Clínica De Endodontia
2024/2 - Turma 1610
Ementa
Estudo do processo saúde-doença da polpa dentária e seus determinantes, com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações. Conhecimento das características, indicações, propriedades e manipulação dos materiais e instrumentais de uso em Endodontia, com realização laboratorial e clínica da técnica endodôntica manual e mecanizada.
Competências
Orientar e capacitar os alunos a realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações pulpares e perirradiculares, através de abordagem teórica, laboratorial e clínica.
Objetivos
Identificar os aspectos teóricos, básicos e científicos em relação aos aspectos referentes à biologia pulpar, etiologia da doença pulpar, recursos auxiliares no diagnóstico, classificação, opções de tratamento dessas alterações;
- Apresentar e demonstrar os instrumentos utilizados durante o tratamento endodôntico.
- Demonstrar através das práticas laboratoriais as técnicas adequadas que otimizam o acesso e o tratamento dos canais radiculares;
- Utilizar com segurança os recursos semiotécnicos aplicados à endodontia;
- Demonstrar a importância do diagnóstico através do reconhecimento clínico de uma polpa dental normal e inflamada;
- Executar clinicamente as técnicas de tratamento das alterações pulpares e periapicais.
Programa
Estratégias de Ensino
• Aulas teóricas.
• Aulas práticas.
• Atendimento clínico a pacientes com necessidade de tratamento endodôntico
• Trabalhos em grupo.
• Discussão de artigos científicos.
- Recursos Técnicos-Pedagógicos
Serão utilizados recursos áudio-visuais (projetor multimídia e computador), textos (artigos científicos de periódicos pertinentes ao assunto em questão e utilização da informática para o gerenciamento de grupos em e-mail e para a realização de pesquisas em sites e links relacionados à área de saúde), quadro branco, pincel e apontador.
Para as aulas práticas serão utilizados os recursos disponíveis no Laboratório de Endodontia: peças anatômicas, atlas, banners e modelos anatômicos. Durante estas aulas será realizado o estudo em grupo de acordo com o total de alunos presentes no Laboratório para melhor visualização dos recursos. Em todas as aulas práticas serão distribuídos roteiros com as estruturas estudadas na aula teórica, sendo obrigatório o uso do jaleco em todas as aulas práticas, sem o qual o aluno não poderá permanecer em Laboratório.
- Desenvolvimento de Atividades de Pesquisa
A partir do Novo Plano Nacional de Extensão Universitária (2000/2001) tornou-se de fundamental importância aprofundar-se nos novos conceitos de sala de aula, os quais não devem se limitar ao espaço físico da dimensão tradicionalmente estabelecida, mas devem compreender todos os espaços dentro e fora da Universidade, principalmente na comunidade diretamente envolvida com a mesma, passando a expressar um conteúdo multi, inter e transdisciplinar.
O tradicional “tri-pé” que sedimentava a Universidade era alicerçado em atividades de ensino, pesquisa e extensão – onde o conhecimento era originado na academia e aplicado na sociedade, tendo como principal apoio as atividade de pesquisa. Hoje, com a inversão deste tri-pé, tornou-se fundamental que as atividades de extensão – expansão do limite físico da sala de aula - passem a ocupar o nível principal, onde as atividades de ensino e pesquisas devem ser direcionadas de acordo com as necessidades da população.
Além disso, o aluno deve participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem, sendo submetido à reflexão teórica dos conhecimentos acrescidos, de forma que o mesmo possa construir conhecimentos e correlacioná-los com as outras áreas, compreendendo um ser humano como um todo e dentro de um contexto sócio-econômico-cultural. O docente, por sua vez, deve oferecer condições para uma formação embasada em fundamentos científicos, no conhecimento crítico e na experiência concreta da realidade social, consolidada pela aproximação da Universidade e do Sistema Único de Saúde.
As atividades de ensino devem concentrar-se menos na transmissão e mais na busca do conhecimento. Para tanto, deve-se associar as ciências básicas e as profissionalizantes durante o decorrer do Curso e incentivar a investigação permanente com o objetivo de se obter o crescimento científico e tecnológico nas respectivas áreas do conhecimento.
