Clínica Infantil I
2024/2 - Turma 1616
Ementa
Estudo teórico/prático para o atendimento clínico ambulatorial com vistas ao diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de saúde bucal de crianças de 0 a 12 anos de idade. O aluno será capacitado a demonstrar competências, habilidades e atitudes em termos de medidas de educação para a saúde bucal, assim como de relacionamento com os pacientes, pais ou responsáveis.
Competências
As seguintes habilidades serão trabalhadas:
- Reconhecer e diagnosticar os principais agravos à saúde bucal do paciente odontopediátrico;
- Utilizar as principais técnicas, instrumentais e materiais nos tratamentos requeridos das diferentes necessidades prevalentes nos pacientes odontopediátricos
Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Propor e executar planos de tratamento adequados;
- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
- Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética
- Aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social
- Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva
- Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais
Objetivos
GERAL: Intervir de forma segura e consciente, adequando os conhecimentos assimilados ao atendimento do paciente infantil.
ESPECÍFICO(S):
capacitar o aluno a elaborar um plano de tratamento com bases preventivas e de promoção de saúde, respeitando as peculiaridades físicas e emocionais inerentes a cada fase do crescimento e desenvolvimento da criança. Somado a isso, estabelecer o diagnóstico e tratamento das maloclusões de cunho preventivo e/ou interceptativo, favorecendo o adequado desenvolvimento facial e dentário.
Programa
No processo de ensino-aprendizagem da disciplina serão abordados os seguintes conteúdos:
No processo de ensino-aprendizagem da disciplina serão abordados os seguintes conteúdos:
1- Odontogênese e erupção dentária
2- Exame, diagnóstico e plano de tratamento em Odontopediatria e Ortodontia
3- Psicologia em Odontopediatria
4- Anestesiologia e Cirurgia em Odontopediatria
5- Radiologia em Odontopediatria
6- Abordagem da cárie na infância: Conceitos, epidemiologia e controle da doença
7- Tratamento restaurador das lesões de cárie em Odontopediatria
8- Terapia pulpar em Odontopediatria
Metodologia
G1 teórica (G1T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS:
A avaliação de G1 teórica (G1T) será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado, incluindo o conteúdo da 1 WEB AULA que está postada.
G1- prática (G1P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS:
A distribuição dos pontos da avaliação G1 prática será:
• 2,0 ponto- através da entrega do relatório do trabalho executado na atividade laboratorial/ teórica de todos os dias.
• 2,0 pontos- Entrega do portfólio prático da disciplina.
Desta forma, a nota G1 será computada somando o valor obtido na nota G1T e G1P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
AVALIAÇÃO DE GRAU dois (G2):
Para compor a nota final de G2 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G2T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G2P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G2 teórica (G2T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS:
A avaliação de G2 teórica será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado, incluindo o conteúdo das três WEB AULAS que estão postada.
A avaliação poderá ser composta de perguntas objetivas e/ou discursivas incluindo resolução de casos clínicos.
G2- prática (G2P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS:
A distribuição dos pontos da avaliação G2 prática será:
• 1,0 ponto- somatório das notas de atendimento clínico(SNAC) seguindo os seguintes pesos:
o A média das notas práticas obtidas durante o atendimento clínico de G2 (MP G2) será obtida através do somatório das notas de procedimento de baixa complexidade NPBC G2 (peso1)+ Somatório das notas de procedimento de média e alta complexidade NPMA G2 (peso 2). O valor do somatório será dividido por 3, obtendo-se então a SNAC G2. A fórmula para o cálculo será a seguinte:
• 3,0 pontos- entrega de portfólio digital de atendimento clínico e apresentação dos casos clínicos (obrigatória)
A nota referente ao portfólio de atendimento clínico o qual deverão constar todos os atendimentos clínicos realizados que deverão obrigatoriamente estar descritos na ficha de evolução do aluno portfólio digital com a descrição de TODOS os casos. Os casos realizados durante as práticas clínicas deverão estar minuciosamente descritos em um portfólio digital contendo o nome e idade da criança, resumo da anamnese e descrição do caso, odontograma (inserir obrigatoriamente a foto do odontograma assinado pela professora e datado), planejamento por sessão (inserir a foto do planejamento assinado pela professora), além de fotos de boa qualidade e apresentação dos casos clínicos com embasamento teórico respaldado em evidências científicas. No portfólio devem constar as datas dos atendimentos, o que foi realizado nos respectivos dias com fotos iniciais, transoperatórias e finais. A foto da ficha individual do aluno (caderno) também deverá estar no portfólio. A não entrega do portfólio implica em nota ZERO para o aluno como nota prática. O portfólio deverá ser postado no conecta, nas atividades na data solicitada (até as 23h e 59 min. de 14/06/2024). Portfólios não postados no conecta até a data limite receberão nota zero. Além de postar o trabalho o aluno deverá apresentá-lo no seminário de apresentação de casos clínicos. A não apresentação do portfólio implicará em nota zero ao aluno. O aluno deverá realizar a apresentação oral do portfólio postado no conecta durante os seminários integrados de clínica infantil que acontecerão nos dias 21/06/2024. A apresentação será individual e o aluno poderá montar sua apresentação no canva, powerpoint, keynote ou programa similar. Cada aluno terá o tempo máximo de 10 minutos de apresentação com 05 de arguição. Para auxiliar a avaliação dos trabalhos clínicos poderão ser convidados professores externos do CEULP ULBRA e/ou internos de outras disciplinas.
