Anatomia e Fisiologia Humana
2024/2 - Turma 1200
Ementa
Competências
- Possibilitar ao aluno conhecer e compreender a anatomia e fisiologia dos órgãos, associando sintomas clínicos as afecções especificas de algumas doenças.
- Adquirir capacidade analítica e crítica sobre os assuntos abordados.
Objetivos
- GERAL: Compreender o funcionamento e a regulação dos principais sistemas corporais através da abordagem anatomofisiológica.
- ESPECÍFICO(S):- Caracterizar a fisiologia celular e dos órgãos e sistemas;
- Entender como os sistemas;
- Entender os mecanismos homeostáticos a partir da dinâmica anatomofisiológica;
nervoso e endócrino agem como os sistemas hierárquicos de regulação do organismo;
- Compreender o funcionamento e a regulação dos diferentes sistemas corporais.
Programa
1- Homeostasia e retroalimentação positiva e negativa.2- Transportes de membrana: passivo - difusão simples e facilitada; osmose, transporte ativo primário e secundário; Endocitose; Exocitose;3- Potenciais de membrana: de repouso, graduados e ação; períodos refratários, condução dos potenciais de ação;4- Soluções e solutos; compartimentos e líquidos do organismo; movimentação entre compartimentos.4- Soluções e solutos; compartimentos e líquidos do organismo; movimentação entre compartimentos.5- Sinapses e Neurotransmissores. Sistema Nervoso: organização geral, sistema somato-sensorial, funções do SNC, SN Autônomo e Somático. Junção Neuromuscular e contração muscular (fibras esqueléticas, cardíacas e lisas);6- Sistema Endócrino: Eixo Hipotálamo X Hipófise, estrutura química dos hormônios, funções das glândulas e seus hormônios, retroalimentação (positiva e negativa);7- Sistema Reprodutor: funções das gônadas. Espermatogênese. Ciclo menstrual/menarca à menopausa.8- Sistema Cardiovascular: função, Propriedades Funcionais do Músculo Cardíaco, Potencial de ação do músculo Cardíaco, ciclo cardíaco, controle neuroendócrino da pressão arterial, estresse; 9- Sistema Respiratório: ventilação, trocas gasosas, transporte dos gases e controle da respiração; 10- Sistema Digestório: fenômenos mecânicos e químicos da digestão, controle das secreções e motilidade gastrointestinal e reflexo de evacuação;11- Sistema Excretor: processos renais básicos, etapas e controle neuroendócrino da formação da urina e reflexo de micção.
Metodologia
As aulas serão teóricas com visitas ao laboratório de histologia e anatomia, no qual serão utilizados: data-show, quadro branco, peças anatômicas sintéticas e orgânicas. Teremos explicação teórica e abordagem prática na identificação anatômica do sistema nervoso e os circuitos neuronais, assim como metodologias ativas aplicadas a estratégias de ensino tais como Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem em Pequenos Grupos, Sala de aula Invertida, Estudo de casos clínicos das doenças mencionadas anteriormente. As metodologias utilizadas sempre buscam a participação ativa dos acadêmicos, interagindo com seus conhecimentos prévios adquiridos, expectativas quanto aos métodos ministrados e relacionando todos esses fatores com a prática clínica.
Teremos três web aulas, que são aulas interativas realizadas através do portal do web aluno que irão complementar a carga horária da disciplina. As duas primeiras web aulas equivalem a 8 horas aula cada e a terceira web aula equivale a 6 horas aula. As datas para realização de cada web aula está disponível no Calendário Acadêmico 2024/2. Estas atividades não serão avaliativas.
Obs: o planejamento das aulas pode sofrer alterações de acordo com o desenvolvimento de cada turma.
Avaliação
Os blocos de desenvolvimento 1 e 2 são compostos por duas Avaliações Avaliativas:
G1 - com valor de 10,0 pontos. Desses, 6,0 pontos será de avaliação individual (sem consulta), 2,0 pontos de avaliação prática e 2,0 pontos de portifólio.
G2 - com valor de 10,0 pontos. Desses 6,0 pontos será de avaliação individual (sem consulta), 2,0 pontos de avaliação prática e 2,0 pontos de portifólio.
Portifólio: o portifólio é um documento que o aluno irá construir ao longo do semestre, a cada aula, contendo todas as informações teóricas e práticas do assunto ministrado. Em cada aula, o aluno deverá construir seu portifólio fazendo anotações a respeito do funcionamento do sistema estudado e incluindo as imagens com as marcações anatômicas realizadas em aula. Essas imagens podem ser fotos das marcações anatômicas das peças sintéticas ou podem ser adquiridas da internet porém as marcações devem ser realizadas manualmente, isto é, o aluno poderá utilizar imagens da internet porém terá que fazer as marcações de forma manual.
O bloco de sistematização é composto pelo EF (Exame Final), caso o aluno não alcance a média 6,0 na G1 e G2. O EF é uma avaliação cumulativa, individual, sem consulta, com valor 10,0 pontos. As datas das avaliações serão seguidas conforme o calendário acadêmico, disponibilizado aos alunos no site da universidade.
Bibliografia
Básica
GUYTON, AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed. 2011.
STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. 5ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (Person)
JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Histologia básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
TORTORA G. J. E. GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: Fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Complementar
AIRES, M. F. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5ª ed. Rio de Janeiro: Manole, 2011.
DE ROBERTIS, Eduardo Miguel Francisco. Bases da biologia celular e molecular. 3. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2001.
GARDNER, E. GRAY D.J. O'RAHILLY, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 2000.
JUNQUEIRA, L. C. U. CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2005.