Desta forma, nesta proposta pedagógica para o componente curricular de Endodontia, é objetivo inserir o aluno no contexto da aprendizagem, onde o professor corresponde ao orientador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Torna-se importante, desta forma, a busca do conhecimento pelo discente, estimulando sua capacidade de análise e de crítica, solução de dúvidas e aprofundamento quanto aos conhecimentos transmitidos em sala de aula.
- Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório
Algumas estratégias destinadas à recuperação de alunos com rendimento insatisfatório poderão ser realizadas de forma contínua e paralela, ao longo do período letivo e abranger os seguintes tópicos:
• Realizar horas/aula semanais ou mensais extras para uma nova explicação dos conteúdos abordados.
• Utilização de outro tipo de linguagem e/ou técnica de ensino.
• Trabalhos em equipes ou com alunos monitores.
- Desenvolvimento de Atividades de Pesquisa
As atividades de pesquisa deverão ser elaboradas a partir de problemas e carências percebidas ou sugeridas pela comunidade na condição de sujeitos ativos no processo de formação dos profissionais da área da saúde. Os temas a serem pesquisados devem ter a finalidade e interesse de que o “conhecimento científico” seja acessível à população.
- Atividades de Pesquisa na Graduação
O presente plano de ensino propõe a criação de grupos de estudo e pesquisa para o desenvolvimento de projetos. A partir dessa formação, apresentar os produtos gerados na forma de trabalhos de pesquisa, Iniciação Científica e/ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentação em eventos científicos locais, regionais e nacionais. Os trabalhos gerados deverão ser formatados adequadamente e submetidos à publicação em periódicos nacionais e/ou internacionais.
- Atividades de Pesquisa em Cursos de Pós-Graduação
Para a pós-graduação, o plano de trabalho visa inserir e abordar de forma mais aprofundada e com maior complexidade as mesmas linhas de pesquisa a serem desenvolvidas na graduação, de forma que venham a surgir ideias que resultarão em dissertações de mestrado e teses de doutorados.
Pretende-se, a partir dessas pesquisas, apresentar os estudos gerados, na forma de dissertações e teses, os quais serão apresentados parcialmente ou na íntegra em eventos regionais, nacionais e internacionais, assim como publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Os projetos de pesquisa também poderão ser submetidos à avaliação de agências de fomento à pesquisa com finalidade de obtenção de recursos financeiros para aquisição de equipamentos, instrumentos e materiais. A demanda de envios dependerá do lançamento de editais apropriados para a área.
Metodologia
Normas:
• A disciplina de Endodontia Clínica será regida pelas normas do CEULP/ULBRA - Palmas. É dever do aluno seguir o regulamento da faculdade, onde constam seus direitos e deveres. Seguirá o calendário acadêmico: início (30/07/24) e término (03/12//2024). Caso o aluno ausente por motivos pessoais, que não sejam de saúde, A RESPONSABILIDADE É SOMENTE DO ALUNO NA FALTA DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES.
• O aluno que faltar a aula teórica ou prática, com justificativa médica, deverá apresentar o atestado em 48 horas na central do aluno e protocolar o atestado na central do aluno. Entretando, o atestado médico não abona a falta e o aluno poderá ter perda de pontuação (Zero) na avaliação prática diária. Segundo a nova resolução, somente serão validados atestados de mais de 15 dias.
• Com início das clínicas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá nota zero na nota diária. Esta pontuação será descontada na avaliação prática que será realizada na avaliação prática G1 e G2.
• Existem 3 Webs atividades durante o período de 2024.2. Carga horária das Webs: Web 1 são 8 horas e 2 são 8 horas e Web 3 são 6 horas. O aluno deverá responder nos prazos estabelecidos pela Ulbra – To. Web 1 (data final para responder 28/09/24), Web 2 (data final para responder 19/10/24), Web 3 (data final para responder 09/11/24). As webs atividades podem ser inseridas nas provas teóricas G1 e G2.
• As clínicas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente.
• Em todas as atividades clínicas o aluno deverá usar obrigatoriamente roupa e jaleco branco (ou pijama cirúrgico), bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara, pró-pé e Face Shield) e sapato branco fechado. Unhas curtas. Caso não seja respeitado o aluno perderá ponto.
• Cada aluno deverá trazer todo material solicitado. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perdas de material, isto é responsabilidade de cada aluno.
