Bases Biológicas do Comportamento Humano
2023/2 - Turma 0805
Ementa
Princípios básicos do funcionamento celular e sua interação para a formação dos tecidos (histologia) e órgãos (anatomia). Noções gerais dos estados patológicos.
Competências
Conhecer e compreender a anatomia e fisiologia dos órgãos, tendo como base a estrutura de cada tipo celular.
Associar a morfofisiologia dos sistemas com processos psíquicos.
Adquirir a capacidade de associar os sintomas com problemas biológicos, seja ele genético, metabólico ou infeccioso.
Objetivos
Aprender a anatomia do corpo humano (sistema tegumentar, cardiovascular, respiratório, renal, endócrino, muscular, gastrointestinal, nervoso e urogenital)
Conhecer e caracterizar a importância dos processos metabólicos
Definir como cada sistema fisiológico funciona e como esse funcionamento influencia no comportamento humano
Compreender que alterações emocionais influenciam no funcionamento corporal
Programa
- Introdução a citologia (estrutura e fisiologia celular) e transporte de membrana;
- Metabolismo celular: obtenção de energia através dos nutrientes (carboidrato, lipídios e proteínas)
- Sistema Cardiovascular: anatomia cardíaca, vasos sanguíneos, constituição do sangue; fisiologia do sistema cardiovascular, efeitos do sistema nervoso autonomo sobre o coração e vasos;
- Sistema Muscular: tipos de tecido muscular; estrutura das fibras e fisiologia do tecido muscular;
- Sistema Respiratório: estudar os órgãos que compõe o sistema respiratório, quais os tipos celulares encontrados e como funcionam para manter a homeostase corporal (ventilação pulmonar, troca de gases e regulação da respiração);
- Sistema Gastrointestinal: componentes anatômicos do sistema digestório, os tipos celulares e como funcionam;
- Sistema Nervoso: anatomia, histologia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico;
- Sistema endócrino: estudar os órgãos endócrinos, os tipos de hormônios secretados e suas funções;
- Sistema urogenital: estudar os órgãos e a fisiologia do sistema urinário e genital;
- Sistema Tegumentar e a fisiologia da percepção sensorial;
OBS: Ao estudar cada sistema, será feito uma discussão associando a fisiologia dos sistemas com as mudanças comportamentais.
Metodologia
As aulas serão teóricas com visitas aos laboratórios de metodologia ativa, anatomia e histologia, no qual serão utilizados data-show, quadro branco, peças anatômicas sintéticas e orgânicas, laminas histológicas. Teremos explicação teórica dos sistemas, assim como metodologias ativas aplicadas a estratégias de ensino tais como Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem em Pequenos Grupos, Sala de aula Invertida, Estudo de casos clínicos e elaboração de projetos. As metodologias utilizadas sempre busca a participação ativa dos acadêmicos, interagindo com seus conhecimentos prévios adquiridos, expectativas quanto aos métodos ministrados e relacionando todos esses fatores com a prática clínica.
Teremos três WEB ATIVIDADES, que são aulas interativas realizadas através do conecta que irão complementar a carga horária da disciplina. As duas primeiras web atividades equivalem a 8 horas aula cada e a terceira web atividade equivale a 6 horas aula. As datas para realização de cada web atividade está disponível no Calendário Acadêmico 2023/2. Estas atividades terão valor de presença ao aluno e não nota.
OBS: o plano de ensino apresentado pode sofrer alterações de acordo com o desenvolvimento de cada turma.
Avaliação
Quanto as avaliações, teremos três: Avaliação Parcial 1 (valendo 1.5 pontos), Avaliação Parcial 2 (2.5 pontos) e Avaliação Semestral (valendo 6 pontos).
Critérios de Avaliação:
AP1: avaliação em três etapas: priva individual, prova em grupo e analise de caso clínico (cada prova valerá 0,5, totalizando 1.5 pontos)
AP2: apresentação de seminários (2 pontos) e miniteste (0,5 ponto)
AS: prova teórica (4 pontos), prova prática (1 ponto) e portifólio (1 ponto)
OBS: as datas das provas o aluno pode acompanhar através do Calendário Acadêmico 2023/2 (site https://ulbra-to.br/)
AA soma destas notas (AP1 + AP2 + AS) resulta na Pontuação do Semestre (PS), cuja média para aprovação é igual a 6,0 pontos.
Avaliação Final (AF), uma avaliação cumulativa, individual e sem consulta com valor 10 pontos. Ela pode ser realizada por todos os alunos, sendo considerada a média final dos acadêmicos a nota mais alta PS ou AF.
Assim sendo, a Pontuação Final (PF) mínima é de 6 pontos para a aprovação com uma frequência mínima de 75%.
OBS: A data para a realização das avaliações está disponível no Calendário Acadêmico, conforme o dia de aula da disciplina.
Bibliografia
Básica
1) De Robertis, E.D.P. Biologia Celular e Molecular. 16. Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2014
2) Guyton, A. C. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
3) Sobotta, J. Atlas de anatomia humana. 23. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2015.
Complementar
1) Netter, F. H. Atlas de anatomia humana. 6. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2014.
2) Junqueira, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013
3) Cordeiro, C. F. Fundamentos de Biologia Molecular e Celular. Curitiba: Intersaberes, 2020.
4) Tortora, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
5) Marques, A. P.; et al. Factors associated with arterial hypertension: a systematic review. Ciência e Saúde Coletiva, 2020.
Material Digital
Material complementar: vídeos do You Tube:
- Nucleus Medical Media. Organelas: Estrutura Celular. 2018 (7m05s). Disponível em: https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ. Acesso em: 17 fev 2021
- MORAES, Gabriel. Transporte de membrana – Difusão e Osmose. 2019 (9m27s). Disponível em: https://youtu.be/wgloUpS7IX8. Acesso em: 17 fev 2021
- Fisiologia Virtual. Transporte de Membrana-Transporte Primário e Bomba de Sódio e Potássio. 2019 (12m55s). Disponível em: https://youtu.be/znvhgNSXdQA. Acesso em: 17 fev 2021
- Alila Medical Media. Trajeto do Fluxo Sanguíneo pelo Coração. 2016 (2m22s). Disponível em: https://youtu.be/svAZ6m1DEVA. Acesso em: 17 fev 2021
- Canal Educação Física. Sistema Circulatório – Batimento Cardíaco. 2016 (45s). Disponível em: https://youtu.be/fddEuQiQ7FU. Acesso em: 17 fev 2021
- SAVIGNON, Tiago. Contração Muscular. 2019 (4m24s). Disponível em: https://youtu.be/-Mfo3Af5E3c. Acesso em: 17 fev 2021
- ED Education. Mecanismo de respiração no homem. 2020 (2m20s). Disponível em: https://youtu.be/Iz0U1VaUZ7Q. Acesso em: 17 fev 2021
- VEEZ. 3M Respiratório – Animação 3D. 2018 (7m38s). Disponível em: https://youtu.be/VI138Rwx00M. Acesso em: 17 fev 2021
Artigos:
- MARQUES, A. P.; et al. Factors associated with arterial hypertension: a systematic review. Ciência e Saúde Coletiva, 2020.
- TORRES, R.M; SOUZA, M.S.; Pessoas com Diabetes Mellitus e a COVID-19.Journals Bahiana School of Medicine and Public Health. Bahia, 2020.
- Reportagem Digital:
1) Instituto Conectomus. Os hormônios influenciam nosso comportamento?. Disponível em: https://www.institutoconectomus.com.br/hormonios-influenciam-no-comportamento/. Acesso em: 17 fev 2021