A nota prática de G2 (G2P) será o somatório das notas de atendimento clínico (SNAC) e da nota obtida com a entrega e apresentação de portfólio, que poderão totalizar até 4,0 pontos.
Desta forma, a nota G2 será computada somando o valor obtido na nota G2T e G2P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
Avaliação
O CEULP, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Avaliação de Grau 1 e avaliação de Grau 2), distribuídos ao longo do período (semestre)conforme previsto na Resolução n° 891, de 25 de outubro de 2023.
O componente curricular da disciplina de “Clínica Infantil I", correspondente à categoria “teórico-prática (2.3), segue o sistema a seguir:
Disciplina Teórico-prática em pacientes:
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: .
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: .
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
A DISCIPLINA TERÁ AS SEGUINTES AVALIAÇÕES:
AVALIAÇÃO DE GRAU UM (G1):
Para compor a nota final de G1 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G1T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G1P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G1 teórica (G1T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 19/04/2024.
A avaliação de G1 teórica (G1T) será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado, incluindo o conteúdo da 1 WEBATIVIDADE que está postada no conecta.
G1- prática (G1P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS: Dia – 19/04/2024.
A distribuição dos pontos da avaliação G1 prática será:
• 1,0 ponto- através da entrega do relatório do trabalho executado na atividade laboratorial/ teórica de todos os dias, no valor de 2,0 pontos.
• 2,0 pontos- Entrega do portfólio prático da disciplina.
Desta forma, a nota G1 será computada somando o valor obtido na nota G1T e G1P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
AVALIAÇÃO DE GRAU dois (G2):14/06
Para compor a nota final de G2 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G2T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G2P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G2 teórica (G2T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 14/06/2024.
A avaliação de G2 teórica será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado, incluindo o conteúdo das três WEB ATIVIDADEs que estão postadas no conecta.
A avaliação poderá ser composta de perguntas objetivas e/ou discursivas incluindo resolução de casos clínicos.
G2- prática (G2P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS: Dia – 14/06/2024.
A distribuição dos pontos da avaliação G2 prática será:
• 1,0 ponto- somatório das notas de atendimento clínico(SNAC) seguindo os seguintes pesos:
o A média das notas práticas obtidas durante o atendimento clínico de G2 (MP G2) será obtida através do somatório das notas de procedimento de baixa complexidade NPBC G2 (peso1)+ Somatório das notas de procedimento de média e alta complexidade NPMA G2 (peso 2). O valor do somatório será dividido por 3, obtendo-se então a SNAC G2. A fórmula para o cálculo será a seguinte:
o
• 3,0 pontos- entrega de portfólio digital de atendimento clínico e apresentação dos casos clínicos (obrigatória)
A nota referente ao portfólio de atendimento clínico o qual deverão constar todos os atendimentos clínicos realizados que deverão obrigatoriamente estar descritos na ficha de evolução do aluno portfólio digital com a descrição de TODOS os casos. Os casos realizados durante as práticas clínicas deverão estar minuciosamente descritos em um portfólio digital contendo o nome e idade da criança, resumo da anamnese e descrição do caso, odontograma (inserir obrigatoriamente a foto do odontograma assinado pela professora e datado), planejamento por sessão (inserir a foto do planejamento assinado pela professora), além de fotos de boa qualidade e apresentação dos casos clínicos com embasamento teórico respaldado em evidências científicas. No portfólio devem constar as datas dos atendimentos, o que foi realizado nos respectivos dias com fotos iniciais, transoperatórias e finais. A foto da ficha individual do aluno (caderno) também deverá estar no portfólio. A não entrega do portfólio implica em nota ZERO para o aluno como nota prática. O portfólio deverá ser postado no conecta, nas atividades na data solicitada (até as 23h e 59 min. de 14/06/2024). Portfólios não postados no conecta até a data limite receberão nota zero. Além de postar o trabalho o aluno deverá apresentá-lo no seminário de apresentação de casos clínicos. A não apresentação do portfólio implicará em nota zero ao aluno. O aluno deverá realizar a apresentação oral do portfólio postado no conecta durante os seminários integrados de clínica infantil que acontecerão nos dias 21/06/2024. A apresentação será individual e o aluno poderá montar sua apresentação no canva, powerpoint, keynote ou programa similar. Cada aluno terá o tempo máximo de 10 minutos de apresentação com 05 de arguição. Para auxiliar a avaliação dos trabalhos clínicos poderão ser convidados professores externos do CEULP ULBRA e/ou internos de outras disciplinas.
