Clínica De Periodontia

2024/2 - Turma 1607

Ementa

Competências

Relacionar os conhecimentos periodontais adquiridos previamente com os conteúdos desenvolvidos nesta disciplina, bem como aplicá-los na prática clínica no que diz respeito à:
Relacionar os conhecimentos periodontais adquiridos previamente com os conteúdos desenvolvidos nesta disciplina
Diagnosticar e classificar as doenças periodontais crônicas e agudas, bem como estabelecer o planejamento adequado e tratar as mesmas
Conhecer a distribuição das doenças periodontais nas populações
Identificar a etiologia e os fatores envolvidos no processo de patogênese das doenças periodontais e intervir nos mesmos
Saber prescrever adjuvantes químicos ao tratamento periodontal
Identificar o prognóstico periodontal imediato e mediato, avaliando o resultado do tratamento periodontal e saber definir a necessidade de retratamento
Estabelecer um programa para a manutenção da saúde para os pacientes tratados.

Objetivos

3.1 GERAL: Capacitar o discente, do ponto de vista teórico e prático à compreensão do processo saúde-doença periodontal e suas consequências, possibilitando o aluno executar a prevenção das doenças periodontais, bem como a recuperação e manutenção da saúde periodontal, em um nível de complexidade média, compatível com o perfil de um cirurgião–dentista generalista.
3.2 ESPECÍFICO (S):
COGNITIVOS
Colaborar para a formação de um profissional generalista, com espírito crítico, apto para atuar integralmente na busca de melhores condições de saúde bucal do indivíduo, com o embasamento teórico-científico biológico que se faz necessário
Consolidar os conhecimentos adquiridos na disciplina de pré-clínica de periodontia através de seminários clínicos a do atendimento clínico aos pacientes? Identificar os determinantes epidemiológicos do processo saúde-doença periodontal
Construir planos de tratamento e realizar o tratamento das gengivites, das periodontites e dos processos agudos periodontais, bem como a manutenção da saúde destes pacientes
Consolidar conceitos de prognóstico periodontal, bem como identificar o sucesso e o fracasso do tratamento periodontal
Introduzir conceitos relacionados à manutenção periódica preventiva que conduza ao desenvolvimento de estratégias de saúde que permitam devolver e manter saúde periodontal
PSICOMOTORES
Aprimorar a habilidade manual do aluno quanto à: remoção dos fatores retentivos de placa supragengival, orientação do controle mecânico do biofilme executado pelos pacientes, execução das técnicas de instrumentação periodontal radicular (subgengival ou com acesso cirúrgico), realização do tratamento de lesões de furca e execução de contenções em dentes com mobilidade excessiva.
SOCIOEMOCIONAIS
Promover o desenvolvimento da responsabilidade profissional, através da relação de respeito desenvolvida com colegas, professores, funcionários e pacientes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem
Estabelecer a prática de condutas importantes na fidelização do paciente, tornando o aluno um agente responsável pelo engajamento do paciente ao tratamento, bem como pela organização de sua agenda.

Programa

- Nova Classificação das Doenças Periodontais - Lesões de Furca (diagnóstico, classificação e tratamento) - Ultrassom em Periodontia -Antibioticoterapia em Periodontia - Forças Oclusais Traumáticas - Doenças Periimplantares
–Cirurgias Periodontais

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula,
gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE),nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas(2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de
forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Conecta e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.

Avaliação

4. PROCESSO METODOLÓGICO
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE) nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Conecta e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
PROCESSO AVALIATIVO
O CEULP, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Avaliação de Grau 1 e avaliação de Grau 2), distribuídos ao longo do período (semestre)conforme previsto na Resolução n° 891, de 25 de outubro de 2023.

O componente curricular da disciplina Periodontia correspondente à categoria 3.2 (teórico-pratica em pacientes)

Disciplina Teórico-práticas em Pacientes

A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.

A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma:  MP =(G1 + (G2x2))/3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

A DISCIPLINA TERÁ AS SEGUINTES AVALIAÇÕES:

Avaliação Grau 1 (G1) – 10 pontos, peso 1 (um):

G1 teórica no valor de 6,0 (seis) pontos, questões objetivas ou discursivas sobre conhecimentos adquiridos em Periodontia.
G1 prática no valor de 1,0 (um) pontos, somatório das notas dos procedimentos realizados até o momento.
G1 prática no valor de 1,0 (um) pontos, apresentação em Power point dos planos de tratamentos e atendimentos realizados até o momento.
G1 prática no valor de 2,0 (dois) pontos, entrega do plano terapêutico manuscristo.




