007) “Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras”. In: Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 65, n. 1, p. 134-137, https://www.scielo.br/j/anp/a/4XxQGXGq765gbFcYpk4LjmN/abstract/?lang=pt.

Friedberg, R. D., Mcclure, J. M. and Garcia, J. H. (2011) “Técnicas de Terapia Cognitiva para Crianças e Adolescentes: ferramentas para aprimorar a pra̡tica”. In: Artmed Editora, 305 p., https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536324876/.

Herz, J. C. (1977) “Joystick nation : how videogames ate our quarters, won our hearts, and rewired our minds”. In: Boston: Little, Brown & Company, 231 p.

Huizinga, J. (2000) “Homo Ludens”. In: Perspectiva, 222 p.

Juul, J. (2005) “Half-Real: video games between real rules and fictional worlds”. In: Blucher, 211 p., https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521215332/pageid/4.

Mattos, P. (2020) “No Mundo da Lua: 100 perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (tdah)”. In: Autêntica Editora, 273 p., https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788551308264/.

Pastura, G.; MATTOS, P.o (2004) “Efeitos colaterais do metilfenidato”. In: Archives Of Clinical Psychiatry, v. 31, n. 2, p. 100-10, https://www.scielo.br/j/rpc/a/sQDT8qkTXHYKngY5qM87z4F/abstract/?format=html&lang=pt&stop=next.

Pereira, C. S. C. (2009) “Conversas e Controvérsias: uma análise da constituição do TDAH no cenário científico nacional e educacional brasileiro”, Fundação Oswaldo Cruz, https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4001.

PGB (2022). Pesquisa Games Brasil, https://materiais.pesquisagamebrasil.com.br/2022-painel-gratuito-pgb22.

Ribeiro, S. P. (2016) “TCC e as funções executivas em crianças com TDAH”. In: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 12, n. 2, p. 126-134. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872016000200009&lng=pt&nrm=iso.

Rogers, S. (2013) “LEVEL UP: um guia para o design de grandes jogos”. In: Blucher, 495 p., https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521207016/pageid/4.

Salen, K. and Zimmerman, E. (2012) “Regras do jogo: fundamentos do design de jogos”. In: Blucher, 167 p., https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521206538/. Serious Games Showcase And Challenge (2017) “What is a Serious Game?”, http://sgschallenge.com/serious-games/.

Schuytema, P. (2008) “Design de Games: uma abordagem prática”. In: Cengage Learning, 452 p. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522127269/pageid/4.

Sonne, T. and Jensen, M. M. “ChillFish: A Respiration Game for Children with ADHD”. In: Proceedings of the TEI '16, p. 271-278, https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/2839462.2839480.

Teixeira, G. (2013) “Manual dos transtornos escolares: Entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola”, Best Seller, 240 p.

Viégas, L. S. and Oliveira, A. R, F. (2014) “TDAH: conceitos vagos, existência duvidosa”. In: Nuances: estudos sobre Educação, v. 25, p. 39-58, https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2736.

Zyda, M. (2005) “From visual simulation to virtual reality to games”. In: Computer, v. 38, n. 9, p. 25-32, Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

06 de Novembro de 2023

103-112

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

ALMEIDA, M. S.; GOMES, F. P.; MORENO, D. A.. Serious Game Mobile Voltado a Estudantes de Psicologia para Auxílio no Entendimento do TDAH. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 25., 2023, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2023. p. 103 - 112. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2023/artigos/serious-game-mobile-voltado-a-estudantes-de-psicologia-para-auxilio-no-entendimento-do-tdah/. Acesso em: 03 jul. 2024