Clínica Infantil II

2024/1 - Turma 1605-A

Ementa

Estudo teórico/prático para o atendimento clínico ambulatorial com vistas ao diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de saúde bucal de crianças de 0 a 12 anos de idade. O aluno será capacitado a demonstrar competências, habilidades e atitudes em termos de medidas de educação para a saúde bucal, assim como de relacionamento com os pacientes, pais ou responsáveis.

Competências

- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.
- Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.
- Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva.
- Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais.
- Propor e executar planos de tratamento adequados.

Objetivos

GERAL: Intervir de forma segura e consciente, adequando os conhecimentos assimilados ao atendimento do paciente infantil.
ESPECÍFICO(S):
• Elaborar e executar um plano de tratamento com bases preventivas e de promoção de saúde, respeitando as peculiaridades inerentes, físicas e emocionais, a cada fase do crescimento e desenvolvimento da criança;
• Realizar profilaxia, selantes (preventivo e terapêutico), aplicação tópica de flúor.
• Realizar tratamento odontológico restaurador e reabilitador de acordo com evidências científicas atuais em crianças (ART, restauração em dente posterior e anterior sob isolamento absoluto com diferentes materiais restauradores (resina composta, compômero e ionômero de vidro)).
• Realizar cirurgias (exodontias, ulectomias) em paciente infantil.
• Realizar atendimento integral do paciente infantil.

Programa

No processo de ensino-aprendizagem da disciplina serão abordados os seguintes conteúdos:
1. Defeitos de Desenvolvimento de Esmalte (DDE).
2. Estomatologia aplicada à odontopediatria.
3. Manutenção periódica preventiva infantil.
4. Odontologia Minimamente Invasiva (ART/selantes/cariostáticos).
5. Plano de tratamento em odontopediatria.
6. Reabilitação em Odontopediatria.
7. Terapêutica medicamentosa em Odontopediatria.
8. Traumatismos alvéolo dentários em Odontopediatria.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Conecta e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
ALGUMAS AULAS PODERÃO ACONTECER DE MANEIRA REMOTA (ONLINE AO VIVO) POR MEIO DO GOOGLE MEET E AS MESMAS SERÃO GRAVADAS. AS WEBATIVIDADES SERÃO ONLINE SEM GRAVAÇÃO. AS AULAS PRESENCIAIS NÃO SERÃO GRAVADAS E AS AVALIAÇÕES SERÃO PRESENCIAIS.

Avaliação

6. PROCESSO AVALIATIVO

O CEULP, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Avaliação de Grau 1 e avaliação de Grau 2), distribuídos ao longo do período (semestre)conforme previsto na Resolução n° 891, de 25 de outubro de 2023.
O componente curricular da disciplina de “Clínica Infantil II", correspondente à categoria “teórico-prática (2.3), segue o sistema a seguir:

Disciplina Teórico-prática em pacientes:
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.

A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =(G1 + (G2x2))/3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =(MP + (EFx2))/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

A DISCIPLINA TERÁ AS SEGUINTES AVALIAÇÕES:

AVALIAÇÃO DE GRAU UM (G1):

Para compor a nota final de G1 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G1T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G1P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:

G1 teórica (G1T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 18/04/2024.
A avaliação de G1 teórica (G1T) será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado de 15/02/2024 a 11/04/2024, incluindo o conteúdo da 1 WEBATIVIDADE que está postada no conecta.

G1- prática (G1P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS: Dia – 18/04/2024.
A distribuição dos pontos da avaliação G1 prática será:
1,0 ponto- através da entrega do relatório do trabalho executado na atividade laboratorial de prática dias 05 e 07/03/24 (com fotos e descrição do protocolo passo-a-passo), no valor de 1,0 pontos. O relatório deve ser postado individualmente no conecta como atividade até as 23h e 59 min. de 18/04/2024).
3,0 pontos- Nota de atendimento clínico e portfólio de atendimento clínico.
A nota referente ao atendimento clínico será através da somatória de conceitos individuais diários de procedimentos executados na prática clínica de 20/02/2024 a 11/04/2024 que deverão obrigatoriamente estar descritos na ficha de evolução do aluno (somatório dos conceitos divididos pelo número de clínicas planejadas e executadas durante o semestre) e da nota obtida no portfólio digital com a descrição dos casos. Os casos realizados durante as práticas clínicas serão estar minuciosamente descritos em um portfólio digital contendo o nome e idade da criança, resumo da anamnese e descrição do caso, odontograma (inserir obrigatoriamente a foto do odontograma assinado pela professora e datado), planejamento por sessão (inserir a foto do planejamento assinado pela professora), além de fotos de boa qualidade e apresentação dos casos clínicos com embasamento teórico respaldado em evidências científicas. No portfólio devem constar as datas dos atendimentos, o que foi realizado nos respectivos dias com fotos iniciais, transoperatórias e finais. A não entrega do portfólio implica em nota ZERO para o aluno como nota prática. O portfólio deverá ser postado no conecta, nas atividades na data solicitada (até as 23h e 59 min. de 18/04/2024). Portfólios não postados no conecta até a data limite receberão nota zero.

