Atletismo

2024/1 - Turma 3500

Ementa

Competências

Desenvolvimento das seguintes competências:
- Dominar conhecimentos teóricos sobre os fundamentos fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e metodológicos da prática das principais provas de atletismo.
- Demonstrar conhecimentos práticos sobre os sistemas e técnicas de ensino e treinamento das modalidades de atletismo no contexto escolar.
- Produzir estratégias sobre como auxiliar os alunos a identificar e adequar as suas principais dificuldades, aspirações, problemas, interesses e necessidades as possibilidades do ensino do atletismo no contexto escolar de forma eticamente adequada.

Objetivos

- Promover vivências relacionadas aos fundamentos básicos das diferentes provas de atletismo;
- Identificar as características biomecânicas e fisiológicas das diferentes provas de atletismo;
- Utilizar o atletismo como instrumento de desenvolvimento psicomotor no contexto escolar;
- Ensinar técnicas e estratégias fundamentais de atletismo;
- Elaborar programas de treinamento do atletismo esporte-rendimento e esporte-escolar.

Programa

Histórico e evolução do Atletismo;
- Tendências pedagógicas da educação física aplicadas ao atletismo;
- As provas oficiais do atletismo;
- Corridas de velocidade, meio fundo e fundo;
- Saltos: em distância, Triplo e em altura e com vara;
- Arremesso do peso e martelo;
- Lançamentos do dardo e disco;
- Qualidades físicas e psicológicas de cada prova;
- Regras Gerais;
- Mini-atletismo;
- Planejamento e organização de torneios de atletismo adaptados ao contexto escolar;
- Criação e utilização de materiais alternativos.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming).

Avaliação

A avaliação será realizada, tanto para o Grau I (G I) como para o Grau II (G II) por meio do resultado de dois instrumentos:

a. Verificação Escrita b. Trabalho

Verificação Escrita: Valor para o Grau I e para o Grau II: (6.0)

Datas: para as verificações escritas de GI e GII são as datas que estão no calendário acadêmico.

Estrutura: a verificação escrita será composta por questões objetivas e descritivas (podendo ser somente objetivas ou somente subjetivas), as quais poderão apresentar-se de forma proporcional OU não.

As questões da verificação escrita para o Grau I corresponderão aos conteúdos estudados durante o Iº Bimestre Letivo. As questões da verificação escrita para o Grau II corresponderão aos conteúdos estudados durante todo o SEMESTRE Letivo, portanto serão CUMULATIVAS.

Trabalhos para Grau I e Grau II: serão desenvolvidos trabalhos que ao final do bimestre completarão o valor de 4,0 pontos. Estes trabalhos incluirão resoluções de problemas associados a vivência de todos os componentes do grupo e/ou individual. O aluno que faltar no dia acertado para a realização do trabalho ficará sem nota.

O cálculo da MP (Média Parcial) encontra-se a seguir: MP = [GI + (G2 . 2)] / 3

Obtendo a MP acima de 6,0 e 75% de frequência, considera-se o acadêmico APROVADO.

Caso NÃO SEJA APROVADO o acadêmico irá realizar o EF (Exame Final), tendo obtido 75% de frequência.

A MF (Média Final) será realizada por meio da seguinte fórmula: MF = [MP + (EF x 2)] / 3

**** O aluno estará aprovado se atingir a média mínima de 6,0.

**** Para a aprovação na disciplina o acadêmico deverá ter frequência mínima de 75% de freqüência.

Observações importantes:

* É expressamente proibido o uso de celular em sala de aula; * Referencias bibliográfica em língua estrangeira poderão ser utilizadas no decorrer do semestre fazendo parte das atividades da disciplina. * A formatação dos trabalhos e relatórios solicitados deverão respeitar as normas exigidas pelo professor fazendo parte da avaliação do aluno na disciplina. * Erros de português que dificultem o entendimento das respostas e uso de linguagem coloquial que se repitam sucessivamente e/ou comprometem a qualidade do texto serão descontados na menção da respectiva avaliação. * Atestados médicos inferiores a 15 dias não abonam faltas do aluno e, portanto, o professor não será obrigado a aceitá-los. * Atestados médicos iguais ou superiores a 15 dias deverão ser apresentados na Secretaria do Aluno até o 1º dia de abrangência do mesmo. * Eventuais faltas do professor poderão ser compensadas com aulas aos sábados ou em horários previamente acordados com a turma, assim como através de atividades que não envolvam aulas formais. Possíveis aulas complementares serão necessárias para adequar a carga horária do curso. Estas aulas serão ministradas em horário contrário ao da disciplina, sendo previamente combinadas com a turma.

Bibliografia

Básica

Matthiesen, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005.
Matthiesen, Sara Quenzer. Educação Física no ensino superior: Atletismo teoria e pratica. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 2010.
Confederação brasileira de atletismo Regras oficiais de Atletismo : 2004-2005
Coiceiro, Geovana Alves. 1000 exercícios e jogos para o atletismo. Rio de Janeiro: sprint, 2005.

Complementar

Fernandes, José Luís Atletismo : os saltos : técnicas, iniciação, treinamento. 2. ed. rev. e ampl. 1984
Fernandes, José Luís .Atletismo : corridas 1979
Fernandes, José Luís Atletismo : arremessos .2. ed., 2. reimpr. 1978

Material Digital

Confederação Brasileira de Atletismo - http://www.cbat.org.br/novo/
Federação Internacional de Atletismo - https://www.iaaf.org/home

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: Ginásio -