Clínica Infantil II

2024/2 - Turma 1620

Ementa

Estudo teórico/prático para o atendimento clínico ambulatorial com vistas ao diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de saúde bucal de crianças de 0 a 12 anos de idade. O aluno será capacitado a demonstrar competências, habilidades e atitudes em termos de medidas de educação para a saúde bucal, assim como de relacionamento com os pacientes, pais ou responsáveis.

Competências

- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.
- Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.
- Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva.
- Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais.
- Propor e executar planos de tratamento adequados.

Objetivos

GERAL: Intervir de forma segura e consciente, adequando os conhecimentos assimilados ao atendimento do paciente infantil.
ESPECÍFICO(S):
• Elaborar e executar um plano de tratamento com bases preventivas e de promoção de saúde, respeitando as peculiaridades inerentes, físicas e emocionais, a cada fase do crescimento e desenvolvimento da criança;
• Realizar profilaxia, selantes (preventivo e terapêutico), aplicação tópica de flúor.
• Realizar tratamento odontológico restaurador e reabilitador de acordo com evidências científicas atuais em crianças (ART, restauração em dente posterior e anterior sob isolamento absoluto com diferentes materiais restauradores (resina composta, compômero e ionômero de vidro)).
• Realizar cirurgias (exodontias, ulectomias) em paciente infantil.
• Realizar atendimento integral do paciente infantil.

Programa

No processo de ensino-aprendizagem da disciplina serão abordados os seguintes conteúdos:
1. Defeitos de Desenvolvimento de Esmalte (DDE).
2. Estomatologia aplicada à odontopediatria.
3. Manutenção periódica preventiva infantil.
4. Odontologia Minimamente Invasiva (ART/selantes/cariostáticos).
5. Plano de tratamento em odontopediatria.
6. Reabilitação em Odontopediatria.
7. Terapêutica medicamentosa em Odontopediatria.
8. Traumatismos alvéolo dentários em Odontopediatria.

Metodologia

5. PROCESSO METODOLÓGICO

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Canva- web aluno e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
ALGUMAS AULAS PODERÃO ACONTECER DE MANEIRA REMOTA (ONLINE AO VIVO) POR MEIO DO GOOGLE MEET E AS MESMAS SERÃO GRAVADAS. AS WEBATIVIDADES SERÃO ONLINE SEM GRAVAÇÃO. AS AULAS PRESENCIAIS NÃO SERÃO GRAVADAS E AS AVALIAÇÕES SERÃO PRESENCIAIS.

Avaliação

5. PROCESSO METODOLÓGICO

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Canva- web aluno e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
ALGUMAS AULAS PODERÃO ACONTECER DE MANEIRA REMOTA (ONLINE AO VIVO) POR MEIO DO GOOGLE MEET E AS MESMAS SERÃO GRAVADAS. AS WEBATIVIDADES SERÃO ONLINE SEM GRAVAÇÃO. AS AULAS PRESENCIAIS NÃO SERÃO GRAVADAS E AS AVALIAÇÕES SERÃO PRESENCIAIS.

Bibliografia

Básica

? SCARPARO, Angela. Odontopediatria: bases teóricas para uma prática clínica de excelência. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2020. E-book. ISBN 9786555762808. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762808/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? FELDENS, Carlos A.; KRAMER, Paulo F. Traumatismo na Dentição Decídua - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, 2ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 978-85-412-0120-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0120-9/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? DIEDRICH, Denise; MACHADO, Marcella G M.; GARCIA, Natália G.; et al. Farmacologia aplicada à odontologia. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2022. E-book. ISBN 9786556903385. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556903385/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? GUEDES-PINTO, A. C. Odontopediatria. 9. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? CORRÊA, M. S. N. P. Odontopediatria na primeira infância: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Santos, 2017.
? IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Selantes de fossas e fissuras: quando, como e porquê?. 2. ed. [S.l.]: Santos Publicações, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 28 jul. 2024.
? CHIBINSKI, Ana Cláudia Rodrigues et al. Tratamento restaurador atraumático: estratégia contemporânea de mínima intervenção para o controle da cárie. 3. ed. [S.l.]: Santos Publicações, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 28 jul. 2024.

Complementar

? MASSARA. M. L. A.; REDUA, P. C. B. Manual de Referência para procedimentos clínicos em odontopediatria. 2. ed. São Paulo: Santos, 2017.
? BÖNECKER, M. et al. Odontopediatria: evidências científicas para a conduta clínica em bebês e pré-escolares. São Paulo: Quintessence, 2018.
? MARSILLAC, Mirian de Waele Souchois de. Controle da Dor, do Medo e da Ansiedade em Odontopediatria. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. E-book. ISBN 978-85-412-0388-3. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0388-3/. Acesso em: 30 jan. 2023.
? HADDAD, Ana Estela; CRUZ, Doralice Severo da; BÖNECKER, Marcelo. Odontopediatria ao alcance de todos: práticas clínicas para os serviços público e privado. 1. ed. São Paulo: Santos Publicações, 2021. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 28 jul. 2024.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Odontologia
Período: 8
Carga Horária: 152h
Horário: 5T - 2T
Sala: 214 214