Clínica De Dentística E Estética
2024/2 - Turma 1608
Ementa
Competências
Identificar adequadamente as necessidades restauradoras;
Propor planos de tratamento adequados;
Executar clinicamente as etapas necessárias à realização do tratamento restaurador nos diferentes grupos dentais.Introduzir, desenvolver e capacitar o discente, do ponto de vista teórico (cognitivo) e prático (comportamental), ao estudo dos fundamentos da Dentística, no exercício clínico das diferentes fases que compõem o tratamento restaurador direto.
Simulação do ambiente de exercício profissional que visa à preparação para o trabalho produtivo dos acadêmicos do curso de Odontologia da ULBRA.
3.2 ESPECÍFICO(S):
Entender os processos de saúde e doença e sua relação com o tratamento restaurador proposto;
Capacitar o aluno a intervir removendo agentes causais a fim de preservar ou não a estrutura dental, além de realizar o tratamento restaurador de todos os grupos dentais. Habilitar a ergonomia e o controle da infecção na clínica de Dentística.
Estabelecer uma relação de cordialidade e respeito com os pacientes, outros profissionais, alunos e professores envolvidos no atendimento
Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência;
Desenvolver assistência odontológica individual;
Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional.
Objetivos
Introduzir, desenvolver e capacitar o discente, do ponto de vista teórico (cognitivo) e prático (comportamental), ao estudo dos fundamentos da Dentística, no exercício clínico das diferentes fases que compõem o tratamento restaurador direto.
Simulação do ambiente de exercício profissional que visa à preparação para o trabalho produtivo dos acadêmicos do curso de Odontologia da ULBRA.
Programa
Entender os processos de saúde e doença e sua relação com o tratamento restaurador proposto;
Capacitar o aluno a intervir removendo agentes causais a fim de preservar ou não a estrutura dental, além de realizar o tratamento restaurador de todos os grupos dentais. Habilitar a ergonomia e o controle da infecção na clínica de Dentística.
Estabelecer uma relação de cordialidade e respeito com os pacientes, outros profissionais, alunos e professores envolvidos no atendimento
Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência;
Desenvolver assistência odontológica individual;
Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional.Fornecer aos alunos uma experiência prática significativa, integrando teoria e habilidades clínicas.
Orientações sobre protocolos clínicos, biossegurança e ética profissional.
Treinamento em exame clínico detalhado e diagnóstico preciso de lesões dentárias.
Integração de exames clínicos, radiográficos e, quando necessário, tomográficos para um diagnóstico abrangente.
Identificação e tratamento de abrasão, abfração e erosões dentárias.
Prática de técnicas de restauração e proteção das estruturas dentárias comprometidas.
Treinamento em técnicas de adesão dentária para garantir a durabilidade das restaurações.
Prática de procedimentos de união adesiva em ambiente clínico
Discussão e resolução de casos clínicos, integrando diferentes aspectos da dentística restauradora.
Supervisão contínua por professores e preceptores clínicos.
Feedback construtivo para aprimoramento das habilidades clínicas dos alunos.
Orientação sobre práticas profissionais éticas e comunicação eficaz com os pacientes.
Promoção do desenvolvimento de habilidades na prática odontológica.
Essa abordagem temática na clínica de dentística visa proporcionar aos alunos uma base sólida de conhecimentos teóricos e habilidades práticas necessárias para o exercício eficaz da dentística restauradora, preparando-os para enfrentar os desafios da prática clínica.
