Anestesiologia Veterinária

2024/1 - Turma 1304

Ementa

Estudo dos princípios básicos da anestesiologia e intensivismo com desenvolvimento prático de habilidades anestésicas assim como na avaliação e monitoração anestésica do paciente.

Competências

Ao final da disciplina, o estudante deve ser capaz de compreender os princípios básicos da anestesia e analgesia veterinária, identificar os fármacos utilizados e suas aplicações, conhecer a fisiologia e fisiopatologia dos sistemas orgânicos relevantes, dominar as técnicas de anestesia em diferentes espécies, saber como monitorar e lidar com emergências anestésicas, e estar ciente das considerações de segurança em procedimentos especiais.

Objetivos

Geral:
Proporcionar ao estudante de medicina veterinária conhecimentos teóricos e práticos sobre os fundamentos da anestesiologia veterinária, possibilitando a realização de procedimentos anestésicos com segurança e eficácia em diversas espécies animais.

Especificos:
- Compreender os conceitos fundamentais da anestesiologia e suas aplicações na prática clínica veterinária.
- Identificar e descrever os riscos anestésicos
- Conhecer e operar adequadamente o equipamento anestésico, garantindo sua funcionalidade e segurança durante o procedimento.
- Realizar o monitoramento adequado dos pacientes anestesiados, interpretando os dados e tomando ações apropriadas em situações de emergência.
- Conhecer a farmacologia dos agentes anestésicos e analgésicos, selecionando os fármacos adequados para cada situação clínica.
- Ser capaz de desenvolver técnicas de anestesia local e geral para diferentes espécies animais, considerando suas particularidades fisiológicas.
- Promover reflexão sobre a ética e os aspectos morais envolvidos na anestesiologia veterinária, considerando o bem-estar dos pacientes e a responsabilidade profissional.

Programa

Introdução a anestesiologia
Avaliação e Preparo Pré-Anestésico
Consentimento livre e esclarecido
Sistemas de Administração de Anestesia Inalatória
Equipamento
Monitorização
Parada Cardíaca e Reanimação
Choque
Medicações de emergência
Equilíbrio Hidroeletrolítico e Acidobásico
Reposição Volêmica e Transfusão
Hemostasia e Anticoagulação
Sistema Nervoso Central e Autônomo
Transmissão e Bloqueio neuromuscular
Fisiologia e Farmacologia do Sistema Cardiocirculatório
Fisiologia e Farmacologia do Sistema Respiratório
Farmacologia dos Anestésicos parenterais
Farmacologia dos Anestésicos Inalatórios
Farmacologia dos Anestésicos Locais
Complicações da Anestesia
Recuperação Pós-Anestésica
Dor Aguda e Inflamação
Dor Crônica
Anestesia Inalatória
Anestesia Venosa
Bloqueios Periféricos
Anestesia Ambulatorial
Anestesia para Procedimentos fora do Centro Cirúrgico
Tópicos especiais em anestesia
Suporte Ventilatório

Metodologia

A metodologia de ensino será baseada em aulas teóricas expositivas para apresentação dos conteúdos, estudos de casos clínicos para análise e resolução de situações reais, discussões em grupo, simulações práticas e demonstrações de procedimentos anestésicos. Serão incentivadas atividades ativas de aprendizagem, como resolução de problemas em equipe, debates e estudos dirigidos. O ambiente clínico e laboratorial será utilizado para a aplicação prática dos conhecimentos, com o objetivo de preparar os alunos para situações reais de atendimento de atendimentos.

Avaliação

O componente curricular “Anestesiologia Veterinária", correspondente à categoria “Teórico-prática em pacientes”, segue o sistema a seguir: Serão desenvolvidas ao longo do semestre duas avaliações (G1 e G2), que visam o acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período (semestre).

A G1 valerá 10 pontos, sendo 1,5 pontos obtidos por meio de atividades (seminários, pesquisa, estudos de casos.... etc.) podendo ser em grupo ou não, 1,5 pontos obtidos com a entrega e correção de parte do trabalho final (essa parte deve conter ao menos a ficha anestesica e o relato de caso) , e 7 pontos através de uma avaliação individual sem consulta, sendo esta última realizada nas datas previstas pelo calendário acadêmico.