Desta forma, a nota G1 será computada somando o valor obtido na nota G1T e G1P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.

AVALIAÇÃO DE GRAU dois (G2):

Para compor a nota final de G2 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G2T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G2P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:

G2 teórica (G2T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 18/06/2024.
A avaliação de G2 teórica será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado de 15/02/2024 a 13/06/2024, incluindo o conteúdo das três WEB ATIVIDADEs que estão postadas no conecta.
A avaliação poderá ser composta de perguntas objetivas e/ou discursivas incluindo resolução de casos clínicos.

G2- prática (G2P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS: Dia – 18/06/2024.
A distribuição dos pontos da avaliação G2 prática será:
1,0 ponto- somatório das notas de atendimento clínico(SNAC) seguindo os seguintes pesos:
A média das notas práticas obtidas durante o atendimento clínico de G2 (MP G2) será obtida através do somatório das notas de procedimento de baixa complexidade NPBC G2 (peso1)+ Somatório das notas de procedimento de média e alta complexidade NPMA G2 (peso 2). O valor do somatório será dividido por 3, obtendo-se então a SNAC G2. A fórmula para o cálculo será a seguinte:

SNAC G2=(NPBC G2 + (MPMA G2x2))/3

3,0 pontos- entrega de portfólio digital de atendimento clínico e apresentação dos casos clínicos (obrigatória)
A nota referente ao portfólio de atendimento clínico o qual deverão constar todos os atendimentos clínicos realizados de 20/02/2024 a 13/06/2024 que deverão obrigatoriamente estar descritos na ficha de evolução do aluno portfólio digital com a descrição de TODOS os casos. Os casos realizados durante as práticas clínicas deverão estar minuciosamente descritos em um portfólio digital contendo o nome e idade da criança, resumo da anamnese e descrição do caso, odontograma (inserir obrigatoriamente a foto do odontograma assinado pela professora e datado), planejamento por sessão (inserir a foto do planejamento assinado pela professora), além de fotos de boa qualidade e apresentação dos casos clínicos com embasamento teórico respaldado em evidências científicas. No portfólio devem constar as datas dos atendimentos, o que foi realizado nos respectivos dias com fotos iniciais, transoperatórias e finais. A foto da ficha individual do aluno (caderno) também deverá estar no portfólio. A não entrega do portfólio implica em nota ZERO para o aluno como nota prática. O portfólio deverá ser postado no conecta, nas atividades na data solicitada (até as 23h e 59 min. de 18/06/2024). Portfólios não postados no conecta até a data limite receberão nota zero. Além de postar o trabalho o aluno deverá apresentá-lo no seminário de apresentação de casos clínicos. A não apresentação do portfólio implicará em nota zero ao aluno. O aluno deverá realizar a apresentação oral do portfólio postado no conecta durante os seminários integrados de clínica infantil que acontecerão nos dias 11/06/2024 e 13/06/2024. A apresentação será individual e o aluno poderá montar sua apresentação no canva, powerpoint, keynote ou programa similar. Cada aluno terá o tempo máximo de 10 minutos de apresentação com 05 de arguição. Para auxiliar a avaliação dos trabalhos clínicos poderão ser convidados professores externos do CEULP ULBRA e/ou internos de outras disciplinas.

A nota prática de G2 (G2P) será o somatório das notas de atendimento clínico (SNAC) e da nota obtida com a entrega e apresentação de portfólio, que poderão totalizar até 4,0 pontos.

Desta forma, a nota G2 será computada somando o valor obtido na nota G2T e G2P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.


Avaliação de Substituição de Grau – DIA 02/07/2024 (teórica) e DIA 04/07/2024 (prática) NO VALOR DE 10 PONTOS =
A Avaliação de Substituição de Grau teórica será desenvolvida envolvendo o conteúdo cumulativo até a data da mesma, questões objetivas e discursivas serão elaboradas em busca do entendimento completo da disciplina pelo acadêmico.

Avaliação de Substituição de Grau prática poderá ser realizada em laboratório e/ou em pacientes, de acordo com sorteio a ser realizado previamente pelo professor. Caberá ao professor selecionar o paciente para o aluno atender e o mesmo deverá realizar um procedimento de média ou alta complexidade, que será sorteado. É de obrigação do aluno levar TODOS os materiais esterilizados no dia da avaliação, o manequim de odontopediatria solicitado na lista de materiais independentemente de ser realizada em pacientes ou em laboratório.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =(MP + (EFx2))/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

As Web Atividades compõem a carga horária do aluno totalizando 22 horas. A não realização das Web Atividades poderá implicar em reprovação do aluno por falta.

