BIOSSEGURANÇA E INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO

2024/1 - Turma 1902

Ementa

Competências

- Compreender as Normas Regulamentadoras de Biossegurança, Equipamentos de Proteção Individual, Sinalização de Risco e Manuseio de Substâncias
- Preparar soluções desde o cálculo e pesagem dos reagentes até o uso das vidrarias adequadas.

Objetivos

- Identificar os riscos inerentes à natureza do trabalho
- Reconhecer na sua prática profissional os fatores de risco e prevenção de infecções;
- Identificar os riscos ambientais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes;
- Conhecer os EPI's ( Equipamentos de Proteção Individual) e EPC's (Equipamentos de Proteção Coletiva) utilizados pelo profissional farmacêutico e a importância de cada um deles;
- Conhecer as normas técnicas de biossegurança laboratorial;
- Calcular a massa e/ou volume para o preparo de soluções;
- Escolher as vidrarias adequadas para o preparo de soluções.
- Entender os equipamentos de pesagem e aquecimento

Programa

- Introdução a Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório;
- Biossegurança em Laboratórios;
- Definição dos Riscos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa;
- Manuseio, Controle e Descarte de Produtos biológicos;
- Manuseio de Produtos químicos e descarte de Resíduos;
- Boas práticas de laboratório;
- Equipamentos de proteção individual e outros cuidados de biossegurança;
- Cabines de segurança biológica;
- Descontaminação e descarte;
- Armazenamento de substâncias químicas;
- Segurança em laboratório;
- Identificação e manuseio de diferentes tipos de vidrarias;
- Técnicas de pesagem e determinação de sólidos;
- Preparo e padronização de soluções;
- Mistura e diluição de soluções;
- Técnicas e utilização de equipamentos básicos de laboratório.

Metodologia

As aulas são teóricas e expositivas, com o desenvolvimento paralelo de exercícios, dramatizações, mapas conceituais e problematizações relacionados ao conteúdo trabalho, através de metodologias ativas. Os recursos utilizados nas aulas teóricas incluem quadro e Datashow, slides, trilhas de conhecimento, simuladores.
As aulas práticas são de caráter exploratório, possibilitando formulações de hipóteses para explicação do fenômeno observado e ocorrem com caderno próprio para o laboratório.
As web atividades constarão de exercícios que contemplem casos reais, revisões, ENADE e CONCURSOS, aplicados ao conteúdo

Avaliação

A avaliação da disciplina ocorre da seguinte forma:
- Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.

A G1 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (oito) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao primeiro bimestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, além do caderno de laboratório, terá pontuação de até 4,0 (dois) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

A G2 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (seis) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao semestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, além do caderno de laboratório, terá pontuação de até 4,0 (quatro) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
- Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de presença na disciplina

Os alunos que não obtiverem MP = 6,0 mas atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a MP e o EF, desta forma:

- Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.

O Exame final é uma prova escrita mista aplicada em dia definido pelo calendário acadêmico, cumulativa do semestre e individual, com valor de 0,0 a 10 pontos

Bibliografia

Básica

HINRICHSEN, S. L. Biossegurança e controle de infecções: risco sanitário hospitalar. Rio de Janeiro: Medsi, 2004.
CONSTANTINO, M. G. Fundamentos de química experimental. São Paulo: EDUSP, 2011. 278 p
MASTERTON, W. L. Princípios da química. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1990.

Complementar

VOGEL, A. I. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002.
MAHAN, B. M. Química: Um curso universitário. 4 ed. Americana. São Paulo: Editora Blücher, 2000.
RUSSEL J. B. Química geral. 2 ed. São Paulo: Markron Books, 1994. v.1.
TARTARI, L. C.; NHUCH, E. Laboratório de química geral e química geral experimental. Canoas: Ed. ULBRA, 2005.
NEVES, A. M. Alguns reagentes de laboratório químico. São Paulo: A. M. Neves. 2000.

Material Digital

BROWN, T. L. LEMAY JR, H.E. BURSTEN, B.E. BURDGE, J.R. Química: a ciência central. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 1
Carga Horária: 38h
Horário: 22N - 21N
Sala: 333 333