A nota prática de G2 (G2P) será o somatório das notas de atendimento clínico (SNAC) e da nota obtida com a entrega e apresentação de portfólio, que poderão totalizar até 4,0 pontos.
Desta forma, a nota G2 será computada somando o valor obtido na nota G2T e G2P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
Avaliação de Substituição de Grau – DIA 28/06/2024 (teórica) e DIA 28/06/2024 (prática) NO VALOR DE 10 PONTOS =
A Avaliação de Substituição de Grau teórica será desenvolvida envolvendo o conteúdo cumulativo até a data da mesma, questões objetivas e discursivas serão elaboradas em busca do entendimento completo da disciplina pelo acadêmico.
Avaliação de Substituição de Grau prática poderá ser realizada em laboratório e/ou em pacientes, de acordo com sorteio a ser realizado previamente pelo professor. Caberá ao professor selecionar o paciente para o aluno atender e o mesmo deverá realizar um procedimento de média ou alta complexidade, que será sorteado. É de obrigação do aluno levar TODOS os materiais esterilizados no dia da avaliação, o manequim de odontopediatria solicitado na lista de materiais independentemente de ser realizada em pacientes ou em laboratório.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: .
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
As Web Atividades compõem a carga horária do aluno totalizando 22 horas. A não realização das Web Atividades poderá implicar em reprovação do aluno por falta.
As Web Atividades deverão ser respondidas no conecta, até as seguintes datas:
28/03/2024 data final para resposta da 10 Web atividade (8 horas)
27/04/2024 - data final para resposta da 20 Web atividade (8 horas)
25/05/2024 - data final para resposta da 30 Web atividade (6 horas).
Para realização da 2ª chamada o aluno deverá fazer requerimento formal, até 48 horas após a realização da avaliação perdida, comprovando com documentação ADEQUADA, inserida de acordo com as normas dispostas pela coordenação de curso.
As provas escritas de segunda chamada serão realizadas, em data a ser fixada pelo professor, versando sobre o mesmo conteúdo aplicado na prova regular de que o aluno não tenha conseguido participar. O professor avisará o aluno com 48h de antecedência e será agendada de acordo com a disponibilidade do professor.
A prova escrita em segunda chamada embora respeite a mesma matéria aplicada à avaliação regular, poderá assumir forma diversa daquela, podendo, inclusive, conter número menor de questões do que a avaliação regular (podendo ser inclusive formada por uma única questão) não necessitando observar a mesma formatação da prova escrita regular aplicada.
6. PROCESSO AVALIATIVO
O CEULP, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Avaliação de Grau 1 e avaliação de Grau 2), distribuídos ao longo do período (semestre)conforme previsto na Resolução n° 891, de 25 de outubro de 2023.
O componente curricular da disciplina de “Clínica Infantil I", correspondente à categoria “teórico-prática (2.3), segue o sistema a seguir:
Disciplina Teórico-prática em pacientes:
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: .
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: .
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
A DISCIPLINA TERÁ AS SEGUINTES AVALIAÇÕES:
AVALIAÇÃO DE GRAU UM (G1):
Para compor a nota final de G1 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G1T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G1P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G1 teórica (G1T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 19/04/2024.
A avaliação de G1 teórica (G1T) será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado, incluindo o conteúdo da 1 WEBATIVIDADE que está postada no conecta.
G1- prática (G1P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS: Dia – 19/04/2024.
A distribuição dos pontos da avaliação G1 prática será:
• 1,0 ponto- através da entrega do relatório do trabalho executado na atividade laboratorial/ teórica de todos os dias, no valor de 2,0 pontos.
• 2,0 pontos- Entrega do portfólio prático da disciplina.
Desta forma, a nota G1 será computada somando o valor obtido na nota G1T e G1P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
AVALIAÇÃO DE GRAU dois (G2):14/06
Para compor a nota final de G2 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G2T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G2P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G2 teórica (G2T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 14/06/2024.
A avaliação de G2 teórica será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado, incluindo o conteúdo das três WEB ATIVIDADEs que estão postadas no conecta.