As Web Atividades deverão ser respondidas no conecta, até as seguintes datas:

28/03/2024 data final para resposta da 10 Web atividade (8 horas)
27/04/2024 - data final para resposta da 20 Web atividade (8 horas)
25/05/2024 - data final para resposta da 30 Web atividade (6 horas).

Para realização da 2ª chamada o aluno deverá fazer requerimento formal, até 48 horas após a realização da avaliação perdida, comprovando com documentação ADEQUADA, inserida de acordo com as normas dispostas pela coordenação de curso.
As provas escritas de segunda chamada serão realizadas, em data a ser fixada pelo professor, versando sobre o mesmo conteúdo aplicado na prova regular de que o aluno não tenha conseguido participar. O professor avisará o aluno com 48h de antecedência e será agendada de acordo com a disponibilidade do professor.
A prova escrita em segunda chamada embora respeite a mesma matéria aplicada à avaliação regular, poderá assumir forma diversa daquela, podendo, inclusive, conter número menor de questões do que a avaliação regular (podendo ser inclusive formada por uma única questão) não necessitando observar a mesma formatação da prova escrita regular aplicada.


PROCESSO AVALIATIVO TEÓRICO

Composição da prova escrita:
a)Compostas por questões objetivas – deverá conter, no mínimo, 10 questões.
b)Composta por questões discursivas – deverá conter, no mínimo, 5 questões.
c)Composta por questões mistas – deverá conter, no mínimo, 8 questões objetivas e 2 questões discursivas.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: TODAS AS AVALIAÇÕES TEÓRICAS SERÃO PRESENCIAIS.

PROCESSO AVALIATIVO PRÁTICO

A Avaliação prática seguirá o formulário diário de conceitos do aluno e tem caráter individual sendo de responsabilidade do aluno o preenchimento da ficha avaliativa de desempenho clínico e entrega da mesma todas as aulas clínicas para o professor assinar. O não preenchimento da ficha avaliativa pelo aluno e solicitação para que a professora assine a mesma acarretará em nota zero.

O NÃO PREENCHIMENTO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PELO ALUNO ACARRETARÁ EM NOTA ZERO MESMO QUE O ALUNO TENHA REALIZADO O PROCEDIMENTO DE MANEIRA SATISFATÓRIA POIS O PRONTUÁRIO É UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO.