• O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina de Endodontia. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina. Tolerância de 30 min. após início da aula (caso o aluno exceda o tempo de tolerância, não atenderá o paciente e terá nota zero. Caso o aluno se ausente por motivos de saúde, deverá apresentar atestado médico de forma presencial ao professor Eduardo Marques.
• A disciplina de endodontia clínica inicia as 19h e termina as 22h. O aluno deverá concluir o procedimento 30 min. antes das 22h, caso não seja possível concluir o caso, medicação intracanal deverá ser inserida.
• Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada. A assinatura da folha de chamada é de responsabilidade do aluno. Caso esqueça de assinar a falta será computada.
• A comunicação do professor Eduardo Marques somente será realizada presencialmente. (Horários do professor na Ulbra – Segunda-feira das 8 às 22h, Terça-feira das 8 às 22h, quinta e sexta-feira das 19h às 22h).
• O conteúdo da prova teórica constará informações passadas nas aulas expositivas, práticas e livros da disciplina de Técnicas e materiais em endodontia 2024.1 ministradas pelo professor Eduardo Marques. Informações de aplicativos e internet não serão validadas, somente serão, caso o professor indique.
• A prova teórica constará questões objetivas e discursivas. Na correção das questões discursivas, haverá correção do português. A prova teórica ficará retida na disciplina, no entanto, o aluno poderá visualizar a prova para tirar dúvidas.
• As avaliações práticas serão individuais e obedecerão a estas normas – G1 (somatório G1 de notas diárias e elemento dental com tratamento endodôntico concluído) e G2 (somatório de notas diárias G2 tratamento endodôntico concluído). As notas do atendimento clínico serão individuais, mesmo sendo o atendimento em dupla. O auxiliar não terá nota, somente o operador.
• Não haverá segunda chamada para a avaliação prática. Contudo, caso o aluno tenha atestado médico, poderá realizar a avaliação em outro horário.
• As provas serão distribuídas: Teórica G1 (peso 1) 10 pontos, Prática G1 (peso 1) 10 pontos, Teórica G2 (peso 2) 10 pontos, Prática G2 (peso 2) 10 pontos Média Parcial – G1 + G2 (2) maior ou = a 6 o aluno é aprovado.
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• Caso o aluno não atinja a Média Parcial maior ou igual a 6, seguirão as seguintes condições: Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte: – MP + EF (2) maior ou = a 6 o aluno é aprovado. 3
REGRAS DA CLÍNICA
• O aluno ficará encarregado de marcar e remarcar os pacientes. Somente será autorizado a remarcação de paciente mediante a assinatura e carimbo do professor Eduardo Marques. A remarcação será realizada no dia do atendimento do paciente.
• O atendimento a pacientes iniciará dia 13/08/2024.
• Caso cada componente da dupla tenha concluído o tratamento endodôntico exigido na avaliação diária e dente concluído da G1, poderá antecipar o atendimento do elemento dental exigido na G2.
• O aluno somente iniciará o tratamento endodôntico se apresentar o PLANO OPERACIONAL DO CASO A SER REALIZADO. Caso o aluno não apresente, a nota diária iniciará com metade dos pontos.
• O ALUNO QUE INICIAR UM TRATAMENTO ENDODÔNTICO NA DISCIPLINA DE ENDODONTIA CLÍNICA TEM POR RESPONSABILIDADE TERMINAR O TRATAMENTO NO TEMPO CORRESPONDENTE A DISCIPLINA.
• O PACIENTE SOMENTE SERÁ ATENDIDO QUANDO ASSINAR O TERMO DE LIVRE ESCLERECIMENTO DA DISCIPLINA DE ENTODONTIA CLÍNICA.
• AS ANOTAÇÕES DOS TRATAMENTO ENDODÔNTICOS SERÃO REALIZADAS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO E ANEXAR AS RADIOGRAFIAS (CASO O ALUNO NÃO REALIZE AS ANOTAÇÕES NO PROTUÁRIO ELETRÔNICO, TERÁ PERDA DE PONTO).
• SERÃO UTILIZADOS OS LOCALIZADORES FORAMINAIS DURANTE A ODONTOMETRIA.