Avaliação Grau 2 (G2) – 10 pontos, peso 2 (dois):
G2 teórica no valor de 6,0 (seis) pontos, questões objetivas ou discursivas sobre conhecimentos adquiridos.
G2 Prática no valor de 2,0 (dois) pontos, somatório de notas dos procedimentos Realizados
G2 prática no valor de 2,0 (dois) pontos, apresentação em Power point dos planos de tratamentos e atendimentos realizados até o momento.

Serão aprovados os alunos que atingirem no mínimo 6,0 (seis) pontos na Média Parcial (MP)

Os alunos que atingirem, no mínimo 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Neste caso, a média final será o resultado da média ponderada entre Média Parcial, com peso um e exame final com peso 2. Calculada da seguinte forma:
Qualquer aluno pode realizar o (EF) para aumentar sua média, independente da aprovação.

É considerado Aprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:
Atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média final (MF) obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
Obter média final (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)

É considerado Reprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:

Não atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média final (MF) obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
Não obtiver a média final (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)

As provas serão realizadas nas datas correspondentes ao calendário acadêmico.

Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas no calendário acadêmico, o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.

O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo professor.


O aluno com frequência inferior a 75% nas atividades acadêmicas, estará REPROVADO, independente da Pontuação do Semestre (PS).
A realização de avaliação escrita (G1 e G2) fora das datas estabelecidas no calendário acadêmico poderá ser solicitada via protocolo até 48h após a realização da avaliação, desde que o aluno esteja amparado pela legislação vigente.
A divulgação do resultado do desempenho acadêmico será no encontro seguinte à realização da atividade avaliativa (G1 e G2), juntamente com o feedback da aprendizagem. A publicação no diário eletrônico será feita 48h após o feedback.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: TODAS AS AVALIAÇÕES TEÓRICAS SERÃO PRESENCIAIS.

PROCESSO AVALIATIVO PRÁTICO

A Avaliação prática seguirá o formulário diário de conceitos do aluno e tem caráter individual sendo de responsabilidade do aluno o preenchimento da ficha avaliativa de desempenho clínico e entrega da mesma todas as aulas clínicas para o professor assinar. O não preenchimento da ficha avaliativa pelo aluno e solicitação para que o professor assine a mesma acarretará em nota zero.

O NÃO PREENCHIMENTO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PELO ALUNO ACARRETARÁ EM NOTA ZERO MESMO QUE O ALUNO TENHA REALIZADO O PROCEDIMENTO DE MANEIRA SATISFATÓRIA POIS O PRONTUÁRIO É UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO.
A disciplina de Periodontial será regida pelas normas do CEULP/ULBRA - Palmas. É dever do aluno seguir o regulamento do CEULP ULBRA, onde constam seus direitos e deveres. Seguirá o calendário acadêmico: início 15/02/2024) e término (27/06/2024). Caso o aluno ausente por motivos pessoais, que não sejam de saúde, ou amparados pela Lei vigente, A RESPONSABILIDADE É SOMENTE DO ALUNO NA FALTA DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES.
O aluno que faltar a aula teórica ou prática, com justificativa médica, deverá apresentar o atestado em 48 horas na central do aluno e protocolar o atestado na central do aluno, que poderá ser deferida ou indeferida pela coordenação de curso.
As clínicas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente. Início e término respectivo das atividades teóricas e clínicas: conforme horário disponibilizado na matrícula.
Normas de Funcionamento das Clínicas e Estágios do Curso de Odontologia - CEULP/ULBRA

- As clínicas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente. Início das atividades teóricas e práticas 9:00H e término 12:00H. O aluno deverá concluir o procedimento 30 min. antes das 12h.

- Em todas as atividades clínicas o aluno deverá usar obrigatoriamente roupa e jaleco branco (ou pijama cirúrgico), bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara, pró-pé e luvas de procedimento) e sapato branco fechado. Caso não seja respeitado o aluno perderá ponto e não atenderá o paciente.