A disciplina de Clínica Infantil será regida pelas normas do CEULP/ULBRA - Palmas. É dever do aluno seguir o regulamento do CEULP ULBRA, onde constam seus direitos e deveres. Seguirá o calendário acadêmico: início 15/02/2024) e término (05/07/2024). Caso o aluno ausente por motivos pessoais, que não sejam de saúde, com atestado protocolado e aceito pela coordenação, A RESPONSABILIDADE É SOMENTE DO ALUNO NA FALTA DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES.
O aluno que faltar a aula teórica ou prática, com justificativa médica, deverá apresentar o atestado em 48 horas na central do aluno e protocolar o atestado na central do aluno.
As clínicas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente. Início das atividades teóricas e clínicas: terças- feiras 19h-22h e quintas-feiras das 14h-17h.
Com início das aulas clínicas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá nota zero na nota diária. Esta pontuação será descontada na avaliação prática que será realizada na avaliação prática G1 e G2. Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada.
O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina de Clínica Infantil II. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina.
O aluno terá tolerância de 15 min. de atraso após início da aula (teórica ou prática).
Existem 3 Webs atividades durante o período de 2024.1 (Caso o aluno não realize a Web atividade, falta será computada e poderá exceder o número de faltas na disciplina. Desta forma, o aluno poderá ser reprovado por falta). Carga horária das Webs: Web 1 são 8 horas e 2 são 8 horas e Web 3 são 6 horas. O aluno deverá responder nos prazos estabelecidos pelo CEULP ULBRA Web 1 (data final para responder 16/03/2024), Web 2 (data final para responder 27/04/2024), Web 3 (data final para responder 25/05/2024). As webs atividades serão inseridas nas provas teóricas G1, G2 e avaliação de substituição de Grau. O aluno deverá estar atento na resolutividade das Web atividades, pois poderá ser reprovado na disciplina devido ao não cumprimento da carga horária. Desta forma, poderá ser reprovado por falta. Não é de responsabilidade do professor lembrar o aluno de responder as web atividades nos prazos descritos.
Em todas as atividades clínicas o aluno deverá usar obrigatoriamente roupa branca (ou pijama cirúrgico verde), jaleco branco ou com estampas coloridas desde que de cores sejam claras (bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara, pró-pé e Face Shield) e sapato branco fechado. A disciplina não aceitará jalecos escuros como preto, azul marinho, vinho, entre outras, e pijamas cirúrgicos que não sejam da cor verde. Caso não seja respeitado o aluno perderá ponto e não atenderá o paciente.
Cada aluno deverá trazer todo material solicitado em todas as aulas, independente do procedimento planejado. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perdas de material, isto é responsabilidade de cada aluno.
O conteúdo da prova teórica constará informações passadas nas aulas expositivas, práticas e livros. Informações de aplicativos e internet não serão validadas, somente serão, caso o professor indique.
A prova teórica constará questões objetivas e discursivas. Na correção das questões discursivas, haverá correção do português. As provas teóricas ficarão retidas na disciplina, no entanto, o aluno poderá visualizar a prova para tirar dúvidas no dia da correção da prova agendada pelo professor.
As notas do atendimento clínico serão individuais, mesmo sendo o atendimento em dupla. O auxiliar receberá apenas a presença como auxílio. Cabe a dupla organizar os atendimentos de forma a cada uma tender e auxiliar na mesma proporção.
A comunicação com a professora regente da disciplina Fernanda Villibor somente será realizada presencialmente. (Horários da professora na Ulbra – Segunda-feira das 9h às 12h e 19h-22h, Quinta das 9h às 12h, das 14-17h e das 19-22h).
Todos os alunos estão convidados para a aula Magna proporcionada pelo Ceulp/Ulbra.
É obrigação do aluno marcar os pacientes e realizar a remarcação. O aluno terá no máximo 48h antes da clínica para marcar o paciente, caso não seja observada a marcação o aluno receberá nota ZERO. De preferência, a remarcação será realizada no dia do atendimento do paciente através das folhas de marcação que deverão estar assinadas e carimbadas pela professora da disciplina. Não será autorizado o aluno marcar o paciente com um professor que não está inserido na disciplina.
O atendimento a pacientes iniciará dia 12/03/2024 e haverá prática de laboratório dia 05/03/2024.
O atendimento clínico será realizado somente em dupla.
O aluno somente iniciará o tratamento se apresentar o PLANO OPERACIONAL DO CASO A SER REALIZADO. Caso o aluno não apresente, a nota diária iniciará com metade dos pontos.
NÃO SERÁ PERMITIDO AO ALUNO ATENDER PACIENTES FORA DO HORÁRIO DA DISCIPLINA.
AS ANOTAÇÕES DOS TRATAMENTOS SERÃO REALIZADAS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO (CASO O ALUNO NÃO REALIZE AS ANOTAÇÕES NO PROTUÁRIO ELETRÔNICO, TERÁ PERDA DE PONTO).
O aluno deverá encerrar o procedimento 15 min. antes do término da disciplina.
O aluno irá esterilizar o material clínico e somente abrirá na presença do professor:
Horários dos ciclos de esterilização: Segunda à sexta 11 h, 14h e 18 h.
Recebimento de materiais: caberá ao aluno se informar junto à Central de Esterilização de Materiais pois poderá haver mudança nos horários ao longo do semestre.
Os alunos terão um box fixo para atendimento clínico e haverá rodízio de professores para que o aluno seja avaliado por diferentes professores da disciplina ao longo do semestre.

OBJETIVOS CLÍNICOS DA DISCIPLINA:

Cada aluno tem um objetivo clínico a cumprir dividido em categorias de baixa, média e alta complexidade que farão a composição da nota final em percentual.

Procedimentos de baixa complexidade, irão compor até 25% da nota prática, independente da quantidade realizada, como:
Anamnese, exame clínico, preenchimento de odontograma. Plano de tratamento.
Instrução de Higiene Oral.
Evidenciação de Placa.
Fluorterapia (gel ou verniz).
Cariostático.
Exodontia de dentes esfoliando (sem raiz).
Selantes ionoméricos e resinosos sem isolamento absoluto
Manejo do comportamento


Procedimentos de média complexidade, irão compor até 50% da nota prática, tendo o aluno a obrigação de cumprir pelo menos quatro procedimentos dentre esses listados abaixo:

ART
Coroas de acetato sem isolamento absoluto
Restaurações em dentes anteriores e posteriores com isolamento relativo
Atendimento a bebês
Atendimento a crianças com TEA e ou de comportamento difícil (se conseguirem ser manejadas)
Selantes com isolamento absoluto

Procedimentos de alta complexidade, irão compor até 25% da nota prática, tendo o aluno a obrigação de cumprir pelo menos dois procedimentos dentre esses listados abaixo:

Exodontias de dentes com raiz (e sutura) e demais cirurgias de tecidos moles (ulectomia)
Endodontias/pulpotomias
Coroas de aço, hall technique
Restaurações indiretas posteriores
Coroas anteriores com pino e matriz de acetato
Restaurações anteriores e/ou posteriores com isolamento absoluto

Não haverá substituição de objetivo, independentemente do número de execução do procedimento.
Não será permitido ao aluno realizar apenas triagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor e selantes com isolamento relativo ao longo de todo o semestre. Cabe ao aluno informar ao professor a necessidade de solicitação de pacientes com procedimentos de média complexidade para atingir a meta clínica, com antecedência.

