Anatomia Veterinária I
2024/2 - Turma 1301
Ementa
Estudo da anatomia dos animais domésticos relacionados aos sistemas músculo esquelético e circulatório.
Competências
Identificar, localizar e descrever estruturas anatômicas normais do sistema musculoesquelético e circulatório correlacionando com as suas funções como parâmetro para a identificação de alterações morfológicas nas doenças de interesse na saúde animal, pública e ambiental, respeitando sempre os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
Objetivos
Conhecer, identificar e descrever as estruturas anatômicas normais dos sistemas musculoesquelético e circulatório do organismo animal.
Idênticas as características da anatomia animal comparada; dominar e descrever as estruturas anatômicas dos sistemas músculo esquelético e circulatório.
Programa
1- Introdução a anatomia e osteologia.
2- Esqueleto axial: ossos da cabeça.
3- Esqueleto axial (continuação): ossos da coluna vertebral, costelas e esterno.
4- Esqueleto apendicular: ossos do membro torácico.
5- Esqueleto apendicular (continuação): ossos do membro pélvico.
6- Introdução as sindesmologia: articulações do esqueleto axial (cabeça, coluna vertebral e esterno).
7- Articulações do esqueleto apendicular (membro torácico e membro pélvico).
8- Introdução a miologia.
9- Introdução a angiologia.
10- Músculos da cabeça e pescoço.
11- Músculos do membro torácico, abdominais e pélvicos.
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição, dinâmicas de grupo, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, maquetes, aulas práticas com peças anatômicas.
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico metodológico com de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efe1vo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a para da interação
professora-aluno; reflexões sobre os elementos que integram a defesa sanitária animal
e a saúde pública; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio;
realização de exercícios de forma continua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online
serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como
textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da
Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2.
Avaliação
A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “Anatomia 1”, correspondente à categoria “Teórico pratica”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).
A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.
Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.
OBS.: As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizara prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 48h úteis, após a aplicação da avaliação.
Em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.
Bibliografia
Básica
GETTY, R. Sisson/Grossman: Anatomia veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.2 v.
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POPESKO, P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. São Paulo: Manole, 2012.
Complementar
ASHDOWN, R. R.; DONE, S. H. Atlas colorido de anatomia veterinária dos ruminantes. 2.ed. Rio de Janeiro: Manole, 2011.
DONE, S. H et al. Atlas colorido de anatomia do cão e gato. 2. ed. Rio de Janeiro: Mosby, 2010.
DYCE, K. M.; SACK, W. O.; WENSING, C. J. G. Tratado de anatomia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
FRANDSON, R. D.; WILKE, W. L.; FAILS, A. D. Anatomia e fisiologia dos animais de fazenda. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
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Material Digital
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König, Horst Erich. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido [recurso eletrônico] / Horst Erich König, Hans-Georg Liebich; tradução: Régis Pizzato, Luciana Silveira Flôres, Jurema Salerno Depedrini; revisão técnica: Luciana Silveira Flôres. – 7. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2021. E-pub.
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Fails, Anna Dee Frandson: anatomia e fisiologia dos animais de produção / Anna Dee Fails, Christianne Magee ; tradução Maria de Fátima Azevedo, Renata Scavone de Oliveira. - 8. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.
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Reece, William O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos / William O. Reece, Eric W. Rowe ; tradução José Jurandir Fagliari, Fabiana Buassaly Leistner. - 5. ed. - Rio de Janeiro : Roca, 2020.
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Manual Merck de veterinária / [editor Cynthia M. Khan; editor associado Scott line]; [tradução José Jurandir … [et al.]. - 10. ed. - São Paulo : Roca, 2013.
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disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023