- As unhas deverão estar limpas e curtas e não será permitido o uso de adereços como brincos grandes, colares, pulseiras e anéis durante os atendimentos.

- Cada aluno deverá trazer todo material solicitado. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perdas de material, isto é responsabilidade de cada aluno.

- Com início das aulas clínicas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá nota zero na nota diária. Esta pontuação será descontada na avaliação prática que será realizada na avaliação prática. Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada.

- O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina.

- O aluno terá Tolerância de 15 min, após início da aula.



- É obrigação do aluno marcar os pacientes e realizar a remarcação. O aluno terá no máximo 24h antes da clínica para marcar o paciente, caso não seja observada a marcação o aluno receberá nota ZERO. De preferência, a remarcação será realizada no dia do atendimento do paciente através das folhar de marcação e assinadas e carimbadas pelos professores da disciplina. Não será autorizado o aluno marcar o paciente com um professor que não está inserido na disciplina.

- O tempo máximo de tolerância para atrasos de pacientes será de 30 (trinta) minutos por período, salvo autorização expressa do professor responsável, sem prejuízo do atendimento. Excedido esse tempo o acadêmico deverá solicitar à recepção a remarcação do paciente;

- Em nenhuma hipótese será permitido o atendimento pelo acadêmico em horário diverso daquele em que se encontra regularmente matriculado;

- O aluno somente iniciará o tratamento se apresentar o PLANO OPERACIONAL DO CASO A SER REALIZADO. Caso o aluno não apresente, a nota diária iniciará com metade dos pontos.

- O atendimento deverá acontecer em dupla, salvo quando o número de acadêmicos seja ímpar;
As duplas deverão alternar os dias de atendimento para que não haja prejuízo a nenhum dos acadêmicos.

- A ocupação dos consultórios/box de atendimento ocorrerá por sorteio, com exceção de acadêmicos sinistros (canhotos) que terão consultórios adaptados.

- Cada dupla ficará responsável pelo seu consultório/box durante o turno de atendimento, devendo entregá-lo nas mesmas condições de recebimento.

- O consultório/box será o mesmo durante todo o semestre, exceto se houver necessidade de desativação ou manutenção dele. Nesse caso, os acadêmicos serão realocados para outro consultório/box disponível;

- Qualquer defeito de funcionamento no consultório/box deverá ser informado imediatamente às técnicas junto à farmacinha.


DOS CUIDADOS DE BIOSSEGURANÇA E ESTERILIZAÇÃO

- TODOS (acadêmicos e professores) que atuarem no ambiente clínico devem estar imunizados com as vacinas BCG (tuberculose), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), dupla bacteriana (difteria e tétano), hepatite B, febre amarela, influenza e covid-19. É recomendado que após a terceira dose da vacina contra hepatite B, seja realizado o teste sorológico Anti-HBs para certificar-se da real imunidade;

- O comprovante de vacinação atualizado deverá ser entregue à coordenação de clínica até a segunda semana de aula da primeira atividade clínica do acadêmico e atualizado sempre que necessário, de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

- Durante o período na clínica escola, TODOS (acadêmico/professor estando em atendimento ou não), deverão portar EPIs completos.

- Antes do atendimento de cada paciente deverá ser realizada a desinfecção das superfícies com álcool 70% e posterior colocado a barreira física de proteção descartável nos equipos clínicos através de filme PVC (botões manuais de acionamento, alça do refletor encostado na cabeça e braços da cadeira, encosto do mocho, canetas de alta e baixa rotação, corpo da seringa tríplice e pontas da unidade de sucção), campos descartáveis impermeáveis (superfície da bancada e do carrinho auxiliar) e pontas descartáveis ou ponteira de seringa tríplice estéril (disponível na farmacinha);

- A desinfecção do equipo deverá ser feita antes e após cada atendimento, assim com a troca de barreira física e removidas ao final, estando o acadêmico no uso dos EPIs e dando a destinação adequada aos resíduos;

- O uso de sobre-luvas descartáveis é recomendado em qualquer situação fora do campo operatório como abrir portas, gavetas, realizar anotações em fichas, revelação de radiografia etc. As sobre luvas deverão sempre ser de único uso, no retorno ao campo operatório deverão ser descartadas;

