Desenvolvimento de um Chatbot Informativo sobre Saúde Mental utilizando a Arquitetura RAG

Marco Antônio Martins Porto Netto MARTINS PORTO NETTO, M. A.

Parcilene Fernandes de Brito FERNANDES DE BRITO, P. F.

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatbot informativo sobre saúde mental focado em transtornos mentais, utilizando a arquitetura Retrieval-Augmented Generation (RAG). O projeto baseia-se em dados de fontes confiáveis, como o DSM, CID e literatura especializada. A metodologia envolve a coleta, tratamento e armazenamento dos dados para construir uma base sólida de informações relacionadas à saúde mental. Essas informações foram vetorizadas utilizando um modelo de embedding e armazenadas em um banco vetorial, posteriormente integrado a um Grande Modelo de Linguagem (LLM) por meio da arquitetura RAG. Os resultados demonstram que o chatbot é capaz de responder às perguntas referenciando com precisão a fonte e página exata de onde retirou a resposta.

Referências

ADAMOPOULOU, Eleni; MOUSSIADES, Lefteris. An overview of chatbot technology. In: IFIP INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE APPLICATIONS AND INNOVATIONS, 2020, Neos Marmaras. Proceedings of the IFIP International Conference on Artificial Intelligence Applications and Innovations. Cham: Springer, 2020. p. 373-383. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-49186-4_31. Acesso em: 1 set. 2024. BOUCHER, Eliane M.; HARAKE, Nicole R.; WARD, Haley E.; STOECKL, Sarah Elizabeth; VARGAS, Junielly; MINKEL, Jared; PARKS, Acacia C.; ZILCA, Ran. Artificially intelligent chatbots in digital mental health interventions: a review. Expert Review Of Medical Devices, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 37-49, 3 dez. 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17434440.2021.2013200. CUI, Peng; WANG, Xiao; PEI, Jian; ZHU, Wenwu. A Survey on Network Embedding. IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, v. 31, n. 5, p. 833-852, 1 maio 2019. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8392745. Acesso em: 1 set. 2024. FIGUEROA, Caroline A.; AGUILERA, Adrian. The Need for a Mental Health Technology Revolution in the COVID-19 Pandemic. Frontiers In Psychiatry, [S.L.], v. 11, n. 523, p. 523-523, 3 jun. 2020. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyt.2020.00523. HADI, Muhammad Usman; AL-TASHI, Qasem; QURESHI, Rizwan; SHAH, Abbas; MUNEER, Amgad; IRFAN, Muhammad; ZAFAR, Anas; SHAIKH, Muhammad Bilal; AKHTAR, Naveed; AL-GARADI, Mohammed Ali; WU, Jia; MIRJALILI, Seyedali; SHAH, Mubarak. Large language models: a comprehensive survey of its applications, challenges, limitations, and future prospects. Authorea Preprints, 2024. Disponível em: https://www.techrxiv.org/doi/full/10.36227/techrxiv.23589741.v6. Acesso em: 1 set. 2024. HAQUE, M D Romael; RUBYA, Sabirat. An Overview of Chatbot-Based Mobile Mental Health Apps: insights from app description and user reviews. Jmir Mhealth And Uhealth, [S.L.], v. 11, p. e44838, 22 maio 2023. JMIR Publications Inc.. http://dx.doi.org/10.2196/44838. LEWIS, Patrick; PEREZ, Ethan; PIKTUS, Aleksandra; PETRONI, Fabio; KARPUKHIN, Vladimir; GOYAL, Naman; KÜTTLER, Heinrich; LEWIS, Mike; YIH, Wen-tau; ROCKTÄSCHEL, Tim; RIEDEL, Sebastian; KIELA, Douwe. Retrieval-augmented generation for knowledge-intensive NLP tasks. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEURAL INFORMATION PROCESSING SYSTEMS (NIPS), 34., 2020, Vancouver. Proceedings of the 34th International Conference on Neural Information Processing Systems. Red Hook, NY: Curran Associates Inc., 2020. p. 9459-9474. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.5555/3495724.3496517. Acesso em: 1 set. 2024. MIU, Adriana S.; VO, Hoa T.; PALKA, Jayme M.; GLOWACKI, Christopher R.; ROBINSON, Reed J.. Teletherapy with serious mental illness populations during COVID-19: telehealth conversion and engagement. Counselling Psychology Quarterly, [S.L.], v. 34, n. 3-4, p. 704-721, 12 jul. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09515070.2020.1791800. NAHAR, Nivedita Bhirud; Subhash Tatale; Sayali Randive; Shubham. A Literature Review On Chatbots In Healthcare Domain. International Journal Of Scientific & Technology Research, Não Informado, v. 8, n. 7, p. 225-231, jul. 2019. Mensal. Sem DOI. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334836867_A_Literature_Review_On_Chatbots_In_Healthcare _Domain. Acesso em: 21 out. 2024. NAVEED, Humza; KHAN, Asad Ullah; QIU, Shi; SAQIB, Muhammad; ANWAR, Saeed; USMAN, Muhammad; AKHTAR, Naveed; BARNES, Nick; MIAN, Ajmal. A comprehensive overview of large language models. In: ArXiv preprint arXiv:2307.06435, 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2307.06435. Acesso em: 1 set. 2024. VASWANI, Ashish; SHAZEER, Noam; PARMAR, Niki; USZKOREIT, Jakob; JONES, Llion; GOMEZ, AidanN.; KAISER, Lukasz; POLOSUKHIN, Illia. Attention is all you need. In: CONFERENCE ON NEURAL INFORMATION PROCESSING SYSTEMS, 31., 2017, Long Beach. Proceedings [...] . Long Beach: Arxiv, 2017. p. 1-15. Disponível em: http://arxiv.org/abs/1706.03762. Acesso em: 1 set. 2024. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Comprehensive Mental Health Action Plan 2013-2030. Geneva: World Health Organization, 2021. Disponível em: https://extranet.who.int/mindbank/item/7510.

08 de Novembro de 2024

51-62

Palmas-TO

e-ISSN:2447-0767

Como referenciar

MARTINS PORTO NETTO, M. A.; FERNANDES DE BRITO, P. F.. Desenvolvimento de um Chatbot Informativo sobre Saúde Mental utilizando a Arquitetura RAG. In: ENCOINFO - Congresso de Computação e Tecnologias da Informação, 26., 2024, Palmas - TO. Anais [...]. Palmas - TO: CEULP/ULBRA, 2024. p. 51 - 62. ISSN e-ISSN: 2447-0767 versão online. Disponível em: https://ulbra-to.br/encoinfo/edicoes/2024/artigos/desenvolvimento-de-um-chatbot-informativo-sobre-saude-mental-utilizando-a-arquitetura-rag/. Acesso em: 27 dez. 2024