Criação de um Minigame para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional

Henrique Dias Silva SILVA, H. D.

Jackson Gomes de Souza DE SOUZA, J. G.

Resumo

O pensamento computacional refere-se à abordagem para a solução de problemas complexos baseada em habilidades da ciência da computação, como a decomposição e o uso de algoritmos. No entanto, essa forma de pensar não se restringe apenas ao domínio computacional, mas se estende a diversas áreas e disciplinas, permitindo que indivíduos, independentemente de sua especialização, adotem uma abordagem sistemática e lógica na resolução de problemas. Nesse sentido, pesquisas têm evidenciado os benefícios da utilização de jogos no desenvolvimento do pensamento computacional, devido ao seu caráter lúdico e envolvente. Este artigo apresenta a criação de um minigame utilizando a plataforma Unity, desde o seu game design até a sua implementação, baseada na atividade física do site Code.org, que desenvolve habilidades do pensamento computacional como pensamento crítico e resolução de problemas.

Referências

Azevedo, G. T. De; Maltempi, M. V. Invenções Robóticas Para O Tratamento De Parkinson: Pensamento Computacional E Formação Matemática. Bolema: Boletim De Educação Matemática, v. 35, p. 63–88, 16 abr. 2021. Battaiola, A. L. Jogos por computador: Histórico, relevância tecnológica e mercadológica, tendências e técnicas de implementação, 2000. Brackmann, C. P. Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Através De Atividades Desplugadas Na Educação Básica. Ufrgs.br, 2017. Câmara, B. B. A. Motivação e games: O uso do jogo Angry Birds com estudantes para o ensino de Física. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Carvalho, G. R. A Importância Dos Jogos Digitais Na Educação. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Cni. Educação Steam Insumos Para A Construção De Uma Agenda Para O Brasil. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2024. Fávaro, A. L. O. Zumbi mind: Um Jogo De Tabuleiro Para Desenvolvimento De Habilidades De Pensamento Computacional. repositorio.unesp.br, 24 mar. 2023. Fia. Educação STEM: Tudo Que Você Precisa Saber. Disponível em: . Grover, S.; Pea, R. D. Computational Thinking in K–12 a Review of the State of the Field. Disponível em: . Guarda, Graziela; Goulart, Ione. Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente. Proceedings of Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), Brasília, p. 486, out. 2018. ISSN 2316-6533. FRITSCH, D.; KADA, M. VISUALISATION USING GAME ENGINES. [s.l: s.n.], 2018. Happy Maps #1 | Course 1 - Code.org. Disponível em: . Acesso em: 21 maio. 2024. Hoffmann, L. F.; Barbosa, D. N. F.; Martins, R. L. Aprendizagem Baseada Em Jogos Digitais Educativos Para O Ensino Da Matemática. Disponível em: . Huizinga, J. Homo Ludens. Tradução de J.P. Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 2004, 1938. J. Schell, A Arte De Game Design. O Livro Original. Elsevier, 2010. XXVI Encoinfo – Congresso de Computação e Tecnologias da Informação ISSN: 2447-0767 49 Land, M. H. Full STEAM Ahead: The Benefits of Integrating the Arts into STEM. Procedia Computer Science, v. 20, p. 547–552, 2013. Liukas, L. Hello Ruby: adventures in coding. Feiwel & Friends, 2015. Magela, M. M.; Rossow, A.; Gadioli, A. O. Experiências De Aprendizagem Steam. [s.l: s.n.]. Acesso em: 17 set. 2024. Michel, F.; Pires, F.; Pessoa, M. Walgor: Um Jogo De Tower Defense Para O Desenvolvimento Do Pensamento Computacional E Apresentação De Algoritmos Computacionais. Anais Dos Workshops Do VIII Congresso Brasileiro De Informática Na Educação (CBIE 2019), 21 nov. 2019. Modern Interiors by Limezu. Disponível em: . Pixel Art Top down - Basic by Cainos. Disponível em: . Prado Rocha Silva, M. et al. Jogos Digitais: definições, classificações e avaliação. , 1 set. 2009. Prensky, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2012. Pugliese, G. O. STEM Education No Contexto Das Reformas Educacionais: Os Efeitos Das Políticas De Educação Globalizantes No Currículo E Na Profissionalização Docente. 18 mar. 2022. Resende, A. F. D. L. C. Campus Nilópolis Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências A Abordagem Steam Em Um Jogo Educativo Para Estudantes Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2024. Schuytema, Paul. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo, Cengage Learning, 2008. Wing, J. M. Computational Thinking Benefits Society |. Disponível em: . 2D Pixel Item Asset Pack | 2D Icons | Unity Asset Store by StartledPixels. Disponível em:

08 de Novembro de 2024

39-50

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

SILVA, H. D.; DE SOUZA, J. G.. Criação de um Minigame para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 26., 2024, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2024. p. 39 - 50. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2024/artigos/criacao-de-um-minigame-para-o-desenvolvimento-de-habilidades-do-pensamento-computacional/. Acesso em: 23 nov. 2024