Arquitetura Brasileira

2024/2 - Turma 1011

Ementa

Panorama descritivo-analítico da arquitetura brasileira, desde antes do descobrimento até a contemporaneidade, incluindo a arquitetura colonial portuguesa, maneirismo, barroco, rococó, ecletismo, historicismos, modernismo e pós-modernismo, com abordagem da forma, estrutura, materiais e técnicas construtivas.

Competências

Compreender os aspectos arquitetônicos, urbanísticos e artísticos no território brasileiro, desde antes do descobrimento até o pós-modernismo, levando em consideração a necessária compreensão de aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes ao tema. Propor uma reflexão crítica acerca da teoria e história da arquitetura, urbanismo e paisagismo no Brasil.

Objetivos

GERAL: Estudar os aspectos históricos sobre o processo arquitetural ocorrido no território brasileiro para formação do repertório e pensamento crítico indispensável ao exercício da profissão do arquiteto e urbanista.

ESPECÍFICO(S):
- Identificar os valores formadores da cultura arquitetônica pré-descobrimento, originária das civilizações indígenas que povoaram a região e os valores culturais que contribuíram para a formação da arquitetura e do urbanismo lusitanos e ibéricos, responsáveis pela arquitetura do período colonial no território brasileiro. - Examinar as transformações do espaço habitado na transição do período colonial para o Império, a partir da emancipação política do País.
- Observar as transformações que prosseguem ao longo do século XIX, com a difusão crescente da arquitetura europeia e emergência do ecletismo em paralelo ao processo de industrialização; eventos estes que coincidem com a transição da monarquia para a república, no final do século XIX.
- Analisar o momento da República Velha (1889-1930) e suas interfaces com a produção da arquitetura e do planejamento de novas cidades e transformações urbanas e o contexto da Segunda República (pós-1930) com suas consequentes manifestações no campo da arquitetura e do urbanismo.
- Refletir sobre o processo de transformação da arquitetura produzida no Brasil, face às influências geradoras do pensamento e da crítica na arquitetura contemporânea e suas interfaces com a produção do espaço habitado ao nível internacional local.

Programa

1- Arquitetura Indígena e da Defesa
2- Arquitetura Rural e Casas de Câmara e Cadeia
3- Arquitetura das Ordens Religiosas
4- Arquitetura das Irmandades Religiosas
5- Arquitetura Civil das Cidades Coloniais
6- Neoclassicismo e Ecletismo
7- Arquitetura do Ferro e Neocolonial
8- Arquitetura moderna (Escola Carioca)
9- Arquitetura moderna (Brutalismo Paulista)
10- Arquitetura Pós-Moderna
11- Arquitetura Contemporânea

Metodologia

Conteúdos ministrados de maneira expositiva, com leituras de textos e imagens para análise, discussão e debate. Leitura de imagens e contextualização histórica dos diferentes períodos abordados.. Abordagem dos conteúdos de forma cronológica e estilística com pesquisa bibliográfica e apresentação de seminários e trabalhos teóricos e práticos. Conteúdos disponibilizados em meio digital, imagens impressas, vídeos, filmes, documentários e textos para leituras.

Avaliação

G1: Prova teórica valendo 10 pontos
G2: Prova teórica valendo 10 pontos
Média Parcial (MP): G1 + (G2x2) / 3
Sobre o Exame Final:
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre
Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma:
MF =MP + (EFx2)/ 3.

Média Final (MF) necessária para aprovação : 6.0

Bibliografia

Básica

1. BRUAND, Y. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2002. Disponível na biblioteca
2. REIS FILHO, Nestor G. Quadro da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1997
3. WEIMER,G. Arquitetura Popular Brasileira. Porto Alegre: Ed.Universidade/UFRGS,1992.

Complementar

1. SEGAWA, Hugo . Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998.
2. MINDLIN, Henrique E. Arquitetura Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999
3. SMITH, R. C. e REIS FILHO, Nestor Goulart. Robert Smith e o Brasil: Arquitetura e Urbanismo. Coleção Obras de Referência - Vol. 4. 2012 - 1ª Edição.Brasília,DF: Iphan, 2012.
4. UNESCO. Arquitetura na Formação do Brasil, 2ª edição. BICCA, Briane Elizabeth Panitz; BICCA, Paulo Renato Silveira (orgs.). Brasília: Unesco, IPHAN/Programa Monumenta, 2008.
5. VASCONCELOS, Silvio. Arquitetura no Brasil: Sistemas Construtivos. Belo Horizonte: EDUFMG / IPHAN, 1983.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Arquitetura e Urbanismo
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: