Bases Biológicas do Comportamento Humano

2024/2 - Turma 0804

Ementa

Princípios básicos do funcionamento celular e sua interação para a formação dos tecidos (histologia) e órgãos (anatomia). Noções gerais dos estados patológicos.

Competências

- Possibilitar ao aluno conhecer e compreender a anatomia e fisiologia dos órgãos, tendo como base a estrutura de cada tipo celular;
- Associar a morfofisiologia dos sistemas com processos psíquicos;
- Adquirir a capacidade de associar os sintomas com problemas biológicos, seja ele genético, metabólico ou infeccioso.

Objetivos

- Entender a célula como unidade morfofisiológica do corpo humano e suas principais funções;
- Saber as principais funções dos sistemas: endócrino, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, nervoso, tegumentar, muscular e urogenital.
- Compreender como os sistemas endócrino, cardiovascular, respiratório e gastrointestinal se relacionam (modulam) com funções cognitivas, comportamentais, motivacionais e emocionais;
- Elucidar como o corpo e o meio (social) se relacionam com os processos mentais e comportamentais para manter a homeostase;

Programa

- Introdução a citologia (estrutura e fisiologia celular) e transporte de membrana;
- Metabolismo celular: obtenção de energia através dos nutrientes (carboidrato, lipídios e proteínas)
- Sistema Cardiovascular: anatomia cardíaca, vasos sanguíneos, constituição do sangue; fisiologia do sistema cardiovascular, efeitos do sistema nervoso autonomo sobre o coração e vasos;
- Sistema Muscular: tipos de tecido muscular; estrutura das fibras e fisiologia do tecido muscular;
- Sistema Respiratório: estudar os órgãos que compõe o sistema respiratório, quais os tipos celulares encontrados e como funcionam para manter a homeostase corporal (ventilação pulmonar, troca de gases e regulação da respiração);
- Sistema Gastrointestinal: componentes anatômicos do sistema digestório, os tipos celulares e como funcionam;
- Sistema Nervoso: anatomia, histologia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico;
- Sistema endócrino: estudar os órgãos endócrinos, os tipos de hormônios secretados e suas funções;
- Sistema urogenital: estudar os órgãos e a fisiologia do sistema urinário e genital;
- Sistema Tegumentar e a fisiologia da percepção sensorial;
OBS: Ao estudar cada sistema, será feito uma discussão associando a fisiologia dos sistemas com as mudanças comportamentais.

Metodologia

As aulas serão teóricas com visitas ao laboratório de histologia e anatomia, no qual serão utilizados: data-show, quadro branco, peças anatômicas sintéticas e orgânicas. Teremos explicação teórica e abordagem prática na identificação anatômica do sistema nervoso e os circuitos neuronais, assim como metodologias ativas aplicadas a estratégias de ensino tais como Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem em Pequenos Grupos, Sala de aula Invertida, Estudo de casos clínicos das doenças mencionadas anteriormente. As metodologias utilizadas sempre buscam a participação ativa dos acadêmicos, interagindo com seus conhecimentos prévios adquiridos, expectativas quanto aos métodos ministrados e relacionando todos esses fatores com a prática clínica.
Teremos três web aulas, que são aulas interativas realizadas através do portal do web aluno que irão complementar a carga horária da disciplina. As duas primeiras web aulas equivalem a 8 horas aula cada e a terceira web aula equivale a 6 horas aula. As datas para realização de cada web aula está disponível no Calendário Acadêmico 2024/2. Estas atividades não serão avaliativas.
Obs: o planejamento das aulas pode sofrer alterações de acordo com o desenvolvimento de cada turma.

Avaliação

Os blocos de desenvolvimento 1 e 2 são compostos por duas Avaliações Avaliativas:

G1 - com valor de 10,0 pontos. Desses, 6,0 pontos será de avaliação individual (sem consulta), 2,0 pontos de avaliação prática e 2,0 pontos de portifólio.
G2 - com valor de 10,0 pontos. Desses 6,0 pontos será de avaliação individual (sem consulta), 2,0 pontos de atividade em sala e 2,0 pontos de portifólio.
Portifólio: o portifólio é um documento que o aluno irá construir ao longo do semestre, a cada aula, contendo todas as informações teóricas e práticas do assunto ministrado. Em cada aula, o aluno deverá construir seu portifólio fazendo anotações a respeito do funcionamento do sistema estudado e incluindo as imagens com as marcações anatômicas realizadas em aula. Essas imagens podem ser fotos das marcações anatômicas das peças sintéticas ou podem ser adquiridas da internet porém as marcações devem ser realizadas manualmente, isto é, o aluno poderá utilizar imagens da internet porém terá que fazer as marcações de forma manual.
O bloco de sistematização é composto pelo EF (Exame Final), caso o aluno não alcance a média 6,0 na G1 e G2. O EF é uma avaliação cumulativa, individual, sem consulta, com valor 10,0 pontos. As datas das avaliações serão seguidas conforme o calendário acadêmico, disponibilizado aos alunos no site da universidade.

