Planejamento Urbano e Regional II

2024/1 - Turma 1015

Ementa

A disciplina apresenta conhecimento conceitual e aplicação prática de Planejamento Urbano e Regional no processo de ordenação do espaço construído, com aplicação da metodologia de apreensão do espaço urbano para proposição de planejamentos municipais (planos habitacionais, de mobilidade, planos diretores, entre outros). Como eixo de diretrizes conceituais apresenta estudos pautados pelo Estatuto da Cidade (lei federal 10.257/2001) e Estatuto da Metrópole (lei federal 13.089/2015) através dos seus instrumentos, tais como os estudos de impacto ambiental (EIA-RIMA) e de vizinhança (EIV). Compreende as diferentes escalas do planejamento urbano nos contextos regional (conjunto de municípios afins), municipal (fração urbana e fração rural) e local (bairro, quarteirão, rua, lote e vizinhança).

Competências

Inserir o aluno no contexto da produção do espaço territorial em escala urbana e regional, através de uma análise perceptiva metodológica de determinado sítio que pertença à comunidade local. Desenvolver metodologia aplicada ao conhecimento e análise do espaço urbano e regional buscando resultados para possíveis problemas nos municípios em estudo.

Objetivos

Capacitar o aluno para atendimento de demandas urbanas, sociais, culturais e ambientais na área de Planejamento urbano e regional, em diferentes escalas, deixando como legado às comunidades envolvidas relatórios com os resultados das análises e diagnósticos locais; Exercitar a investigação do espaço urbano através de análises funcionais e configuracionais, buscando respostas para o funcionamento da cidade e os seus potenciais impactos no dia-a-dia da população; Desenvolver proposições e regras gerais de uso e ocupação do solo urbano como alternativas para a minimização de conflitos decorrentes da livre iniciativa dos agentes envolvidos no processo de produção e apropriação da cidade. Promover painéis de idéias junto às comunidades locais e demais envolvidos retroalimentando reflexões acerca dos temas do planejamento urbano e regional; Fortalecer a participação das comunidades locais no processo de planejamento territorial através das instâncias de participação estabelecidas por lei, tais como os conselhos municipais, conselho do Plano Diretor, entre outros; Instrumentalizar o aluno para a aplicação de legislação urbanística através de análise espacial, social, econômica, ambiental, mobilidade, uso do solo, meio ambiente e gestão urbana de determinado sítio urbano e regional.

Programa

Planejamento e desenvolvimento urbano e regional
Produção do Espaço Regional
Instrumentos de análise, avaliação e aferição do espaço urbano e regional
Apreensão do espaço urbano e regional pelo Plano Diretor
Legislação Urbanística
Instrumentos de planejamento urbano
Plano Diretor Urbano e Ambiental
Estudos configuracionais urbanos
Mapeamentos digitais
Participação social no processo de planejamento

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. O docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, serão desenvolvidas aulas expositivas, exercícios individuais e coletivos, trabalhos de atelier, leitura de textos e discussão em seminários. Haverá manuseio de softwares específicos e correlatos aos temas estudados. Ocorrerão saídas a campo para que os alunos tomem contato com o objeto de estudo. A disciplina distribuirá a sua carga horária da seguinte forma: 25% de embasamento teórico através de aulas expositivas em que o professor explanará os conteúdos principais do projeto de urbanismo, e 75% de atividades práticas alternando saídas de campo, levantamentos in-loco para elaboração de diagnósticos, assessoramentos do trabalho, entre outros.
Por se tratar de período de pandemia por conta do Covid-19, boa parte das atividades serão realizadas de maneira remota, buscando a participação constante dos alunos, por meio de interação e aplicação de metodologias ativas de ensino. Durante o ano de 2021 esta disciplina será realizada através do processo remoto de aprendizagem com base nos conceitos estabelecidos no Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020, e Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020. (Resolução ConsUn nº 5, de 20 de maio de 2020, nova redação atualizada em 02 de julho de 2020).

Avaliação

Conforme deliberado na ATA 01 de 2024 do NDE (Núcleo Docente Estruturante), as disciplinas teórico práticas serão avaliadas da seguinte forma:
G1:
Prova teórica valendo 3.0 pontos
Etapa 1 do trabalho valendo 7.0 pontos
Totalizando 10 pontos

G2:
Prova teórica valendo 3.0 pontos
Etapa final do trabalho valendo 7.0 pontos
Totalizando 10 pontos

Média Parcial (MP): G1 + (G2x2) / 3

Média Final (MF) necessária para aprovação : 6.0

Esta disciplina não tem Exame Final (EF)

Bibliografia

Básica

CHOAY, Françoise. O Urbanismo: utopias e realidades. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2003.
DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento. São Paulo, PINI, 1990.
LYNCH, K. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997

Complementar

ACIOLY, Cláudio. Densidade urbana: um instrumento de planejamento e gestão urbana. 2.ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. 92 p., il.
FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável: desenho urbano com a natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013.
LAMAS, J.M. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa, Fundação Galouste Gulbenkian, 1993.
ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Ed. UNB, 2007.
Brasil.Infra-estrutura e integração regional. 2000.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Arquitetura e Urbanismo
Período: 8
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: 806