A avaliação poderá ser composta de perguntas objetivas e/ou discursivas incluindo resolução de casos clínicos.
G2- prática (G2P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS: Dia – 14/06/2024.
A distribuição dos pontos da avaliação G2 prática será:
• 1,0 ponto- somatório das notas de atendimento clínico(SNAC) seguindo os seguintes pesos:
o A média das notas práticas obtidas durante o atendimento clínico de G2 (MP G2) será obtida através do somatório das notas de procedimento de baixa complexidade NPBC G2 (peso1)+ Somatório das notas de procedimento de média e alta complexidade NPMA G2 (peso 2). O valor do somatório será dividido por 3, obtendo-se então a SNAC G2. A fórmula para o cálculo será a seguinte:
o
• 3,0 pontos- entrega de portfólio digital de atendimento clínico e apresentação dos casos clínicos (obrigatória)
A nota referente ao portfólio de atendimento clínico o qual deverão constar todos os atendimentos clínicos realizados que deverão obrigatoriamente estar descritos na ficha de evolução do aluno portfólio digital com a descrição de TODOS os casos. Os casos realizados durante as práticas clínicas deverão estar minuciosamente descritos em um portfólio digital contendo o nome e idade da criança, resumo da anamnese e descrição do caso, odontograma (inserir obrigatoriamente a foto do odontograma assinado pela professora e datado), planejamento por sessão (inserir a foto do planejamento assinado pela professora), além de fotos de boa qualidade e apresentação dos casos clínicos com embasamento teórico respaldado em evidências científicas. No portfólio devem constar as datas dos atendimentos, o que foi realizado nos respectivos dias com fotos iniciais, transoperatórias e finais. A foto da ficha individual do aluno (caderno) também deverá estar no portfólio. A não entrega do portfólio implica em nota ZERO para o aluno como nota prática. O portfólio deverá ser postado no conecta, nas atividades na data solicitada (até as 23h e 59 min. de 14/06/2024). Portfólios não postados no conecta até a data limite receberão nota zero. Além de postar o trabalho o aluno deverá apresentá-lo no seminário de apresentação de casos clínicos. A não apresentação do portfólio implicará em nota zero ao aluno. O aluno deverá realizar a apresentação oral do portfólio postado no conecta durante os seminários integrados de clínica infantil que acontecerão nos dias 21/06/2024. A apresentação será individual e o aluno poderá montar sua apresentação no canva, powerpoint, keynote ou programa similar. Cada aluno terá o tempo máximo de 10 minutos de apresentação com 05 de arguição. Para auxiliar a avaliação dos trabalhos clínicos poderão ser convidados professores externos do CEULP ULBRA e/ou internos de outras disciplinas.
A nota prática de G2 (G2P) será o somatório das notas de atendimento clínico (SNAC) e da nota obtida com a entrega e apresentação de portfólio, que poderão totalizar até 4,0 pontos.
Desta forma, a nota G2 será computada somando o valor obtido na nota G2T e G2P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
Avaliação de Substituição de Grau – DIA 28/06/2024 (teórica) e DIA 28/06/2024 (prática) NO VALOR DE 10 PONTOS =
A Avaliação de Substituição de Grau teórica será desenvolvida envolvendo o conteúdo cumulativo até a data da mesma, questões objetivas e discursivas serão elaboradas em busca do entendimento completo da disciplina pelo acadêmico.
Avaliação de Substituição de Grau prática poderá ser realizada em laboratório e/ou em pacientes, de acordo com sorteio a ser realizado previamente pelo professor. Caberá ao professor selecionar o paciente para o aluno atender e o mesmo deverá realizar um procedimento de média ou alta complexidade, que será sorteado. É de obrigação do aluno levar TODOS os materiais esterilizados no dia da avaliação, o manequim de odontopediatria solicitado na lista de materiais independentemente de ser realizada em pacientes ou em laboratório.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: .
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
As Web Atividades compõem a carga horária do aluno totalizando 22 horas. A não realização das Web Atividades poderá implicar em reprovação do aluno por falta.
As Web Atividades deverão ser respondidas no conecta, até as seguintes datas:
28/03/2024 data final para resposta da 10 Web atividade (8 horas)
27/04/2024 - data final para resposta da 20 Web atividade (8 horas)
25/05/2024 - data final para resposta da 30 Web atividade (6 horas).
Para realização da 2ª chamada o aluno deverá fazer requerimento formal, até 48 horas após a realização da avaliação perdida, comprovando com documentação ADEQUADA, inserida de acordo com as normas dispostas pela coordenação de curso.
As provas escritas de segunda chamada serão realizadas, em data a ser fixada pelo professor, versando sobre o mesmo conteúdo aplicado na prova regular de que o aluno não tenha conseguido participar. O professor avisará o aluno com 48h de antecedência e será agendada de acordo com a disponibilidade do professor.