OBS. O professor tem autonomia para determinar o grau de complexidade dos procedimentos de acordo com o comportamento da criança.
Em casos de reabilitação a pontuação poderá ser redistribuída pelo professor de acordo com o grau de complexidade dos casos.

Atividades de laboratório: poderão ser realizadas durante os períodos da clínica e a nota da atividade será integrada a nota diária de clínica do dia respectivo, a critério do professor(s) da disciplina.

CRITÉRIOS AVALIATIVOS DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS/ATENDIMENTOS:
(1) Relações pessoais / ética
a) Aluno-paciente
b) Aluno-professor
c) Aluno-aluno
d) Aluno-funcionário
(2) Conhecimentos teóricos
a) Diagnóstico
b) Manobras preventivas e terapêuticas
(3) Biossegurança
a) Uso de EPIs
b) Manutenção da cadeia asséptica (instrumental, equipamentos, pessoas)
(4) Atendimento clínico
(a) Presença do material necessário
(b) Organização da mesa de trabalho
(c) Desempenho técnico
(5) Documentação: preenchimento, manutenção e atualização
(a) Prontuário (anamnese, exame físico, diagnóstico, plano de tratamento e ficha de evolução única)
(b) Documentos e exames anexos
(6) Assiduidade e pontualidade
a) Presença na aula prática
b) Horário de chegada e saída na aula prática
(7) Interesse e Iniciativa
(8) Grau evolutivo


OS CONCEITOS DO ATENDIMENTO CLÍNICO INFANTIL ABRANGERÃO:

Plano de tratamento: (planejamento diário escrito manualmente) a falta do planejamento escrito diário entregue ao professor impedirá o atendimento do acadêmico na clínica e implicará em nota zero na avaliação diária. O aluno só poderá iniciar o atendimento clínico do paciente com plano de tratamento assinado e protocolo operacional padrão (passo-a-passo)do procedimento a ser realizado no dia.
Pontualidade (chegar atrasado ou sair mais cedo): o atraso maior que 15 min. poderá impedir o início do atendimento diário pelo acadêmico e implicará em perda da pontuação.
Assiduidade: (acadêmico não compareceu ao dia de clínica). A falta do acadêmico na aula de clínica, sem justificativa legal, resultará em nota diária de clínica “zero”.
Paramentação (completa e adequada): a falta de paramentação como uniforme e EPI obrigatórios poderá impedir o atendimento diário pelo acadêmico e poderá acarretar nota zero.
Postura (relações interpessoais adequadas e éticas com toda equipe da IES e pacientes). Cabe ao aluno desmarcar o paciente em tempo viável (mínimo de 4 horas de antecedência) em caso de falta do aluno, para evitar viagem perdida do paciente até a clínica.
Montagem da mesa clínica e instrumental: (instrumental adequado e necessário para o procedimento; montagem da mesa clínica, limpeza do equipamento e ambiente (boxe) pelo aluno após o atendimento). A falta de instrumentais necessários ao atendimento diário poderá implicar em cancelamento do procedimento e implicará em nota zero.
Biossegurança –medidas de biossegurança associadas ao equipamento (proteção do refletor, cadeira, canetas (alta e baixa rotação, água e ar), bandeja), do aluno (EPI completo) e paciente (óculos, aventar de acordo com o procedimento, campo cirúrgico). É vedado o início do atendimento sem a apresentação do comprovante de esterilização. Apresentação de instrumental sem a devida esterilização ou a quebra da biossegurança implicará em nota ZERO no requisito e o aluno poderá receber uma advertência por escrito do professor.
Realização do procedimento: conhecimento teórico sobre o procedimento a ser realizado; conseguiu executar com presteza e esforço; finalização e orientação adequada. Quando o professor realizar o procedimento para o aluno, dependendo do tipo de procedimento, o aluno poderá ficar sem conceito.

