AULAS COLETIVAS EM ACADEMIA E PERSONAL TRAINER

2024/1 - Turma 3501

Ementa

Competências

O acadêmico deverá ser capaz de aplicar intervenções em ginástica coletiva, além de prescrever diferentes metodologias de treinamento físico personalizado nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, do rendimento físico-esportivo, do lazer com foco às academias e centros de treinamento físico esportivo.

Objetivos

Apontar as diferentes abordagens da ginástica oferecidas em academias, seus conceitos e aplicações, realizando vivências práticas, laboratórios coreográficos, bem como, propiciar ao aluno saber aplicar os princípios científicos do treinamento físico de maneira a personalizar o programa de treinamento de acordo com as idiossincrasias do praticante.

Programa

1 - Concepção de ginástica de academia e suas especificidades.
2 - Ginástica, identificação das habilidades básicas da ginástica, elementos coreográficos, estrutura musical aplicada à ginástica de academia.
3 - Ginástica aeróbica, Step, Jump, Ciclismo Indoor, métodos de treinamento em ginástica localizada, circuit-training, e Treinamento Funcional.
4 - Os princípios do treinamento desportivo aplicados ao treinamento da população em geral.
Estudo biomecânico dos exercícios mais utilizados no treinamento físico.
5 - Alterações anatômicas e fisiológicas decorrentes do treinamento.
6 - Métodos de treinamento das diversas qualidades físicas.
7 - Aspectos nutricionais importantes ao praticante de atividade física.
8 - Diferenças no treinamento decorrentes do gênero e da faixa etária.
9 - Diferenças no treinamento conforme os principais objetivos: Estética, preparação desportiva, postura, tratamento de patologias, prevenção de doenças.
10 - Mercado do personal trainer e tendências do mercado fitness.
11 - Mercado de trabalho e gestão.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming).

Avaliação

A avaliação será realizada, tanto para o Grau I (G I) como para o Grau II (G II) por meio do resultado de dois instrumentos:

a. Verificação Escrita b. Trabalho

Verificação Escrita: Valor para o Grau I e para o Grau II: (6.0)

Datas: para as verificações escritas de GI e GII são as datas que estão no calendário acadêmico.

Estrutura: a verificação escrita será composta por questões objetivas e descritivas (podendo ser somente objetivas ou somente subjetivas), as quais poderão apresentar-se de forma proporcional OU não.

As questões da verificação escrita para o Grau I corresponderão aos conteúdos estudados durante o Iº Bimestre Letivo. As questões da verificação escrita para o Grau II corresponderão aos conteúdos estudados durante todo o SEMESTRE Letivo, portanto serão CUMULATIVAS.

Trabalhos para Grau I e Grau II: serão desenvolvidos trabalhos que ao final do bimestre completarão o valor de 4,0 pontos. Estes trabalhos incluirão resoluções de problemas associados a vivência de todos os componentes do grupo e/ou individual. O aluno que faltar no dia acertado para a realização do trabalho ficará sem nota.

O cálculo da MP (Média Parcial) encontra-se a seguir: MP = [GI + (G2 . 2)] / 3

Obtendo a MP acima de 6,0 e 75% de frequência, considera-se o acadêmico APROVADO.

Caso NÃO SEJA APROVADO o acadêmico irá realizar o EF (Exame Final), tendo obtido 75% de frequência.

A MF (Média Final) será realizada por meio da seguinte fórmula: MF = [MP + (EF x 2)] / 3

**** O aluno estará aprovado se atingir a média mínima de 6,0.

**** Para a aprovação na disciplina o acadêmico deverá ter frequência mínima de 75% de freqüência.

Observações importantes:

* É expressamente proibido o uso de celular em sala de aula; * Referencias bibliográfica em língua estrangeira poderão ser utilizadas no decorrer do semestre fazendo parte das atividades da disciplina. * A formatação dos trabalhos e relatórios solicitados deverão respeitar as normas exigidas pelo professor fazendo parte da avaliação do aluno na disciplina. * Erros de português que dificultem o entendimento das respostas e uso de linguagem coloquial que se repitam sucessivamente e/ou comprometem a qualidade do texto serão descontados na menção da respectiva avaliação. * Atestados médicos inferiores a 15 dias não abonam faltas do aluno e, portanto, o professor não será obrigado a aceitá-los. * Atestados médicos iguais ou superiores a 15 dias deverão ser apresentados na Secretaria do Aluno até o 1º dia de abrangência do mesmo. * Eventuais faltas do professor poderão ser compensadas com aulas aos sábados ou em horários previamente acordados com a turma, assim como através de atividades que não envolvam aulas formais. Possíveis aulas complementares serão necessárias para adequar a carga horária do curso. Estas aulas serão ministradas em horário contrário ao da disciplina, sendo previamente combinadas com a turma.

Bibliografia

Básica

COSTA, M. G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro, Editora Sprint, 2000.
ARTAXO, I. Ritmo e movimento: teoria e prática. 5ª ed. São Paulo: Phorte, 2013. (Coleção Educação Física e Esportes).
WEINECK, J. Treinamento ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. 9.ª ed. São Paulo: Manole. 2003.
LOPES, E. A. Treinamento Funcional e core training: exercícios práticos aplicados. São Paulo: Phorte, 2011.

Complementar

AMANTÉA, M. Step Force: a verdadeira aula de Step. Jundiaí, São Paulo: Fontoura, 2003.
NIEMAN, D.C. Exercício e saúde: teste e prescrição de exercícios. 6ª ed. São Paulo: Manole. 2010.
ALBERT, W.T.; MICHEL, J.J. Fisiologia do exercício na terceira idade. São Paulo: Manole. 2015.
MAURO, V.; MARCO, T.M. Exercícios na saúde e na doença. São Paulo: Manole. 2010.

Material Digital

Youtube, Instagram

https://www.youtube.com/watch?v=8gEZCG4n3MU (Jefferson Novaes)
https://www.youtube.com/watch?v=TCQj9YjgNYo (Mauro Guiselini)

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: Ginásio -