A prova escrita em segunda chamada embora respeite a mesma matéria aplicada à avaliação regular, poderá assumir forma diversa daquela, podendo, inclusive, conter número menor de questões do que a avaliação regular (podendo ser inclusive formada por uma única questão) não necessitando observar a mesma formatação da prova escrita regular aplicada.
PROCESSO AVALIATIVO TEÓRICO
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: TODAS AS AVALIAÇÕES TEÓRICAS SERÃO PRESENCIAIS.
PROCESSO AVALIATIVO PRÁTICO
A Avaliação prática seguirá o formulário diário de conceitos do aluno e tem caráter individual sendo de responsabilidade do aluno o preenchimento da ficha avaliativa de desempenho clínico e entrega da mesma todas as aulas clínicas para o professor assinar. O não preenchimento da ficha avaliativa pelo aluno e solicitação para que a professora assine a mesma acarretará em nota zero.
O NÃO PREENCHIMENTO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PELO ALUNO ACARRETARÁ EM NOTA ZERO MESMO QUE O ALUNO TENHA REALIZADO O PROCEDIMENTO DE MANEIRA SATISFATÓRIA POIS O PRONTUÁRIO É UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO.
• A disciplina de Clínica Infantil será regida pelas normas do CEULP/ULBRA - Palmas. É dever do aluno seguir o regulamento do CEULP ULBRA, onde constam seus direitos e deveres. Seguirá o calendário acadêmico: início 16/02/2024). Caso o aluno ausente por motivos pessoais, que não sejam de saúde, com atestado protocolado e aceito pela coordenação, A RESPONSABILIDADE É SOMENTE DO ALUNO NA FALTA DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES.
• O aluno que faltar a aula teórica ou prática, com justificativa médica, deverá apresentar o atestado em 48 horas na central do aluno e protocolar o atestado na central do aluno.
• Com início das aulas clínicas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá nota zero na nota diária. Esta pontuação será descontada na avaliação prática que será realizada na avaliação prática G1 e G2. Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada.
• O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina de Clínica Infantil I. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina.
• O aluno terá Tolerância de 15 min. de atraso após início da aula (teórica ou prática).
• Existem 3 Webs atividades durante o período de 2024.1 (Caso o aluno não realize a Web atividade, falta será computada e poderá exceder o número de faltas na disciplina. Desta forma, o aluno poderá ser reprovado por falta). Carga horária das Webs: Web 1 são 8 horas e 2 são 8 horas e Web 3 são 6 horas. O aluno deverá responder nos prazos estabelecidos pelo CEULP ULBRA Web 1 (data final para responder 16/03/2024), Web 2 (data final para responder 27/04/2024), Web 3 (data final para responder 25/05/2024). As webs atividades serão inseridas nas provas teóricas G1, G2 e avaliação de substituição de Grau. O aluno deverá estar atento na resolutividade das Web atividades, pois poderá ser reprovado na disciplina devido ao não cumprimento da carga horária. Desta forma, poderá ser reprovado por falta. Não é de responsabilidade do professor lembrar o aluno de responder as web atividades nos prazos descritos.
• Em todas as atividades clínicas o aluno deverá usar obrigatoriamente roupa branca (ou pijama cirúrgico verde), jaleco branco ou com estampas coloridas desde que de cores sejam claras (bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara, pró-pé e Face Shield) e sapato branco fechado. A disciplina não aceitará jalecos escuros como preto, azul marinho, vinho, entre outras, e pijamas cirúrgicos que não sejam da cor verde. Caso não seja respeitado o aluno perderá ponto e não atenderá o paciente.
• Cada aluno deverá trazer todo material solicitado em todas as aulas, independente do procedimento planejado. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perdas de material, isto é responsabilidade de cada aluno.
• O conteúdo da prova teórica constará informações passadas nas aulas expositivas, práticas e livros. Informações de aplicativos e internet não serão validadas, somente serão, caso o professor indique.
• A prova teórica constará questões objetivas e discursivas. Na correção das questões discursivas, haverá correção do português. As provas teóricas ficarão retidas na disciplina, no entanto, o aluno poderá visualizar a prova para tirar dúvidas no dia da correção da prova agendada pelo professor.
• As notas do atendimento clínico serão individuais, mesmo sendo o atendimento em dupla. O auxiliar receberá apenas a presença como auxílio. Cabe a dupla organizar os atendimentos de forma a cada uma tender e auxiliar na mesma proporção.
• A comunicação com a professora regente da disciplina somente será realizada presencialmente.
• Todos os alunos estão convidados para a aula Magna proporcionada pelo Ceulp/Ulbra.