A G2 valerá 10 pontos, sendo 1 pontos obtidos por meio de relatório das aulas práticas , 3 pontos obtidos com a entrega e correção de parte do trabalho final , e 6 pontos através de uma avaliação individual sem consulta, sendo esta última realizada nas datas previstas pelo calendário acadêmico.

A G1 valerá 10 pontos, sendo 3 pontos obtidos por meio de atividades (seminários, pesquisa, estudos de casos.... etc.) podendo ser em grupo ou não, e 7 pontos através de uma avaliação individual sem consulta, sendo esta última realizada nas datas previstas pelo calendário acadêmico.

A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados das avaliações, será através da média ponderada entre a G1 e G2, representada pela seguinte equação {[G1 + (G2x2)]/3} e totalizará 10 (dez) pontos, para obter aprovação o aluno deverá alcançar no mínimo 6 (seis) pontos.

De acordo com o Calendário Institucional, será realizado o Exame Final (EF) de caráter individual sem consulta, que terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos, a partir da média ponderada entre a Pontuação Semestral (PS) e o Exame Final, representada pela seguinte equação {[PS + (EFx2)] /3}, para aprovação o aluno deverá obter no mínimo, 6 (seis) pontos.

Podem participar do Evaliação Final (EF) todos os acadêmicos com frequência mínima legal (75%).

A frequência superior a 75% nas aulas é um pré-requisito para a aprovação do discente.

Bibliografia

Básica

TRANQUILLI, W.J.; THURMON, J.C.; GRIMM, K.A. Lumb & Jones Anestesiologia e Analgesia Veterinária. 5.ed. São Paulo: Roca, 2017. 1056p.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527731775/cfi /6/2!/4/2/2@0:0. Acesso em: 09 fev. 2023.
CARROL, G.L. Anestesia e analgesia de pequenos animais. Tradução por Cid Figueiredo. Barueri: Manole, 2012. E-book. Disponível em:https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Anestesia%2520e%2520Analgesia%2520de%2520Pequenos%2520Animais.&searchpage=1&fi ltro=todos&from=busca&page=-13&sectioAcesso em: 8 fev. 2019.
LUNA, S. P. L.; CARREGARO, A.B. Anestesia e analgesia em equídeos, ruminantes e suínos. São Paulo: MedVet Livros, 2018.

Complementar

FANTONI, D.T. CORTOPASSI, S.R.G. Anestesia em cães e gatos. São Paulo: Editora Roca Ltda, 2016.
BARROS, C. B.; DI STASI, L. C. Farmacologia veterinária. São Paulo: Manole, 2013.
MACINTIRE, D. K. et al. Emergência e cuidados intensivos em pequenos animais. Barueri: Manole, 2007. E-book. Disponível em:https://bv4.digitalpages.com.br/?term=%2520Emerg%25C3%25AAncia%2520e%2520Cuidados%2520Intensivos%2520em%2520Pequenos%2520Animais&searchpage=1&fi ltro=Acesso em: 13 fev. 2019.
OTERO, P.E.; PORTELA, D. Manual de anestesia regional em animais de estimação: anatomia para bloqueios guiados por ultrassonografi a eneuroestimulação. São Paulo: MedVet, 2018.
MASSONE, F. Anestesiologia veterinária – Farmacologia e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2017. 488 p.https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527734882/cfi /6/26!/4/2/4@0:0. Acesso em: 9 fev. 2023.

Material Digital

ALEIXO, G. A. S. et al. Tratamento da dor em pequenos animais: fi siopatologia e reconhecimento da dor (revisão de literatura: parte I).Medicina Veterinária (UFRPE), Recife, v.10, n.1-4, p.19-24, 2016.
GRUBB, T. et al. 2020 AAHA Anesthesia and Monitoring Guidelines for Dogs and Cats. J Am Anim Hosp Assoc, v. 56, n. 2, p. 1–24, 2020.
DAVIS, H. et al. 2013 AAHA/AAFP Fluid Therapy Guidelines for Dogs and Cats. J Am Anim Hosp Assoc, v. 49, p. 149–159, 2013.

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 3M
Sala: 211