• NA DISCIPLINA DE ENDODONTIA CLÍNICA NÃO É REALIZADO O ODONTOGRAMA. O ATENDIMENTO É EXCLUSIVO DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO.
• A DISCIPLINA DE ENDODONTIA CLÍNICA DARÁ PREFERÊNCIA POR RADIOGRAFIAS DIGITAIS.
• CASO O PACIENTE NÃO POSSUA PRONTUÁRIO, DEVERÁ SER REALIZADA A ANAMNESE.
• É OBRIGATÓRIO O ALUNO TER ÓCULOS, AVENTAL DE PLÁSTICO, FORRO DE BANCADA E EQUIPO PARA O ATENDIMENTO AO PACIENTE. CASO O ALUNO NÃO POSSUA ESTES MATERIAIS INICIRÁ O PROCEDIMENTO COM POTUAÇÃO MÁXIMA DE 5 PONTOS.
• O aluno irá esterilizar o material clínico e somente abrirá na presença do professor.
• Não será permitido que a dupla atenda em outra clínica do Ceulp/ulbra. Caso a dupla atenda em outra clínica, será de responsabilidade do professor orientador.
Avaliação
24/09/2024 Prova teórica G1 (Assuntos: Diagnóstico, cirurgia de acesso dos dentes permanentes, irrigação, preparo do terço cervical, odontometria e localizadores foraminais) 6 pontos (peso 1)
24/09/2024 G1 prática: Somatório de notas diárias do atendimento clínico 2 pontos (peso 1)
24/09/2024 G1 prática: dente concluído com a obturação dos condutos radiculares 2 pontos (peso 1)
19/11/2024 Prova teórica G2 (Assuntos: Irrigação, preparo do terço cervical, odontometria, localizadores foraminais, preparo do terço apical, medicações intracanais, obturação e retratamento) 6 pontos (peso 2)
19/11/2024 G2 prática: Somatório de notas diárias do atendimento clínico 2 pontos (peso 2)
19/11/2024 G2 prática: dente concluído com a obturação dos condutos radiculares 2 pontos (peso 2)
03/12/2024 Prova substitutiva 10 pontos
Bibliografia
Básica
Cohen, S; Hargreaves, K.M. Caminhos da Polpa. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Leonardo, Mário Roberto Tratamento de canais radiculares: avanços tecnológicos de uma endodontia minimamente invasiva e reparadora 2. Ed. São Paulo: Artes Médicas 2017.
Lopes, H.P.; Siqueira Jr., J.F. Endodontia: Biologia e Técnica. 15 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2015.
Complementar
ANDRADE, E. D. de (org.). Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3. ed. São Paulo: Artes médicas, 2014.
ANUSAVICE, K. J; SHEN, C.; RAWLS, H. R. Phillips: materiais dentários. Tradução de Roberto Braga. 12. ed. Rio de Janeiro:Elsevier,2013.
MALAMED, S. F. Manual de anestesia local. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MONDELLI, J. et al. Fundamentos de dentística operatória. São Paulo: Santos, 2015.
ZUOLO, M. L. et al. Reintervenção em endodontia. 3. ed. São Paulo: Quintessence, 2017.
Material Digital
Camila Stefani Lofrano Cabral,1 Lívia Oliveira Genizelli,1 Rayane Giselle Zavão Cruz,1 Andrea Cardoso Pereira,2 Edson Jorge Lima Moreira,1 Emmanuel João Nogueira Leal da SilvaTratamento de dentes com rizogênese incompleta após procedimentos regenerativos ou de apicificação: uma revisão sistemática de literatura Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 73, n. 4, p. 336-9, out./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10. 18363/rbo.v73n4.p.336ANUSAVICE, K.
COSTA-JÚNIOR, Edson Dias; OLIVEIRA, Laudimar Alves de; CARVALHO-JUNIOR Jacy Ribeiro de. Avaliação in vitro da capacidade de selamento do cimento de ionômero de vidro e do MTA em perfurações de furca. Oral Sci., jan/jun. 2012, vol. 4, nº 1, p. 24-30.
Manuela Colbeck Gonçalves, Claudio Malizia, Luiz Eduardo Monteiro Dias da Rocha LESÕES ENDODÔNTICO-PERIODONTAIS: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO Braz J Periodontol - March 2017 - volume 27 - issue 01