Atividade Física e Saúde
2024/2 - Turma 0902
Ementa
Competências
- Conhecer o cenário nacional e mundial do processo saúde-doença e o papel da atividade física
- Saber desenvolver programas para prevenir doenças e promover a saúde no ambiente escolar;
- Ser capaz de prescrever exercícios para a promoção e prevenção de saúde
Objetivos
Proporcionar ao acadêmico a oportunidade de ser protagonista do seu conhecimento, capacitando-o a observar, avaliar e diagnosticar o estado de saúde da população, através de avaliações físicas propostas dentro da necessidade da população a ser atendida.
Aplicar os conhecimentos teóricos na prática.
Promover a saúde da comunidade.
Avaliar o estado de saúde da população.
Discutir os conceitos de saúde, doença, atividade física, exercício físico, e sedentarismo.
Reconhecer indicadores de saúde e sua relação com o exercício físico.
Elaborar relatórios sobre o estilo de vida da comunidade e situações de saúde.
Analisar e julgar as diversas prescrições de exercícios propostos pela literatura, identificando as mais adequadas para cada patologia.
Diagnosticar por meio de levantamento de dados a situação de saúde pública relacionado ao estilo de vida e propor possíveis soluções.
Programa
Conceituação de saúde, doença, atividade física, exercício físico, estilo de vida e qualidade de vida.
Processo saúde-doença, níveis de atenção à saúde e indicadores de saúde
Intervenção Profissional: Conduta geral e procedimentos técnicos - Anamnese: histórico do indivíduo, caracterização do problema.
Estratificação de Risco para a saúde e para a prática de exercícios físicos.
Interpretar e apresentar informações relacionadas a atividade física e condições de saúde.
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, mapas conceituais, diário de aula, dentre outras.
Avaliação
A ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
O componente curricular “Atividade Física e saúde” correspondente à categoria “Disciplinas de Curricularização” segue o sistema a seguir:
G1+(G2x2)/3.
G1é dividida em 4,0 pontos de avaliação individual e 6,0 pontos de trabalhos realizados em sala de aula e em campo.
G2 é dividida em 4,0 pontos de avaliação individual e 6,0 pontos de trabalhos realizados em sala de aula e em campo.
Para obter aprovação o(a) acadêmico(a) precisa atingir no mínimo 6,0 pontos de média final.
Obs.: Essa disciplina não possui exame final portanto, se o(a) acadêmico(a) obter nota inferior a 6,0 pontos de média final estará reprovado.
Bibliografia
Básica
POLLOCK, M.L.; WILMORE, J.H. Exercícios na Saúde e na Doença: Avaliação e Prescrição para Prevenção e Reabilitação. 2ª e. 1993.
MCARDLLE, W. D. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4 ª ed. 1998.
BOUCHARD, CLAUDE. Atividade Física e Obesidade. Barueri. Manole, 2003. 5ª ed. BEEVERS. D. GARETH. Hipertensão na Prática. 3ªed. 2000.
Complementar
BOUCHARD, C. Atividade Física e Obesidade. 5ª ed. Barueri: Manole, 2003. (Biblioteca Virtual)
JÚNIOR, A. H. L; LANCHA, L. O. P. Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: Normas e Diretrizes. Barueri. Manole. 2016 (Biblioteca Virtual)
ANTUNES, Mateus D. Esporte e atividade física no contexto da saúde coletiva . [Digite o Local da Editora]: Editora Saraiva, 2021. (Biblioteca Virtual)
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física . Grupo A, 2012. (Biblioteca Virtual)
MESQUITA, Rosa M.; MESQUITA, Maria E. Exercício Físico e Depressão - Aspectos Teóricos e Terapêutico. Editora Medbook 1ª ed. 2021.