ALIMENTAÇÃO E CONTEXTO SOCIAL

2024/1 - Turma 2000

Ementa

Conceitos fundamentais das ciências sociais. História da alimentação. Desenvolvimento histórico-social no Brasil e seus padrões alimentares. Transição demográfica, nutricional e epidemiológica no Brasil. Processos de produção de alimentos. Impactos ambientais e sociais da produção de alimentos. Qualidade e distribuição do consumo de alimentos no Brasil e impactos sobre a saúde coletiva. Tecnologias sustentáveis na produção de alimentos.

Competências

Atuar na Nutrição com visão crítica e reflexiva acerca das questões sociais e ambientais envolvidas, especialmente aquelas que impactam na segurança alimentar e nutricional e na saúde coletiva.

Objetivos

GERAL:
Promover entendimento da alimentação enquanto parte integrante do desenvolvimento social e da saúde coletiva das populações e da preservação do meio ambiente.

ESPECÍFICOS:
Proporcionar conhecimento a respeito da evolução histórica da alimentação humana;
Promover a reflexão acerca dos impactos dos hábitos alimentares sobre a saúde coletiva das populações;
Capacitar o aluno a pensar criticamente sobre os impactos sociais e ambientais dos processos de produção e consumo de alimentos, e sua importância para a segurança alimentar e nutricional da população;
Promover as tecnologias de sustentáveis enquanto mecanismos de prevenção à insegurança alimentar.

Programa

Antropologia e Sociologia da Alimentação;
História da Alimentação Humana e desenvolvimento dos padrões alimentares brasileiros;
Transição demográfica, nutricional e epidemiológica no Brasil;
Processos de produção de alimentos;
Impactos ambientais e sociais da produção de alimentos;
Qualidade e distribuição do consumo de alimentos no Brasil e seus impactos sobre a saúde coletiva;
Mercado consumidor de alimentos;
Tecnologias sustentáveis na produção de alimentos e sua importância para a segurança alimentar e nutricional.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, nas quais a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como fomento para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador, no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo, que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções, com vistas à sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas, pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
A disciplina de Alimentação e Contexto Social é classificada como Disciplina de Curricularização de Extensão e faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI), com 75% de abordagem teórica e 25% de abordagem prática. Desta forma, além das práticas pedagógicas realizadas por meio de estratégias ativas de aprendizagem em sala de aula, conta com atividades que promovem a integração entre a universidade e a sociedade, por meio de projetos, programas e ações que visam à transferência de conhecimentos e tecnologias para a comunidade. Essas atividades podem ser desenvolvidas por meio de cursos, eventos, projetos de trabalho, prestação de serviços, entre outros. É importante que as atividades de extensão estejam alinhadas com as demandas e necessidades da sociedade, de forma a garantir que os conhecimentos e tecnologias transferidos sejam relevantes e aplicáveis e que haja políticas públicas e recursos financeiros e materiais para o seu desenvolvimento.

Avaliação

Na disciplina de Alimentação e Contexto Social, a avaliação da aprendizagem do aluno será expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1), relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e atingirem, no mínimo, 75% de frequência.
Disciplinas de curricularização da extensão não possuem Exame Final (EF).
As pontuações máximas de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos), compostas por 4,0 (quatro) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória), complementada por 6,0 (seis) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.

Ou seja:
G1 (10,0 pontos): 4,0 pontos na forma de prova escrita + 6,0 na forma de atividades;
G2 (10,0 pontos): 4,0 pontos na forma de prova escrita + 6,0 na forma de atividades;
MP = (G1 + 2 x G2)/3
MF = MP
A disciplina terá avaliação escrita:
G1- DIA – 18/04
G2 - DIA – 20/06

Bibliografia

Básica

SARTI, Flavia Mori; TORRES, Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva (org.). Nutrição e saúde pública: produção e consumo de alimentos. Barueri, SP: Manole, 2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520455616. Acesso em: 7 mar. 2023.
MENDES, Judas Tadeu Grassi PADILHA JUNIOR, João Batista. Agronegócio: uma abordagem econômica. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. E-book [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/414. Acesso em 8 mar. 2023.
OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de. Fundamentos de Sociologia e Antropologia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595023826. Acesso em: 8 mar. 2023.

Complementar

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. 5 ed. revista e ampliada. Petrópolis: Vozes, 2016. E-book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/149503. Acesso em: 8 mar. 2023.
OLESKO, Gustavo Felipe. Agronegócio: contextos econômico, social e político. 1 ed. Curitiba: Contentus, 2021. E-book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/186726. Acesso em 8 mar. 2023.
SPINELLI, Silvia Moro Conque. Agroecologia e sustentabilidade. 1 ed. Curitiba: Contentus, 2020. E-book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/185253. Acesso em: 8 mar. 2023.
SANTOS, Luciano Miguel Moreira dos. Avaliação ambiental de processos industriais. 4 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. E-book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/47448. Acesso em 8 mar. 2023.
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe. A sociedade consumocentrista e seus impactos socioambientais. 1 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2021. E-book. [Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/198254. acesso em 8 mar.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Nutrição
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 308