Anatomia e Fisiologia Humana

2024/2 - Turma 1903

Ementa

Competências

- Possibilitar ao aluno conhecer e compreender a anatomia e fisiologia dos órgãos, associando sintomas clínicos as afecções especificas de algumas doenças.
- Adquirir capacidade analítica e crítica sobre os assuntos abordados.

Objetivos

- GERAL: Compreender o funcionamento e a regulação dos principais sistemas corporais através da abordagem anatomofisiológica.
- ESPECÍFICO(S):- Caracterizar a fisiologia celular e dos órgãos e sistemas;
    - Entender como os sistemas;
    - Entender os mecanismos homeostáticos a partir da dinâmica anatomofisiológica;
      nervoso e endócrino agem como os sistemas hierárquicos de regulação do organismo;
    - Compreender o funcionamento e a regulação dos diferentes sistemas corporais.

Programa

1- Homeostasia e retroalimentação positiva e negativa.2- Transportes de membrana: passivo - difusão simples e facilitada; osmose, transporte ativo primário e secundário; Endocitose; Exocitose;3- Potenciais de membrana: de repouso, graduados e ação; períodos refratários, condução dos potenciais de ação;4- Soluções e solutos; compartimentos e líquidos do organismo; movimentação entre compartimentos.4- Soluções e solutos; compartimentos e líquidos do organismo; movimentação entre compartimentos.5- Sinapses e Neurotransmissores. Sistema Nervoso: organização geral, sistema somato-sensorial, funções do SNC, SN Autônomo e Somático. Junção Neuromuscular e contração muscular (fibras esqueléticas, cardíacas e lisas);6- Sistema Endócrino: Eixo Hipotálamo / Hipófise, estrutura química dos hormônios, funções das glândulas e seus hormônios, retroalimentação (positiva e negativa);7- Sistema Reprodutor: funções das gônadas. Espermatogênese. Ciclo menstrual/menarca à menopausa.8- Sistema Cardiovascular: função, Propriedades Funcionais do Músculo Cardíaco, Potencial de ação do músculo Cardíaco, ciclo cardíaco, controle neuroendócrino da pressão arterial, estresse; 9- Sistema Respiratório: ventilação, trocas gasosas, transporte dos gases e controle da respiração; 10- Sistema Digestório: fenômenos mecânicos e químicos da digestão, controle das secreções e motilidade gastrointestinal e reflexo de evacuação;11- Sistema Excretor: processos renais básicos, etapas e controle neuroendócrino da formação da urina e reflexo de micção.

Metodologia

A presente disciplina visa a compressão pelo acadêmico das patologias de ordem ortopédicas ou traumatológicas. As aulas teóricas serão ministradas através de exposição do conteúdo de forma  presencial utilizando, data-show ou quadro branco, sempre buscando a participação ativa dos acadêmicos, interagindo com seus conhecimentos prévios adquiridos nos períodos anteriores , expectativas quanto aos métodos ministrados e relacionando todos esses fatores com a prática clínica. As aulas práticas serão ministradas através de demonstrações da semiologia e testes especiais, relacionando com conteúdo teórico e proporcionando ao acadêmico vivenciar e manusear entre eles para uma boa aplicação dos mesmos na pratica clinica. Web Aula: utilização de um sistema web para a apresentação de questões que devem ser respondidas no prazo estipulado pelo calendário acadêmico. Estas atividades terão valor de presença ao aluno e não nota.

Avaliação

Os blocos de desenvolvimento 1 e 2 são compostos por duas Avaliações Avaliativas: G1 -com valor 10,0 pontos, sendo 8,0 de avaliação individual, sem consulta e 2,0 de atividades em sala de aula ou seminários; G2 - com valor 10,0 pontos, sendo 8,0 de avaliação individual, cumulativa, sem consulta e 2,0 de atividades em sala de aula ou seminários. O bloco de sistematização é composto pela EF (exame final), caso o aluno não alcance a média 6,0 na G1 e G2, sendo uma avaliação cumulativa, individual, sem consulta, comvalor10,0 pontos. A data das avaliações serão seguidas conforme o calendário acadêmico, disponibilizado aos alunos no site da universidade.

Bibliografia

Básica

GUYTON, AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed. 2011.
STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. 5ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (Person)
JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Histologia básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
TORTORA G. J. E. GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: Fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Complementar

AIRES, M. F. Miosiolgia. Rio ed JaneSILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5ª ed. Rio de Janeiro: Manole, 2011.
DE ROBERTIS, Eduardo Miguel Francisco. Bases da biologia celular e molecular. 3. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2001.
GARDNER, E. GRAY D.J. O'RAHILLY, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 2000.
JUNQUEIRA, L. C. U. CARNEIRO, J.  Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2005.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 320