Na prática diária o aluno será avaliado recebendo uma nota diária, onde a avaliação de cada procedimento se dará por grau de complexidade, de acordo com as informações abaixo.

a. Os procedimentos de BAIXA COMPLEXIDADE.
b. Os procedimentos de MÉDIA COMPLEXIDADE.
c. Os procedimentos de ALTA COMPLEXIDADE.
d. Procedimentos de auxílio contam apenas como presença.

PROCEDIMENTO Grau de complexidade na Infantil
Triagem de pacientes.
Anamnese, exame clínico, preenchimento de odontograma. Instrução de Higiene Oral. Plano de tratamento. Baixa complexidade
Evidenciação de Placa. Fluorterapia. Baixa complexidade
Selantes ionoméricos e resinosos SEM isolamento ABSOLUTO. Média complexidade
ART em cavidade oclusal. Média complexidade
Restaurações em dentes anteriores e posteriores com isolamento absoluto Alta complexidade
Exodontias de dentes com raiz e demais cirurgias de tecidos moles. Alta complexidade
Exodontia de dentes esfoliando (sem raiz) Baixa complexidade
Endodontias/pulpotomias Alta complexidade
Coroas de aço, hall technique Alta complexidade
Restaurações indiretas, coroas anteriores com pino Alta complexidade

OBS. Em casos de reabilitação a pontuação poderá ser redistribuída pelo professor de acordo com o grau de complexidade dos casos.

OBS. O professor tem autonomia para determinar o grau de complexidade dos procedimentos de acordo com o comportamento da criança.


Informações importantes:

Nas avaliações escritas, poderão ser elaboradas com o emprego exclusivo de questões de múltipla escolha, questões dissertativas ou mesmo questões de múltipla escolha e questões dissertativas (prova mista).
Para as avaliações escritas fica inicialmente estabelecida a proibição da utilização de qualquer espécie de material ou equipamento de consulta que, contudo, poderá, a juízo exclusivo do professor, vir a ser autorizada, apenas para as questões dissertativas, oportunidade em que os alunos serão comunicados na semana que anteceder a realização da prova respectiva.
Os momentos inicialmente estabelecidos neste Plano de Ensino e a distribuição de pontuação aqui estabelecida poderão ser livremente alteradas pelo professor no decorrer do semestre, mediante comunicação formal aos alunos, desde que a alteração ocorra antes da realização da avaliação prevista. Aplicada a avaliação, fica vedada a alteração da pontuação para ela estabelecida. A forma de comunicação oficial entre o professor e os alunos será o portal do aluno, podendo ser utilizados mecanismos complementares de comunicação com o líder da turma.
Para realização da 2ª chamada o aluno deverá fazer requerimento formal, até 48 horas após a realização da avaliação perdida, comprovando com documentação ADEQUADA, inserida de acordo com as normas dispostas pela coordenação de curso.
As avaliações compreenderão todo o conteúdo ministrado até o momento que anteceder a sua realização, ficando estabelecida a ACUMULAÇÃO DA MATÉRIA para as avaliações posteriores.
Por ocasião da correção das avaliações e quaisquer delas, são critérios para formação da pontuação obtida: a estética do texto, a correção ortográfica, a compreensão do questionamento proposto, o raciocínio lógico na elaboração da resposta, a objetividade e a fluidez com que se comunica o aluno, a relação lógica existente entre o tema proposto e a resposta oferecida, a pontualidade para o início e a conclusão da avaliação e o comportamento em sala de aula no transcorrer da aplicação da avaliação.
Erros de ortografia e gramática, borrões, riscos, amassados e corretivos poderão resultar em descontos na pontuação de avaliações e trabalhos.
As provas escritas de segunda chamada serão realizadas, em data a ser fixada pelo professor, versando sobre o mesmo conteúdo aplicado na prova regular de que o aluno não tenha conseguido participar.
A prova escrita em segunda chamada embora respeite a mesma matéria aplicada à avaliação regular, poderá assumir forma diversa daquela, podendo, inclusive, conter número menor de questões do que a avaliação regular (podendo ser inclusive formada por uma única questão) não necessitando observar a mesma formatação da prova escrita regular aplicada.
Não será aplicada terceira chamada de nenhuma avaliação quaisquer que sejam os motivos apresentados.
Os trabalhos e atividades escritos, bem como provas, uma vez recebidos pelo professor, ficarão retidos com o professor. Para ciência da nota e correção da avaliação as provas serão devolvidas em até 07 dias após sua aplicação e corrigidas em sala de aula. Após correção oral a prova será retida novamente para ser arquivada.
O aluno que não comparecer a correção da prova durante a aula teórica poderá o fazer mediante pedido formal à coordenação tendo nem vista que tal atividade está prevista no cronograma de aula.
A solicitação de segunda chamada por parte do aluno poderá ser deferida ou indeferida, de acordo com a justificativa apresentada. Estejam atentos!
O telefone do professor é pessoal e não constitui obrigação do professor responder chamadas, mensagens de texto e áudio via whatsapp, telegram ou qualquer outro aplicativo de conversa. Para conversar com o professor o aluno deverá o procurar na sede do CEULP ULBRA nos horários, e /ou agendar com o secretário da coordenação.