- A utilização de aparelhos de telefone celular/tablets pelo acadêmico operador ou auxiliar deverá seguir os protocolos de biossegurança (utilização de barreira de proteção, sobre luvas, etc) e deverá ser para uso exclusivo para acesso ao Sistema do Prontuário Eletrônico;

- É proibida alimentação dentro das clínicas;

- A esterilização deverá ser feita utilizando-se papel grau cirúrgico lacrado termicamente ou auto seláveis;

- Acadêmicos terão seus materiais esterilizados pelo CME da clínica do curso, devendo levar para o departamento de esterilização com o mínimo de 30 minutos de antecedência do horário dos ciclos da autoclave e pelo menos 24h de antecedência ao horário que irá utilizar os materiais.
Horários dos ciclos de esterilização: Segunda a sexta 11 h, 14h e 18 h
Recebimento de materiais - Segunda a sexta de 8hs a 18hs.


DOS PRONTUÁRIOS, AGENDAMENTOS, ATENDIMENTO DOS PACIENTES

Os prontuários dos pacientes atendidos na clínica de odontologia do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS (CEULP/ULBRA) constituem documento público de propriedade da FULBRA, podendo ser requisitados judicialmente para consultas futuras, de forma que a remoção das dependências da instituição bem como qualquer dano configura crime tipificado no artigo 337 do código penal:
Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado à custódia de funcionário, em razão de ofício, ou de particular em serviço público: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave.

- Será permitida a realização de cópias do prontuário apenas para uso em atividades acadêmicas após expressa autorização do professor.

- Para atividades de pesquisa, os prontuários serão fornecidos somente após a autorização da Coordenação de Clínica, com a apresentação do Termo de Consentimento para Utilização de Dados e Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;

- A partir do primeiro semestre de 2022 os prontuários e sistemas de agendamento passaram a ser eletrônicos através do Software “Dental Office”. Cada aluno/professor possui um acesso único, através do e-mail institucional (com os domínios @rede.ulbra.br para acadêmicos e @ulbra.br para professores), intransferível e protegido por senha, o qual pode ser auditado a qualquer momento, caso haja necessidade;

- É de responsabilidade de cada usuário a utilização ética e consciente do sistema, assim como a manutenção do sigilo dos dados;

- Todas as fichas dos pacientes deverão ser alimentadas com as informações referentes ao atendimento clínico odontológico (Anamnese, Exame Físico, Periograma, Odontograma, Plano de Tratamento, Evolução Diária e demais informações pertinentes à resolução do caso);

- Havendo necessidade de consulta, os prontuários antigos manuscritos encontram-se à disposição na recepção da clínica do curso.

- Ao final de cada atendimento o professor deverá validar o atendimento através de sua assinatura a partir do QR Code gerado pelo sistema;

- Somente serão agendados os pacientes com atendimento validado pelo professor e ficha de agendamento assinada, constando data, hora, acadêmico responsável e clínica na qual próximo atendimento será realizado.

- Os agendamentos são de responsabilidade da recepção, não sendo permitido ao acadêmico entrar em contato com o paciente;

- Todos os pacientes recebem uma mensagem de lembrete e confirmação da consulta 24h antes do horário agendado, não havendo necessidade de o acadêmico fazer contato com o paciente. Caso seja imprescindível, o acadêmico deverá dirigir-se à recepção e solicitar que a mesma entre em contato com o paciente para repassar a demanda necessária.

- Após iniciar o planejamento e atendimento de cada paciente, o acadêmico ficará vinculado à ele, devendo seguir com todo o tratamento previsto no plano de tratamento, desde que compatível com as complexidades do curso de graduação em odontologia;

- É obrigatório o acadêmico manter atualizado o caderno de controle de pacientes, constando o nome completo do paciente e qual situação em que se encontra o atendimento, para assim, desvinculá-lo da sua responsabilidade com as seguintes descrições ( ) Encaminhado ( ) Dispensado ( ) Alta.

- A permuta de pacientes entre acadêmicos será permitida única e exclusivamente com autorização do professor responsável justificando por escrito no prontuário e no caderno de controle de pacientes, respeitando-se o plano de tratamento pré-estabelecido.