Bibliografia

Básica

GUYTON, AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed. 2011.
STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. 5ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (Person)
JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Histologia básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
TORTORA G. J. E. GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: Fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Complementar

AIRES, M. F. Miosiolgia. Rio ed JaneSILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5ª ed. Rio de Janeiro: Manole, 2011.
DE ROBERTIS, Eduardo Miguel Francisco. Bases da biologia celular e molecular. 3. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2001.
GARDNER, E. GRAY D.J. O'RAHILLY, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 2000.
JUNQUEIRA, L. C. U. CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2005.

Material Digital

- vídeo complementar:
1) https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ (células)
2) https://youtu.be/wgloUpS7IX8 (transporte pela membrana)
3) https://youtu.be/znvhgNSXdQA (transporte de membrana)
4) https://youtu.be/nyvu2euX8tM (diabetes)

Sistema cardiovascular:
1.https://youtu.be/svAZ6m1DEVA
2. https://youtu.be/yWZtY1grl6Q
3.https://youtu.be/761HjdBB3FA
4.https://youtu.be/BTarfogDMM0
5.https://youtu.be/eg_QCX1e1mg
6. https://youtu.be/fddEuQiQ7FU

Artigos:
1) DOI: S0102-37722009000100008
2) https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n6/2271-2282/ (Hipertensão)
3) DOI:10.34117/bjdv8n7-174 (síncope vaso vagal)

Sistema Locomotor:
- vídeo complementar:
1) https://youtu.be/-Mfo3Af5E3c
2)https://youtu.be/n07UO0exapQ?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
3)https://youtu.be/nkqKuPt0v6Y?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
4)https://youtu.be/Owp2sGdtPAo?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
5)https://youtu.be/9HnB54dETss?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
6)https://youtu.be/FA8SevvZUfQ?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
7)https://youtu.be/rutZIwd7_rA?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg

Artigo:
https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1350.pdf

Reportagem:
https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2021/07/06/sintomas-da-fibromialgia-sao-consequencia-da-acao-de-anticorpos-do-proprio-paciente.ghtml

Sistema Respiratório
- vídeo complementar:

1) https://youtu.be/0XoOW04AF_o
2) introdução: https://youtu.be/6g_saSN-sbc
3)vias aéreas superiores:https://youtu.be/0OW6Xka4DGs
4) vias áreas inferiores:https://youtu.be/3-wJx1Sogn8
5)pulmões: https://youtu.be/M0zRrqGgVb4
6) mecânica ventilatória: https://youtu.be/2PUoDYnrOsU

Sistema Nervoso
- vídeos:
Anatomia: https://youtu.be/_0juQEk4sKg
Encéfalo:https://youtu.be/fAOFdMd7NAs
Medula espinhal:https://youtu.be/LZlzsYuTKMU
Sistema nervoso periférico:https://youtu.be/0e1hnSZBZzA?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
Potencial de ação:https://youtu.be/sOSdF_xS-2Y?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg
Sinapse:https://youtu.be/4p4GBvtl7X0?list=TLPQMDIwMjIwMjMSilwgOrQQEg

Sistema Reprodutor
https://youtu.be/-LdbMCQoAw8

Sistema Gastrointestinal
- vídeo:
1)Introdução: https://youtu.be/IWeUXw_rNcU
2)Trato gastrointestinal: https://youtu.be/9-y3RHT8Efo
3)Trato gastrointestinal inferior: https://youtu.be/MbwSNBg50zo
4)órgãos acessórios: https://youtu.be/LXOwBipjH6Q

Sistema Urogenital
Video:
1)https://youtu.be/I9Rf2qf4rvs
2)https://youtu.be/H2KEKG8ja-k
3)sistema renina angiotensina aldosterona: https://youtu.be/btqSIEyuAKA
4) reflexos de micção: https://youtu.be/tPd7t7nAApI

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 6M
Sala: 205