Profa. Dra. Fernanda Villibor
Segunda-feira das 9h-12h e 19h-22h.
Quinta-feira das 9h-12h; 14h-17h; 19h-22h.

Profa. Dra. Tássia Borges
Terça-feira: 19h- 22h
Quarta-feira: 09h-12h e 14h-17h.

O aluno deverá seguir as normativas para atendimento descritas na NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CLÍNICA na disciplina Clínica Infantil II e Estágio em Clínica Infantil

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CLÍNICA NA DISCIPLINA CLÍNICA INFANTIL II E ESTÁGIO EM CLÍNICA INFANTIL

A pontualidade será rigorosamente exigida nas atividades teóricas e práticas. A clínica estará disponível 15 minutos antes do horário estabelecido para que os alunos preparem seus equipos para atendimento.
Nas atividades clínicas o aluno deverá estar com roupa branca (com calça comprida) ou pijama verde, sapato fechado seguindo as normas de biossegurança da clínica do CEULP ULBRA. (calçados tipo Crocs são proibidos).
O jaleco adotado pela disciplina será de mangas compridas, gola de padre, na cor branca ou colorido com desenhos desde que seja de cor clara, com a logomarca do CEULP ULBRA, de acordo com as informações fornecidas pelo prof. titular da disciplina. Jalecos de cores escuras (preto, azul marinho) não serão permitidos com o intuito de manter a organização e bom funcionamento da clínica. O aluno deverá bordar seu nome no bolso para facilitar a identificação ao paciente.
Não poderão ser utilizados gorros “customizados” em tecido.
Se o aluno precisar faltar à aula prática o paciente deverá ser informado antecipadamente com no mínimo 4 horas de antecedência.
Quando o paciente faltar, o aluno deverá apresentar na recepção, atividades educativas e/ou lúdicas, aos pacientes em espera, como técnicas de escovação, uso do fio dental, hábitos nocivos como uso da chupeta e sucção do dedo. É obrigatório que o aluno leve sua pasta educativa em todas as aulas.
É proibido o consumo de alimentos nas dependências da clínica durante as práticas.
Entre pacientes deverá haver um intervalo de 10 minutos a fim de serem executadas todas as medidas de biossegurança necessárias, bem como anotação dos procedimentos realizados na ficha clínica do paciente atendido.
Todos os procedimentos de pacientes atendidos na clínica deverão ter a assinatura do professor orientador.
No prontuário deverá constar a assinatura do responsável legal pela criança autorizando o exame clínico, fotografias, plano de tratamento e atestando a anamnese.
Todos os alunos deverão realizar a limpeza do equipamento com álcool 70% e fazer toda a proteção do equipamento com filme plástico: braço de cadeira, encosto de cabeça, refletor, cart, alta e baixa rotação, fotopolimerizador.
As seringas tríplices devem receber proteção própria como protetor específico de seringa tríplice ou saco para “geladinho” com canudinho.
É proibido manusear ou escrever nos prontuários e no celular com luvas calçadas. Usar papel filme (rolopack ou similar) no celular.
Antes de iniciar o procedimento, o aluno deverá informar ao professor Orientador sobre o procedimento, mostrar seu planejamento do dia por escrito (protocolo operacional padrão) e solicitar sua autorização para começar.
A organização da mesa clínica deve ser mantida durante todo o procedimento clínico e é de responsabilidade do auxiliar e do operador.
Antes de iniciar um tratamento mais invasivo (com anestesia), procurar fazer todo o preparo psicológico e profilaxia. Somente anestesiar após o paciente estar condicionado.
As radiografias deverão ser anexadas ao prontuário do paciente.
Lembrar de chamar o Professor responsável em TODOS esses momentos:
antes de iniciar um tratamento;
após preparo cavitário em caso de restaurações;
tratamento concluído;
avaliação das radiografias (em caso de pulpotomias, pulpectomias ou exodontias).
Em caso de exodontias, preencher OBRIGATORIAMENTE as orientações pós-exodontia no receituário, pedir para o professor assinar, explicar e entregar para responsável pela criança.
Os procedimentos restauradores incluindo selantes deverão ser feitos com isolamento absoluto, exceto ART ou se o professor autorizar.
O instrumental deverá ser colocado sob campo estéril, autoclavado de TNT, de qualquer cor, que deverá ser descartado após o uso em lixo contaminado.
Todas as normas universais de biossegurança deverão ser seguidas na prática da odontopediatria.
Toda comunicação (recomendação, prescrições, comunicados, advertências) aos pacientes e aos seus responsáveis deverá ser feita por escrito, em duas vias, com o nome do aluno e visto e carimbo do professor. Além disso o aluno deverá anexar no prontuário do paciente a foto da prescrição com dose e/ou qualquer eventual intercorrência durante o atendimento clínico.
O plano de tratamento (físico) deverá ser elaborado pelo aluno a lápis e só deverá ser passado à caneta quando da autorização do professor. Após conferido pelo professor, deve ser passado à caneta e OBRIGATORIAMENTE deve conter a assinatura do professor. O mesmo deve acontecer com o plano de tratamento (físico). Após assinatura do professor, fotografar tais documentos e anexar no sistema (prontuário eletrônico). As fichas de odontograma e plano de tratamento estarão disponíveis na clínica na pasta própria denominada: fichas de clínica Infantil.
O aluno só poderá iniciar um tratamento clínico com a ficha clínica assinada pelo responsável legal da criança e com a assinatura do professor orientador.
É de responsabilidade do aluno o controle da esterilidade dos materiais, verificação da validade dos materiais e da quantidade.
O aluno deverá apresentar todo material solicitado no primeiro dia de clínica. Este material deverá estar disponível para utilização, em todas as aulas, independentemente da atividade prevista.
O auxiliar da dupla deverá auxiliar no atendimento e o bom andamento do atendimento depende da parceria entre ambos, operador e auxiliar.
É obrigatória a colocação de óculos de proteção no paciente infantil.
O aluno deverá permanecer na clínica à disposição para atendimento mesmo quando da ausência de seu paciente.
Os professores da disciplina não se responsabilizam por materiais extraviados ou esquecidos nas dependências da clínica. Cabe ao aluno zelar por seus materiais e equipo.
Os lixos deverão ser jogados dentro das lixeiras, de acordo com a classificação dos resíduos.
O respeito e ética ao paciente, aos colegas, aos professores e aos funcionários são primordiais e imprescindíveis durante o curso.
O não preenchimento do prontuário eletrônico implicará em nota zero e estará passível de advertência formal ao aluno.
O atendimento a pacientes seguirá preferencialmente o cronograma de aulas, que pode ser modificado pelo professor e os alunos serão comunicados com antecedência.
O atendimento clínico será realizado somente em dupla.
O aluno somente iniciará o tratamento se apresentar o PLANO OPERACIONAL DO CASO A SER REALIZADO. Caso o aluno não apresente, a nota diária iniciará com metade dos pontos.
NÃO SERÁ PERMITIDO QUE O ALUNO ATENDA PACIENTES FORA DO HORÁRIO DA DISCIPLINA.
O aluno deverá encerrar o procedimento 30 min. antes do término da disciplina com a finalidade de preenchimento de prontuário e
O aluno irá esterilizar o material clínico e somente abrirá na presença do professor. Horários dos ciclos de esterilização: Segunda à sexta 11 h, 14h e 18 h. Recebimento de materiais: Segunda à sexta de 8 a 18h. Tais horários podem ser modificados pela coordenação e cabe ao aluno a responsabilidade de estar atento a tais horários.