- Os prontuários dos pacientes devem ser correto e integralmente preenchido, devendo o acadêmico apresentar ao professor responsável o PLANO DE TRATAMENTO COMPLETO e individualizado, com previsão dos procedimentos a serem executados nas diversas sessões necessária.
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- O planejamento deverá ser preenchido no prontuário e assinado pelo professor responsável;

- O acadêmico deverá apresentar ao professor, antes da realização de cada procedimento, o planejamento para ele, demonstrando o diagnóstico, indicações de tratamento, instrumentais a serem utilizados bem como as técnicas e sequência do procedimento a ser executado. Caso o planejamento não esteja de acordo ou não for apresentado, a nota do dia ficará prejudicada;

- Caso ocorra falta do paciente, atraso que justifica sua dispensa, ou fato superveniente que leve o acadêmico a não realizar atendimento naquele período, a ficha de notas deverá ser preenchida com o ocorrido e a nota do dia não será contabilizada na média do semestre;

- A falta sem justificativa por atestado médico dentro das prerrogativas legais (seja do acadêmico operador ou auxiliar) configura nota do dia igual a Zero.

- Os atestados médicos deverão ser protocolados na central do aluno em até 48 horas e uma cópia deverá ser entregue ao professor e anexada junto ao caderno de avaliação;

- O acadêmico auxiliar terá a mesma nota do acadêmico operador, desde que exerça sua função com diligência, responsabilidade e em conjunto com o operador. Caso contrário, terá nota inferior ao acadêmico operador, de acordo com os critérios da ficha de avaliação;
A nota do auxiliar será igual ou menor à nota do operador (conforme critérios avaliativos);
O não comparecimento à aula prática culminará com nota zero;
Se o paciente faltar ao atendimento, não haverá nota no dia e este será excluído do cálculo da média.

- É obrigatório o aluno ter TODOS os materiais que constam na lista de materiais.

ORIENTAÇÕES PARA O SEMINÁRIO:
Seminários de casos clínicos: Cada aluno deverá apresentar, em forma de seminários, um caso clínico executado na clínica ao longo do semestre. O objetivo dessa atividade é posicionar o aluno no centro da construção do conhecimento, a partir da exposição de questões fundamentais no planejamento e execução dos casos clínicos, sempre com o
embasamento teórico apropriado.
O aluno deverá apresentar o paciente, com informações relevantes a respeito do contexto social ao qual seu paciente está inserido, contextualizando essas informações com o quadro clínico inicial do paciente. Informações a respeito dos diagnósticos do paciente deverão ser apresentadas nesse momento, e com essas informações, a proposição de um completo plano de tratamento. A partir disso, a execução dos procedimentos clínicos deverá ser apresentada. A sequência correta dos passos clínicos, juntamente com as técnicas adequadamente realizadas, deverá ser apresentada.
A discussão a respeito do exposto será estimulada, a fim de estimular a construção do conhecimento e do senso crítico dos alunos, principalmente em relação à tomada de decisão clínica.

ORIENTAÇÕES PARA OS PLANOS DE TRATAMENTO:
O plano de tratamento de todos os pacientes deve ser feito após a primeira consulta.
Inicie com a descrição das comorbidades, medicações, hábitos que sejam relevantes durante os atendimentos odontológicos e que possam influenciar no diagnóstico, condução e prognóstico do tratamento. Após descreva a condição de cada elemento dentário e as possíveis formas de tratamento.
Ao final, descreva o que você PRETENDE fazer em cada atendimento e defina as datas para que você possa estar organizado para o dia do procedimento, assim como o paciente e o professor orientador.

ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DE ATENDIMENTO DIÁRIO:
O planejamento do atendimento diário tem o objetivo de oportunizar ao acadêmico revisar o conhecimento teórico de passo-a-passo da técnica operatória, fatores essenciais para desenvolvimento do procedimento clínico.
Descreva o passo-a-passo que você deverá executar para realizar o procedimento proposto,
incluindo instrumentais e materiais necessários para a execução.
RECADOS 2024/2

1. AS AULAS COMEÇAM NA SEGUNDA DIA 29/07
2. AS SALAS DE AULA ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS DISCIPLINAS NO CONECTA – ENTRE NO CONECTA E VEJA AS SALAS DE AULA QUE VOCÊ DEVERÁ SE DIRECIONAR