• É obrigação do aluno marcar os pacientes e realizar a remarcação. O aluno terá no máximo 48h antes da clínica para marcar o paciente, caso não seja observada a marcação o aluno receberá nota ZERO. De preferência, a remarcação será realizada no dia do atendimento do paciente através das folhas de marcação que deverão estar assinadas e carimbadas pela professora da disciplina. Não será autorizado o aluno marcar o paciente com um professor que não está inserido na disciplina.
• O atendimento clínico será realizado somente em dupla.
• O aluno somente iniciará o tratamento se apresentar o PLANO OPERACIONAL DO CASO A SER REALIZADO. Caso o aluno não apresente, a nota diária iniciará com metade dos pontos.
• NÃO SERÁ PERMITIDO AO ALUNO ATENDER UM PACIENTE FORA DO HORÁRIO DA DISCIPLINA.
• AS ANOTAÇÕES DOS TRATAMENTOS SERÃO REALIZADAS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO (CASO O ALUNO NÃO REALIZE AS ANOTAÇÕES NO PROTUÁRIO ELETRÔNICO, TERÁ PERDA DE PONTO).
• O aluno deverá encerrar o procedimento 15 min. antes do término da disciplina.
• O aluno irá esterilizar o material clínico e somente abrirá na presença do professor:
Horários dos ciclos de esterilização: Segunda à sexta 11 h, 14h e 18 h.
Recebimento de materiais: caberá ao aluno se informar junto à Central de Esterilização de Materiais pois poderá haver mudança nos horários ao longo do semestre.
OBJETIVOS CLÍNICOS DA DISCIPLINA:
Cada aluno tem um objetivo clínico a cumprir dividido em categorias de baixa, média e alta complexidade que farão a composição da nota final em percentual.
Procedimentos de baixa complexidade, irão compor até 25% da nota prática, independente da quantidade realizada, como:
• Anamnese, exame clínico, preenchimento de odontograma. Plano de tratamento.
• Instrução de Higiene Oral.
• Evidenciação de Placa.
• Fluorterapia (gel ou verniz).
• Cariostáticos.
• Exodontia de dentes esfoliando (sem raiz).
• Selantes ionoméricos e resinosos sem isolamento absoluto
• Manejo do comportamento
Procedimentos de média complexidade, irão compor até 50% da nota prática, tendo o aluno a obrigação de cumprir pelo menos quatro procedimentos dentre esses listados abaixo:
• ART
• Coroas de acetato sem isolamento absoluto
• Restaurações em dentes anteriores e posteriores com isolamento relativo
• Atendimento a bebês
• Atendimento a crianças com TEA e ou de comportamento difícil (se conseguirem ser manejadas)
• Selantes com isolamento absoluto
Procedimentos de alta complexidade, irão compor até 25% da nota prática, tendo o aluno a obrigação de cumprir pelo menos dois procedimentos dentre esses listados abaixo:
• Exodontias de dentes com raiz (e sutura) e demais cirurgias de tecidos moles (ulectomia)
• Endodontias/pulpotomias
• Coroas de aço, hall technique
• Restaurações indiretas posteriores
• Coroas anteriores com pino e matriz de acetato
• Restaurações anteriores e/ou posteriores com isolamento absoluto
Não haverá substituição de objetivo, independentemente do número de execução do procedimento.
Não será permitido ao aluno realizar apenas triagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor e selantes com isolamento relativo ao longo de todo o semestre. Cabe ao aluno informar ao professor a necessidade de solicitação de pacientes com procedimentos de média complexidade para atingir a meta clínica, com antecedência.
OBS. O professor tem autonomia para determinar o grau de complexidade dos procedimentos de acordo com o comportamento da criança.
Em casos de reabilitação a pontuação poderá ser redistribuída pelo professor de acordo com o grau de complexidade dos casos.
Atividades de laboratório: poderão ser realizadas durante os períodos da clínica e a nota da atividade será integrada a nota diária de clínica do dia respectivo, a critério do professor(s) da disciplina.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS/ATENDIMENTOS:
(1) Relações pessoais / ética
a) Aluno-paciente
b) Aluno-professor
c) Aluno-aluno
d) Aluno-funcionário
(2) Conhecimentos teóricos
a) Diagnóstico
b) Manobras preventivas e terapêuticas
(3) Biossegurança
a) Uso de EPIs
b) Manutenção da cadeia asséptica (instrumental, equipamentos, pessoas)
(4) Atendimento clínico
(a) Presença do material necessário
(b) Organização da mesa de trabalho
(c) Desempenho técnico
(5) Documentação: preenchimento, manutenção e atualização
(a) Prontuário (anamnese, exame físico, diagnóstico, plano de tratamento e ficha de evolução única)
(b) Documentos e exames anexos
(6) Assiduidade e pontualidade
a) Presença na aula prática
b) Horário de chegada e saída na aula prática
(7) Interesse e Iniciativa
(8) Grau evolutivo
OS CONCEITOS DO ATENDIMENTO CLÍNICO INFANTIL ABRANGERÃO:
Plano de tratamento: (planejamento diário escrito manualmente) a falta do planejamento escrito diário entregue ao professor impedirá o atendimento do acadêmico na clínica e implicará em nota zero na avaliação diária. O aluno só poderá iniciar o atendimento clínico do paciente com plano de tratamento assinado e protocolo operacional padrão (passo-a-passo)do nprocedimento a ser realizado no dia.
