Biologia Geral e Zoologia

2024/2 - Turma 0203

Ementa

Origem da vida e Evolução; Composição química da célula; Tipos de microscópios e citoquímica; Tipos de célula. Morfologia e fisiologia celular; Bioenergética; Classificação dos seres vivos; Noções de Sistemática filogenética; Reino Animalia; Filos de importância agronômica: Nematoda, Anellida, Arthropoda e Chordata.

Competências

• Compreender a organização molecular, ultraestrutural e funcional dos diferentes compartimentos celulares, bem como a interação entre eles;
• Compreender a importância da biologia na produção agrícola e alimentos;
• Assimilar impactos do desenvolvimento científico e biotecnológico na sociedade e no meio ambiente;
• Estimular a formação de profissionais cidadãos críticos, atuais, com potencial de promover mudanças no meio agrícola de forma sustentável.

Objetivos

GERAL: Contextualizar conhecimentos de Biologia para a compreensão da origem e evolução da vida, estabelecendo relações entre parte e todo dos processos biológicos que ocorrem na célula, inclusive as reações bioenergéticas, reconhecendo a importância da microscopia para o avanço da Ciência, bem como entender a sistemática e a taxonomia dos seres vivos e as características dos filos animais de importância agronômica, com vistas à posterior aplicação nos estudos de microbiologia, ecologia e de produção animal e vegetal.

ESPECÍFICO(S):
• Conhecer características químicas e as funções gerais de substâncias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.
• Relacionar as principais hipóteses sobre a origem da vida e as teorias evolucionistas;
• Relacionar as principais diferenças estruturais das células procarióticas e eucarióticas;
• Entender os processos de fotossíntese, respiração e fermentação;
• Conceituar classificação biológica, reconhecendo sua importância na organização e compreensão da diversidade da vida;
• Descrever as principais características morfológicas e fisiológicas dos animais representantes dos filos de importância agronômica: Arthropoda, Annelida, Nematoda e Chordata.

Programa

1. Origem da vida
• Definição
• Teorias/ Hipóteses
2. Evolução
• Lamarckismo;
• Darwinisno;
• Neodarwinismo.
3. Composição Química da Célula
• Introdução;
• Carboidratos;
• Lipídios;
• Proteínas;
• Ácidos nucléicos.
4. Citologia
• Tipos de microscópios e citoquímica;
• Tipos de células;
• Morfologia e fisiologia celular.
5. A importância da biologia na agropecuária
• Biotecnologia
• Bioinformática
• Controle biológico de pragas e doenças
• Biologia do solo
• Melhoramento genético de plantas
• Saneamento ambiental
6. Sistemática/Classificação taxonômica
7. Zoologia
• Artrópodes
• Anelídeos
• Nematóides
• Peixes
• Mamíferos
• Aves

Metodologia

A metodologia da disciplina será teórico-prática é articulada à realidade, em direção a uma formação crítica e transformadora, no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do discente e sua autonomia intelectual.

Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). O TDE será atividade discente supervisionada pelo professor, considerando a aprendizagem por competência.

Serão formados grupos de estudantes para realização dos trabalhos/atividades, os quais permanecerão durante o semestre.

Na produção textual dos trabalhos em grupo e na apresentação oral todos receberão notas iguais.

Observação: Haverá atividades valendo pontos no desenvolvimento da disciplina durante o semestre e comporão as notas avaliativas de G1 e G2. Elas serão realizadas no Trabalho Discente Efetivo (TDE) nos dias das aulas de forma individual e/ou em grupo.


Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.

A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:

Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. A avaliação será composta pelo “Seminário: Composição Química das Células Vegetais” realizada em grupo e valendo 3,0 pontos, no dia 19/09/2024 e prova objetiva e discursiva individual valendo 7,0 pontos, no dia 26/09/2024.

Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina. A avaliação será composta pelo “Seminário: A importância do Reino Fungi nos ecossistemas terrestres”. Os reinos serão distintos nos grupos de trabalho. Será apresentada a estrutura mínima para o desenvolvimento da atividade e equivalerá 3,0 pontos. A apresentação será no dia 14/11/2024. A prova objetiva e discursiva individual valendo 7,0 pontos ocorrerá no dia 21/11/2024.

A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.

Calculada da seguinte forma:

MP=(G1+(G2×2))/3

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF).

Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois.

Calculada da seguinte forma:
MF=(MP+(EF×2))/3

O Exame Final será prova com questões objetivas. A avaliação será no dia 05/12/2024.

Bibliografia

Básica

BENEDITO, Evanilde. Biologia e ecologia dos vertebrados. Editora Roca, 2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2698-6. Acesso em: 24 maio 2021.

BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536309545. Acesso em: 14 jun. 2021.

DE ROBERTIS, Edward M. F.; HIB, José. Biologia celular e molecular. Tradução de Iara Gonzalez Gil, Maria de Fátima Azevedo. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/978-85-277-2386-2/. Acesso em: 16 de maio de 2022.

Complementar

GETTY, Robert. Sisson/Grossman: anatomia dos animais domésticos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 2 v.

FRANSOZO, Adilson; NEGREIROS-NEGREIROS-FRANSOZO, Maria Lucia. Zoologia dos invertebrados. Rio de Janeiro: Roca, 2018. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527729215/epubcfi/6/
2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4. Acesso em: 4 mar. 2022

HILL, Richard W.; WYSE, Gordon A.; ANDERSON, Margaret. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books
/9788536326832. Acesso em: 4 mar. 2022.

STEARNS, S. C.; ROLF, F. H. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.

STORER, T. I.; STEBBINS, L. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 323