Bioquímica
2024/2 - Turma 4805
Ementa
Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre as estruturas químicas, funções e o metabolismo das principais biomoléculas, para execução de técnicas e análises experimentais. Compreender os mecanismos bioquímicos dos sistemas humanos e doenças associadas.
Competências
Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre as estruturas químicas, funções e o metabolismo das principais biomoléculas, para execução de técnicas e análises experimentais.
Compreender os mecanismos bioquímicos dos sistemas humanos e doenças associadas.
Objetivos
Geral:
Compreender a estrutura e metabolismo das principais macromoléculas biológicas
Específicos:
Entender as propriedades fisicas e químicas das macromoléculas biológicas
Compreender o metabolismo e a função no organismo de cada macromolécula
Integrar as vias metabólicas
Programa
Aminoácidos e proteínas: estruturas, características, função
Enzimas: propriedades, classificação, cofatores e coenzimas, cinética da reação enzimática, regulação das reações enzimáticas
Carboidratos: estrutura e função de carboidratos, glicólise, via das pentoses-fosfato, gliconeogênese, glicogenólise hepática e muscular
Introdução ao metabolismo: conceitos básicos, rotas metabólicas, catabólicas e anabólicas, regulação.
Metabolismo intermediário: Ciclo do ácido cítrico, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa
Lipídeos: estrutura, classificação e propriedades de lipídeos, lipólise, oxidação dos ácidos graxos, cetogênese, biossíntese de ácidos graxos e triacilgliceróis e biossíntese de colesterol
Metabolismo do nitrogênio: degradação oxidativa dos aminoácidos, ciclo da uréia, biossíntese de aminoácidos
Ácidos Nucléicos: estrutura de nucleotídeos e ácidos nucléicos
Integração metabólica
Metodologia
As aulas são teóricas e expositivas, com o desenvolvimento paralelo de exercícios, dramatizações, mapas conceituais e problematizações relacionados ao conteúdo trabalho, através de metodologias ativas. Os recursos utilizados nas aulas teóricas incluem quadro e Datashow, slides, trilhas de conhecimento, simuladores
As web atividades constarão de exercícios que contemplem casos reais, revisões, ENADE e CONCURSOS, aplicados ao conteúdo
Avaliação
A avaliação da disciplina ocorre da seguinte forma:
- Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A G1 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 8,0 (oito) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao primeiro bimestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, terá pontuação de até 2,0 (dois) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.
A G2 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (seis) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao semestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, terá pontuação de até 4,0 (quatro) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.
- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
- Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de presença na disciplina
Os alunos que não obtiverem MP = 6,0 mas atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a MP e o EF, desta forma:
- Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.
O Exame final é uma prova escrita mista aplicada em dia definido pelo calendário acadêmico, cumulativa do semestre e individual, com valor de 0,0 a 10 pontos
O aluno que atingir MF = 6,0 está aprovado na disciplina
Bibliografia
Básica
BAYNES, J; DOMINICZAK, M.H. Bioquímica Médica. Barueri : Manole, 2000.
CAMPBELL, M.K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
CHAMPE, P.; HARVEY, R.A. Bioquímica Ilustrada. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
BERG, J.M. Bioquímica. 7 ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Complementar
McMURRY, J. Química orgânica / John McMurry ; tradução All Tasks ; revisão técnica Robson Mendes Matos. São Paulo : Cengage Learning, 2012. 1141 p.
DE MARIA, C.A.B. Bioquímica Básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
LEHNINGER, A.; NELSON, O.; COX, M.M. 2. ed. Princípios de Bioquímica. São Paulo: Sarvier, 2000.
RODWELL, V.W.; BOTHAM, K.M.; KENNELLY, P.J.; BENDER, D.A.; WEIL, P.A. Bioquímica Ilustrada de Harper. 30. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.
VOET, D.; VOET, J.G.; PRATT, C.W. Fundamentos de Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2013.