Pontualidade (chegar atrasado ou sair mais cedo): o atraso maior que 15 min. poderá impedir o início do atendimento diário pelo acadêmico e implicará em perda da pontuação.
Assiduidade: (acadêmico não compareceu ao dia de clínica). A falta do acadêmico na aula de clínica, sem justificativa legal, resultará em nota diária de clínica “zero”.
Paramentação (completa e adequada): a falta de paramentação como uniforme e EPI obrigatórios poderá impedir o atendimento diário pelo acadêmico e poderá acerretar em nota zero.
Postura (relações interpessoais adequadas e éticas com toda equipe da IES e pacientes). Cabe ao aluno desmarcar o paciente em tempo viável (mínimo de 4 horas de antecedência) em caso de falta do aluno, para evitar viagem perdida do paciente até a clínica.
Montagem da mesa clínica e instrumental: (instrumental adequado e necessário para o procedimento; montagem da mesa clínica, limpeza do equipamento e ambiente (boxe) pelo aluno após o atendimento). A falta de instrumentais necessários ao atendimento diário poderá implicar em cancelamento do procedimento e implicará em nota zero.
Biossegurança –medidas de biossegurança associadas ao equipamento (proteção do refletor, cadeira, canetas (alta e baixa rotação, água e ar), bandeja), do aluno (EPI completo) e paciente (óculos, aventar de acordo com o procedimento, campo cirúrgico). É vedado o início do atendimento sem a apresentação do comprovante de esterilização. Apresentação de instrumental sem a devida esterilização ou a quebra da biossegurança implicará em nota ZERO no requisito e o aluno poderá receber uma advertência por escrito do professor.
Realização do procedimento: conhecimento teórico sobre o procedimento a ser realizado; conseguiu executar com presteza e esforço; finalização e orientação adequada. Quando o professor realizar o procedimento para o aluno, dependendo do tipo de procedimento, o aluno poderá ficar sem conceito.
Na prática diária o aluno será avaliado recebendo uma nota diária, onde a avaliação de cada procedimento se dará por grau de complexidade, de acordo com as informações abaixo.
a. Os procedimentos de BAIXA COMPLEXIDADE.
b. Os procedimentos de ME?DIA COMPLEXIDADE.
c. Os procedimentos de ALTA COMPLEXIDADE.
d. Procedimentos de auxílio contam apenas como presença.
PROCEDIMENTO Grau de complexidade na Infantil
Triagem de pacientes.
Anamnese, exame clínico, preenchimento de odontograma. Instrução de Higiene Oral. Plano de tratamento. Baixa complexidade
Evidenciação de Placa. Fluorterapia. Baixa complexidade
Selantes ionoméricos e resinosos SEM isolamento ABSOLUTO. Média complexidade
ART em cavidade oclusal. Média complexidade
Restaurações em dentes anteriores e posteriores com isolamento absoluto Alta complexidade
Exodontias de dentes com raiz e demais cirurgias de tecidos moles. Alta complexidade
Exodontia de dentes esfoliando (sem raiz) Baixa complexidade
Endodontias/pulpotomias Alta complexidade
Coroas de aço, hall technique Alta complexidade
Restaurações indiretas, coroas anteriores com pino Alta complexidade
OBS. Em casos de reabilitação a pontuação poderá ser redistribuída pelo professor de acordo com o grau de complexidade dos casos.
OBS. O professor tem autonomia para determinar o grau de complexidade dos procedimentos de acordo com o comportamento da criança.
Informações importantes:
1. Nas avaliações escritas, poderão ser elaboradas com o emprego exclusivo de questões de múltipla escolha, questões dissertativas ou mesmo questões de múltipla escolha e questões dissertativas (prova mista).
2. Para as avaliações escritas fica inicialmente estabelecida a proibição da utilização de qualquer espécie de material ou equipamento de consulta que, contudo, poderá, a juízo exclusivo do professor, vir a ser autorizada, apenas para as questões dissertativas, oportunidade em que os alunos serão comunicados na semana que anteceder a realização da prova respectiva.