3. O HORÁRIO DAS AULAS: MANHÃ 9-12H/ TARDE 14-17H/ NOITE 19-22H/ ESTÁGIOS COMECAM PELA MANHÃ AS 8H E A NOITE AS 18H
4. AGORA TODAS AS INFORMAÇÕES DAS DISCIPLINAS (PLANO DE ENSINO, WEB ATIVIDADE) ESTARÃO NO CANVAS, O APLICATIVO DISPONÍVEL NO SITE DA
ULBRA.BR – WEBALUNO
5. A PARTIR DE AGORA A WEB ATIVIDADE SERÁ CHAMADA DE WEB AULA! PRESTE ATENÇÃO: AGORA A WEB AULA NÃO VALERÁ PRESENÇA, OU SEJA, SE VOCÊ NÃO FIZER ELA, VOCÊ NÃO REPROVA! ENTRETANTO.... PRESTE ATENÇÃO, POIS OS PROFESSORES IRÃO COBRAR AS WEB AULAS NAS PROVAS!

6. ATENÇÃO MASTER: AGORA VOCÊ SÓ PODE PROTOCOLAR ATESTADOS QUE CONTENHAM MAIS DE 15 DIAS!
ATESTADOS DE MENOS DE 15 DIAS NÃO SERÃO MAIS ACEITOS.... OU SEJA, SE VOCÊ FALTAR UM DIA DE AULA, SERÁ SEU DIREITO, POIS VOCÊ TEM DIREITO A FALTAR 25% DAS AULAS!!!!! CASO VOCÊ FALTE EM DIA DE PROVA E NÃO TENHA O ATESTADO DE 15 DIAS, TERÁ ZERO (0) NAPROVA, VISTO QUE VOCÊ FALTOU A AVALIAÇÃO.
7. FALTAS EM ESTÁGIOS E MATÉRIAS PRÁTICAS TAMBÉM SÃO PERMITIDAS NO LIMITE DE 25%, ENTRETANTO, A FALTA EM ESTÁGIO OU MATÉRIA PRÁTICA COM PACIENTE, LEVARÁ VOCÊ NAQUELE DIA A NOTA ZERO (0), VISTO QUE VOCÊ NÃO ATENDEU O PACIENTE.
8. ESTÁ PROIBIDO REPOSIÇÃO DE AULA PRÁTICA COM PACIENTE OU ESTÁGIO CASO VOCÊ TENHA FALTADO.LEMBRE-SE: VOCÊ TEM DIREITO A FALTAR 25%!!!! SABENDO QUE TERÁ ZERO NO DIA E NÃO TERÁ REPOSIÇÃO DA AULA.

Bibliografia

Básica

AVERY, J. K. Fundamentos de histologia e embriologia bucal: uma abordagem clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: LINDHE, J. Tratado de periodontia clínica e implantodontia oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ªed. 1999, 1321p.
COELHO-SOUZA, F.H. e cols. Tratamentos clínicos integrados em odontologia. Rio de Janeiro: 1a.ed. Revinter, 2012.
PAIVA, J.S. & ALMEIDA, R.V.: Periodontia - Atuação Clínica Baseada em Evidências Científicas, 1a. ed. Artes Médicas, 2005.

Complementar

ARTECHE, A.L. O efeito do triclosan, na forma de bochecho, sobre placa e gengivite em um grupo de adolescentes / [orientado por] Rui Vicente Oppermann. Canoas, 2001. 51 f., il. Diss. (Mestrado em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil. 2001.
BASSANI, D.G. Validação do CPITN para o diagnóstico da periodontite / [orientado por] Rui Vicente Oppermann. Canoas, 2001. 118 f. Diss. (Mestrado em Odontologia) - Universidade Luterana do Brasil. 2001.
CARRANZA, A. Periodontia clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. 832p., il.
FELLER, C.; GORAB, R. Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (19. : 2000 : São Paulo) Atualização na clínica odontológica. São Paulo : Artes Médicas, 2000. 584 p.
? RIGUEIRA, I. Fundamentos de periodontia: morfologia, prevenção e terapêutica aplicada. Rio de
Janeiro: Revinter, 2a ed.1996, 273p.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Odontologia
Período: 4
Carga Horária: 76h
Horário: 2M
Sala: 324