Análise Experimental do Comportamento - AEC
2023/2 - Turma 0813
Ementa
História, princípios e métodos da Análise Experimental do Comportamento. Relação entre evolução e comportamento através do modelo de seleção por consequências. Princípios da aprendizagem respondente e operante. Prática em laboratório didático.
Competências
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
1). Utilizar os conceitos da Análise Experimental do Comportamento para descrever e explicar fenômenos comportamentais tais como: aprendizagem, reforçadores, punidores, esquemas de reforço, padrões temporais de respostas, discriminação e generalização, condicionamento respondente;
2). Identificar a noção de contingência como instrumento para análise do comportamento no nível experimental básico;
3). Analisar comportamento em termos do efeito de manipulação em variáveis antecedentes e consequentes;
4.) Implementar em situação de laboratório condições para o controle de variáveis que afetem os fenômenos mencionados acima;
5). Registrar, organizar e analisar dados de comportamento em situação experimental;
6). Redigir relatórios de atividades práticas de laboratório.
Objetivos
3.1 GERAL:
Compreender os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento e aplicá-los em situação experimental didática.
3.2 ESPECÍFICOS
- Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente.
- Realizar em laboratório experimentos que demonstrem os princípios aprendidos em aula.
- Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem operante;
- Desenvolver repertório de planejamento e execução de pesquisa experimental, bem como a redação de relatório oriundo dos procedimentos empregados.
Programa
Unidade I. Bases filosóficas da Análise do Comportamento
Panorama histórico do surgimento das abordagens científicas até o Behaviorismo Radical;
Filosofia da ciência e noção de ciência dentro da Análise do Comportamento;
Evolução e Comportamento;
Condicionamento Pavloviano e Behaviorismo Metodológico
Unidade II. Princípios da Análise de Comportamento
a) Comportamento Operante e Behaviorismo Radical;
- Lei do Efeito; histórico e situação atual do conceito;
- Aquisição e manutenção de uma resposta operante;
- Extinção;
- Variáveis relacionadas com o reforço: privação, magnitude e atraso do reforço e seus efeitos sobre o comportamento;
- Discriminação e generalização de estímulos;
- Controle aversivo: Fuga, Esquiva, Punição e Coerção.
b) Esquemas de reforço; reforço contínuo, razão fixa e variável, intervalo fixo e variável, esquemas de reforçamento diferencial de diferentes taxas de frequência de comportamento
Unidade III. Aplicações práticas dos princípios básicos da Análise do Comportamento em situações de laboratório
- Planejamento, aplicação da intervenção e análise de dados de pesquisa experimental
- Redação do relatório de pesquisa experimental
Metodologia
A metodologia da disciplina de Análise Experimental do Comportamento foi delineada a partir dos seguintes recursos e estratégias didáticas
• Encontros presenciais semanais: aulas expositivas dialogadas com a utilização de quadro e recursos audiovisuais;
• Avaliação da disciplina em quatro blocos: Avaliação Parcial I, Avaliação Parcial II, Avaliação Semestral e Avaliação Final conforme normas da IES;
• Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina, conforme orientação da professora. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
• Webatividades: Durante o semestre serão desenvolvidas três atividades remotas, a fim de proporcionar ao grupo de estudantes contextualização e ampliação de temáticas relacionadas à disciplina;
• Atividades com perguntas pedagógicas;
• Experimento didático em laboratório.
Avaliação
O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2023/2 atende às diretrizes da Resolução CONSEPE nº 847, de 27 de julho de 2022, e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia. Assim, tem-se a seguinte divisão:
A Avaliação Parcial 1 (AP1 – valor 1,5 ponto): prova individual sem consulta = 1,5 pontos
Avaliação Parcial 2 (AP2 – valor 2,5 pontos): prova individual e sem consulta = 2,5 pontos
Avaliação Semestral (AS – valor 6,0 pontos)
AS Parte I: TDE - “Perguntas Pedagógicas": quatro atividades realizadas em sala de aula, valendo 0,25 cada, totalizando 1,0 ponto.
AS Parte II: Produção e entrega final do relatório do experimento didático = 4,0 pontos (equipe);
AS Parte IV: Seminário: interpretação oral dos resultados do experimento didático = 1,0 ponto (individual).
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, consistirá na seguinte soma: PS: AP1 (1,5) + AP2 (2,5) + AS (6,0) = 10 e, para obter aprovação, o/a aluno/a deverá alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos.
O aluno que não alcançar a nota mínima no Ponto Semestral (PS) poderá fazer uma Avaliação Final (AF) se tiver cumprido os dois requisitos: Mínimo de 75% de frequência e ter obtido uma nota superior a 0 (zero) na Pontuação Semestral (PS).
Bibliografia
Básica
BAUM, W. M. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
CATANIA, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
HÜBNER, Maria Martha C.; MOREIRA, Márcio B. Fundamentos de Psicologia - Temas Clássicos de Psicologia Sob a Ótica da Análise do Comportamento: Grupo GEN, 2012. E-book.
Complementar
CABALLO, V. E .(2016) Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos, 2016. 873p.
SKINNER, B. F. (2002) Questões recentes na análise comportamental. 3 ed. Campinas: Papirus.
SKINNER, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes.
SKINNER, B. F. (1982). Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix.
MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, M. B. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
Material Digital
SOARES, P. G., ALMEIDA, J. H., & CANÇADO, C. R. X. (Orgs.) (2016). Experimentos Clássicos em análise do comportamento. Brasília: Instituto Walden4. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/311595175_Experimentos_Classicos_em_Analise_do_Comportamento >. Acesso em 03 fev 2023.
CARVALHO NETO, M. B. Análise do Comportamento: Behaviorismo Radical, Análise Experimental do Comportamento e Análise Aplicada Do Comportamento. Interação em Psicologia, 2002, 6(1), P. 13-18.
Disponível em:< https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3188/2551 >. Acesso em 3 fev. 2023
SKINNER, B. F.. Seleção por consequências. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 9, n. 1, p. 129-137, jun. 2007 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452007000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 fev. 2023.
TOMANARI, Gerson Yukio. Reforçamento condicionado. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 2, n. 1, p. 61-67, jun. 2000 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452000000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso 05 fev. 2023