Análise Experimental do Comportamento - AEC

2024/2 - Turma 0814

Ementa

História, princípios e métodos da Análise Experimental do Comportamento. Relação entre evolução e comportamento através do modelo de seleção por consequências. Princípios da aprendizagem respondente e operante. Prática em laboratório didático.

Competências

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
1). Utilizar os conceitos da Análise Experimental do Comportamento para descrever e explicar fenômenos comportamentais tais como: aprendizagem, reforçadores, punidores, esquemas de reforço, padrões temporais de respostas, discriminação e generalização, condicionamento respondente;
2). Identificar a noção de contingência como instrumento para análise do comportamento no nível experimental básico;
3). Analisar comportamento em termos do efeito de manipulação em variáveis antecedentes e consequentes;
4.) Implementar em situação de laboratório condições para o controle de variáveis que afetem os fenômenos mencionados acima;
5). Registrar, organizar e analisar dados de comportamento em situação experimental;
6). Redigir relatórios de atividades práticas de laboratório.

Objetivos

Geral:

Compreender os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento e aplicá-los em situação experimental didática.

Específicos:

- Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente.
- Realizar em laboratório experimentos que demonstram os princípios aprendidos em aula.
- Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem operante;
- Desenvolver repertório de planejamento e execução de pesquisa experimental, bem como a redação de relatório oriundo dos procedimentos empregados.

Programa

Unidade I. Bases filosóficas da Análise do Comportamento
Panorama histórico do surgimento das abordagens científicas até o Behaviorismo Radical;
Filosofia da ciência e noção de ciência dentro da Análise do Comportamento;
Evolução e Comportamento;
Condicionamento Pavloviano e Behaviorismo Metodológico

Unidade II. Princípios da Análise de Comportamento
a) Comportamento Operante e Behaviorismo Radical;
- Lei do Efeito; histórico e situação atual do conceito;
- Aquisição e manutenção de uma resposta operante;
- Extinção;
- Variáveis relacionadas com o reforço: privação, magnitude e atraso do reforço e seus efeitos sobre o comportamento;
- Discriminação e generalização de estímulos;
- Controle aversivo: Fuga, Esquiva, Punição e Coerção.
b) Esquemas de reforço; reforço contínuo, razão fixa e variável, intervalo fixo e variável, esquemas de reforçamento diferencial de diferentes taxas de frequência de comportamento

Unidade III. Aplicações práticas dos princípios básicos da Análise do Comportamento em situações de laboratório
- Planejamento, aplicação da intervenção e análise de dados de pesquisa experimental
- Redação do relatório de pesquisa experimental

Metodologia

A metodologia da disciplina foi estruturada utilizando os seguintes recursos e estratégias didáticas:

Encontros Presenciais Semanais:
Aulas expositivas dialogadas, com o uso de quadro e recursos audiovisuais para facilitar a compreensão e a participação dos alunos.

Avaliação da Disciplina:
Dividida em dois blocos, Grau 1 e Grau 2, para melhor acompanhamento do progresso dos estudantes.

Leituras:
As leituras indicadas devem ser realizadas durante o período em que a disciplina é ministrada, seguindo as orientações da professora. Além dos textos da Bibliografia Básica, serão disponibilizadas leituras complementares no Material Didático, visando aprofundar os estudos e promover a interação entre os alunos.

Atividades com Perguntas Pedagógicas:

Essas atividades serão integradas ao material de estudo, estimulando a reflexão e a aplicação prática dos conceitos abordados em sala de aula.

Experimentos Didáticos:
Com rato virtual: realizados durante as aulas para proporcionar uma experiência prática e direta dos conceitos teóricos.
Com Participante Real: Conduzidos em horários distintos das aulas regulares, permitindo a aplicação dos conhecimentos em contextos reais e o desenvolvimento de habilidades práticas dos alunos.

Avaliação

Grau 1 - Peso I:
Prova objetiva e discursiva: Abrange todo o conteúdo estudado até a data do Grau 1. Valor: 7 pontos.
Duas atividades avaliativas: Cada atividade tem o valor de 0,5 ponto, totalizando 1 ponto.
Análise de contingências em dupla: Valor: 2 pontos.

Grau 2 - Peso II:
Prova objetiva e discursiva: Abrange todo o conteúdo estudado ao longo do semestre. Valor: 6 pontos.
Relatório do experimento didático com rato virtual, em dupla: Valor: 3 pontos.
Experimento didático em dupla, com participante real: Valor: 1 ponto.

O aluno que não alcançar a nota mínima para aprovação, mediante média ponderada de G1 e G2 equivalente a 6 pontos ou mais, poderá fazer o Exame Final (EF) se tiver cumprido o mínimo de 75% de frequência.

EF: Peso II
10 pontos

Prova objetiva e discursiva, sem consulta e individual. Contemplará todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre.

Bibliografia

Básica

Básica
BAUM, W. M. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
CATANIA, A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, M. B. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

Complementar

HÜBNER, Maria Martha C.; MOREIRA, Márcio B. Fundamentos de Psicologia - Temas Clássicos de Psicologia Sob a Ótica da Análise do Comportamento . [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 978-85-277-2140-0. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2140-0/.

GUILHARDI, H. J et al (Orgs.). (2002). Sobre comportamento e cognição: Vol. 10. Contribuições para a construção da teoria do comportamento. Santo André: Esetec.

SKINNER, B. F. (2002) Questões recentes na análise comportamental. 3 ed. Campinas: Papirus.

SKINNER, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes.

SKINNER, B. F. (1982). Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix.

Material Digital

SOARES, P. G., ALMEIDA, J. H., & CANÇADO, C. R. X. (Orgs.) (2016). Experimentos Clássicos em análise do comportamento. Brasília: Instituto Walden4. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/311595175_Experimentos_Classicos_em_Analise_do_Comportamento >. Acesso em 03 fev 2023.

CARVALHO NETO, M. B. Análise do Comportamento: Behaviorismo Radical, Análise Experimental do Comportamento e Análise Aplicada Do Comportamento. Interação em Psicologia, 2002, 6(1), P. 13-18.
Disponível em:< https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3188/2551 >. Acesso em 3 fev. 2023

SKINNER, B. F.. Seleção por consequências. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 9, n. 1, p. 129-137, jun. 2007 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452007000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 fev. 2023.

TOMANARI, Gerson Yukio. Reforçamento condicionado. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 2, n. 1, p. 61-67, jun. 2000 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452000000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso 05 fev. 2023.

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 3M
Sala: 209