Seguindo todas essas normas, o seu atendimento na Clínica de Odontopediatria irá fluir melhor e, consequentemente, o seu conceito também!





Bibliografia

Básica

? SCARPARO, Angela. Odontopediatria: bases teóricas para uma prática clínica de excelência. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2020. E-book. ISBN 9786555762808. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762808/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? FELDENS, Carlos A.; KRAMER, Paulo F. Traumatismo na Dentição Decídua - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, 2ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 978-85-412-0120-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0120-9/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? DIEDRICH, Denise; MACHADO, Marcella G M.; GARCIA, Natália G.; et al. Farmacologia aplicada à odontologia. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2022. E-book. ISBN 9786556903385. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556903385/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? GUEDES-PINTO, A. C. Odontopediatria. 9. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? CORRÊA, M. S. N. P. Odontopediatria na primeira infância: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Santos, 2017.

Complementar

? MASSARA. M. L. A.; REDUA, P. C. B. Manual de Referência para procedimentos clínicos em odontopediatria. 2. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? BÖNECKER, M. et al. Odontopediatria: evidências científicas para a conduta clínica em bebês e pré-escolares. São Paulo: Quintessence, 2018.
? MARSILLAC, Mirian de Waele Souchois de. Controle da Dor, do Medo e da Ansiedade em Odontopediatria. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. E-book. ISBN 978-85-412-0388-3. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0388-3/. Acesso em: 30 jan. 2023.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Odontologia
Período: 8
Carga Horária: 152h
Horário: 31N
Sala: