Anatomia Veterinária II
2024/2 - Turma 1303
Ementa
Estudo da anatomia dos animais domésticos, abordando as estruturas e particularidades observadas nos sistemas respiratório, reprodutor, urinário, endócrino, digestório, nervoso, cavidades corpóreas e órgãos do sentido (audição e visão).
Competências
Capacidade de nomear, descrever e caracterizar os sistemas respiratórios, digestório, geniturinário, sistema nervoso, órgãos do sentido que constituem o corpo dos animais domésticos.
Objetivos
Geral:
Conhecer, identificar e descrever as estruturas anatômicas normais dos órgãos de diferentes sistemas do organismo animal.
Específico:
Identificar as características da anatomia animal comparada.
Nomear e descrever as estruturas anatômicas.
Dominar a terminologia anatômica.
Programa
1. Introdução sobre anatomia
2. Cavidade torácica, abdominal e pélvica
3. Sistema Respiratório Introdução.
Cavidade nasal, Faringe, Laringe, Traqueia, Pulmões Brônquios.
4. Sistema Digestório
Boca Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino delgado Intestino grosso Glândulas anexas.
5. Genital Masculino
Introdução Testículo, Envoltórios testiculares, Escroto, Ducto deferente, Glândulas anexas, Pênis.
6. Genital feminino
Introdução, Ovários, Útero, Tuba uterina Ligamentos Genitália externa
7. Urinário Rins, Ureteres, Bexiga, Uretra.
8. Órgãos da audição Equilíbrio (vestíbulo-coclear), Orelha externa Orelha média Orelha interna, Mecanismo da audição.
9. Órgãos da visão Órbita Bulbo ocular, Músculos extrínsecos do bulbo ocular, Pálpebras, Túnica conjuntiva, Aparelho lacrimal, Mecanismo da visão
10. Endócrino Hipófise, Glândula pineal, Glândula tiroide, Glândulas paratireoides, Glândulas adrenais.
11. Sistema Neural Central, Encéfalo, Tronco encefálico, Cerebelo, Meninges, Líquor, Vascularização do encéfalo, Medula espinhal, Autônomo Nervos espinhais, Nervos cranianos, Gânglios, Terminações nervosas, Periférico Componentes e divisões Anatomia do simpático, Anatomia do parassimpático.
12. Anatomia das aves, Sistema locomotor, Sistema tegumentar, Sistema cardiovascular, Sistema respiratório, Sistema digestório, Sistema urogenital Ovo e componentes estruturais.
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição, dinâmicas de grupo, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, maquetes, aulas práticas com peças anatômicas.
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico metodológico com de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efe1vo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a para da interação
professora-aluno; reflexões sobre os elementos que integram a defesa sanitária animal
e a saúde pública; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio;
realização de exercícios de forma continua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online
serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como
textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da
Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2.
Avaliação
A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “Anatomia 1”, correspondente à categoria “Teórico pratica”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).
A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.
Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.
OBS.: As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizara prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 48h, após a aplicação da avaliação.
Em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.
Bibliografia
Básica
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Complementar
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Material Digital
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Reece, William O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos / William O. Reece, Eric W. Rowe ; tradução José Jurandir Fagliari, Fabiana Buassaly Leistner. - 5. ed. - Rio de Janeiro : Roca, 2020.
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Manual Merck de veterinária / [editor Cynthia M. Khan; editor associado Scott line]; [tradução José Jurandir … [et al.]. - 10. ed. - São Paulo : Roca, 2013.
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