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criatividade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cine fórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivência e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e auto direção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade deexperiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).O Trabalho Discente Efetivo do curso Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído. O professor não cederá os slides para os alunos. As provas serão apresentadas aos alunos para revisão das mesmas em até 15 dias após a devolutiva da nota e após isso serão recolhidas pelo professor. A verificação dos prazos das web atividades é de responsabilidade exclusiva do aluno. O professor não tem obrigação de ficar relembrando o aluno que ele deve cumprir os prazos. A web atividade não será reaberta após encerramento do prazo de realização.O Trabalho Discente Efetivo do curso Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído. O professor não cederá os slides para os alunos. As provas serão apresentadas aos alunos para revisão das mesmas em até 15 dias após a devolutiva da nota e após isso serão recolhidas pelo professor. A verificação dos prazos das web atividades é de responsabilidade exclusiva do aluno. O professor não tem obrigação de ficar relembrando o aluno que ele deve cumprir os prazos. A web atividade não será reaberta após encerramento do prazo de realização
Avaliação
PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação da aprendizagem do aluno será expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de Grau.
Avaliação Grau 1 (G1) – 10 pontos, peso 1 (um):
G1 teórica no valor de 5,0 (cinco) pontos, questões objetivas ou discursivas sobre conhecimentos adquiridos até o momento.
G1 prática no valor de 3,0 (três) pontos, somatório das notas dos procedimentos realizados até o momento.
G1 prática no valor de 2,0 (dois) pontos, apresentação em Powerpoint dos planos de tratamentos e atendimentos realizados até o momento.
Avaliação Grau 2 (G2) – 10 pontos, peso 2 (dois):
G2 teórica no valor de 5,0 (quatro) pontos, questões objetivas ou discursivas sobre conhecimentos adquiridos até o momento.
G2 Prática no valor de 3,0 (dois) pontos, somatório de notas dos procedimentos realizados
G2 prática no valor de 2,0 (quatro) pontos, referente ao cumprimento dos objetivos da disciplina.
Objetivos da Disciplina: Cada objetivo concluído corresponde a nota de 0 à 10, sendo somada e dividida pela quantidade de procedimentos realizados.
Dentística restauradora mínimo de três restaurações
A Média Parcial (MP) será o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: G1 + (G2 x 2) /3
Serão aprovados os alunos que atingirem no mínimo 6,0 (seis) pontos na Média Parcial (MP)
É considerado aprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:
Atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média final (MF) obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;Obter média final (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)
É considerado Reprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:
Não atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média final (MF) obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
Não obtiver a média final (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)
As provas serão realizadas nas datas correspondentes ao calendário acadêmico a saber:
G1: 17/04/2024
G2: 19/06/2024
O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 ou G2 será divulgado no sistema AUTOATENDIMENTO, no prazo máximo de 7 dias.
Não haverá prova de substituição nesta disciplina
Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas no calendário acadêmico, o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.
O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo professor.
Bibliografia
Básica
Básica
MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória, 2ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788527731102. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527731102/. Acesso em: 31 jan. 2023.??PEREIRA, José C.; NETTO, Camillo A.; GONÇALVES, Alencar. Dentística. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702247. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702247/. Acesso em: 31 jan. 2023.??BARATIERI, Luiz N. Odontologia Restauradora - Fundamentos & Técnicas. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 978-85-412-0307-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0307-4/. Acesso em: 31 jan. 2023.??BARATIERI, Luiz N. Odontologia Restauradora - Fundamentos & Técnicas. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 978-85-412-0307-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0307-4/. Acesso em: 31 jan. 2023.??SILVA, Adriana Fernandes da; LUND, Rafael G. Dentística Restauradora - Do Planejamento à Execução. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788527728782. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527728782/. Acesso em: 31 jan. 2023.
Complementar
BUSATO, Adair Luis S.; MALTZ, Marisa. Cariologia: aspectos de dentística restauradora. (ABENO). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702346. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702346/. Acesso em: 31 jan. 2023.??TORRES, Carlos Rocha G. Odontologia Restauradora Estética e Funcional. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 978-85-412-0278-7. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0278-7/. Acesso em: 31 jan. 2023.??VIEIRA, Glauco F. Atlas de Anatomia dos Dentes Permanentes - Coroa Dental, 3ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. E-book. ISBN 9788527733731. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527733731/. Acesso em: 31 jan. 2023.