3. Os momentos inicialmente estabelecidos neste Plano de Ensino e a distribuição de pontuação aqui estabelecida poderão ser livremente alteradas pelo professor no decorrer do semestre, mediante comunicação formal aos alunos, desde que a alteração ocorra antes da realização da avaliação prevista. Aplicada a avaliação, fica vedada a alteração da pontuação para ela estabelecida. A forma de comunicação oficial entre o professor e os alunos será o portal do aluno, podendo ser utilizados mecanismos complementares de comunicação com o líder da turma.
4. Para realização da 2ª chamada o aluno deverá fazer requerimento formal, até 48 horas após a realização da avaliação perdida, comprovando com documentação ADEQUADA, inserida de acordo com as normas dispostas pela coordenação de curso.
5. As avaliações compreenderão todo o conteúdo ministrado até o momento que anteceder a sua realização, ficando estabelecida a ACUMULAÇÃO DA MATÉRIA para as avaliações posteriores.
6. Por ocasião da correção das avaliações e quaisquer delas, são critérios para formação da pontuação obtida: a estética do texto, a correção ortográfica, a compreensão do questionamento proposto, o raciocínio lógico na elaboração da resposta, a objetividade e a fluidez com que se comunica o aluno, a relação lógica existente entre o tema proposto e a resposta oferecida, a pontualidade para o início e a conclusão da avaliação e o comportamento em sala de aula no transcorrer da aplicação da avaliação.
7. Erros de ortografia e gramática, borrões, riscos, amassados e corretivos poderão resultar em descontos na pontuação de avaliações e trabalhos.
8. As provas escritas de segunda chamada serão realizadas, em data a ser fixada pelo professor, versando sobre o mesmo conteúdo aplicado na prova regular de que o aluno não tenha conseguido participar.
9. A prova escrita em segunda chamada embora respeite a mesma matéria aplicada à avaliação regular, poderá assumir forma diversa daquela, podendo, inclusive, conter número menor de questões do que a avaliação regular (podendo ser inclusive formada por uma única questão) não necessitando observar a mesma formatação da prova escrita regular aplicada.
10. Não será aplicada terceira chamada de nenhuma avaliação quaisquer que sejam os motivos apresentados.
11. Os trabalhos e atividades escritos, bem como provas, uma vez recebidos pelo professor, ficarão retidos com o professor. Para ciência da nota e correção da avaliação as provas serão devolvidas em até 07 dias após sua aplicação e corrigidas em sala de aula. Após correção oral a prova será retida novamente para ser arquivada.
12. O aluno que não comparecer a correção da prova durante a aula teórica poderá o fazer mediante pedido formal à coordenação tendo nem vista que tal atividade está prevista no cronograma de aula.
13. A solicitação de segunda chamada por parte do aluno poderá ser deferida ou indeferida, de acordo com a justificativa apresentada. Estejam atentos!
14. O telefone do professor é pessoal e não constitui obrigação do professor responder chamadas, mensagens de texto e áudio via whatsapp, telegram ou qualquer outro aplicativo de conversa. Para conversar com o professor o aluno deverá o procurar na sede do CEULP ULBRA nos horários, e /ou agendar com o secretário da coordenação.
Bibliografia
Básica
? SCARPARO, Angela. Odontopediatria: bases teóricas para uma prática clínica de excelência. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2020. E-book. ISBN 9786555762808. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762808/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? FELDENS, Carlos A.; KRAMER, Paulo F. Traumatismo na Dentição Decídua - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, 2ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 978-85-412-0120-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0120-9/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? DIEDRICH, Denise; MACHADO, Marcella G M.; GARCIA, Natália G.; et al. Farmacologia aplicada à odontologia. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2022. E-book. ISBN 9786556903385. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556903385/. Acesso em: 30 jan. 2023.
Complementar
? MASSARA. M. L. A.; REDUA, P. C. B. Manual de Referência para procedimentos clínicos em odontopediatria. 2. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? BÖNECKER, M. et al. Odontopediatria: evidências científicas para a conduta clínica em bebês e pré-escolares. São Paulo: Quintessence, 2018.
? MARSILLAC, Mirian de Waele Souchois de. Controle da Dor, do Medo e da Ansiedade em Odontopediatria. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. E-book. ISBN 978-85-412-0388-3. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0388-3/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? GUEDES-PINTO, A. C. Odontopediatria. 9. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? CORRÊA, M. S. N. P. Odontopediatria na primeira infância: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Santos, 2017.
? GUEDES-PINTO, A. C. Odontopediatria. 9. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? CORRÊA, M. S. N. P. Odontopediatria na primeira infância: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Santos, 2017.