Clínica Odontológica
2024/2 - Turma 1611
Ementa
Aplicação das competências adquiridas no atendimento a pacientes na clínica odontológica, em um nível de complexidade inicial. Este processo visa aprofundar a capacidade de diagnóstico, planejamento e tratamento, integrando diferentes áreas da odontologia, sempre valorizando a identificação de risco dos pacientes às doenças do sistema estomatognático, visando inserir o tratamento odontológico no contexto da promoção da saúde e baseando o mesmo nas evidências científicas vigentes.
Competências
● Relacionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de periodontia, dentística, endodontia e cirurgia com os conteúdos desenvolvidos ao longo do semestre, bem como aplicá-los na prática clínica
● Estabelecer o planejamento adequado e tratar as doenças cárie e periodontal
● Realizar exodontias de dentes irrompidos
● Realizar endodontias de dentes monorradiculados
● Identificar a etiologia e os fatores envolvidos no processo de patogênese destas e intervir nos mesmos
● Saber prescrever adjuvantes químicos ao tratamento odontológico
● Identificar o prognóstico odontológico imediato e mediato, avaliando o resultado do tratamento executado
● Estabelecer um programa para a manutenção da saúde para os pacientes tratados.
Objetivos
3.1 GERAL: Preparar o aluno para a realização de uma prática clínica eficaz e resolutiva, amparado por um referencial teórico e prático prévio e complementado por discussões teóricas pertinentes aos tratamentos executados na clínica.
3.2 ESPECÍFICO (S):
COGNITIVOS
● Colaborar para a formação de um profissional generalista, com espírito crítico, apto para atuar integralmente na busca de melhores condições de saúde bucal do indivíduo, com o embasamento teórico-científico biológico que se faz necessário
● Consolidar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de periodontia, dentística, endodontia e cirurgia
● Identificar os determinantes etiopatogênicos dos processos saúde-doença do sistema estomatognático, através dos conhecimentos já adquiridos
● Habilitar-se na aplicação clínica dos conhecimentos relacionados ao diagnóstico, planejamento e tratamento em clínica integral
● Realizar tratamentos priorizando a mudança de comportamento dos pacientes no que diz respeito aos determinantes etiopatogênicos e de risco das doenças cárie e periodontal e suas sequelas.
● Consolidar conceitos de prognóstico, bem como identificar o sucesso e o fracasso do tratamento odontológico e aprofundar conceitos relacionados à manutenção periódica preventiva que conduza ao desenvolvimento de estratégias de saúde que permitam devolver e manter saúde odontológica.
PSICOMOTORES
● Aprimorar a habilidade manual do aluno quanto à realização do tratamento periodontal, de restaurações dentárias, de restaurações transcirúrgicas, de endodontias e de exodontias dentárias.
SOCIOEMOCIONAIS
● Promover o desenvolvimento da responsabilidade profissional, através da relação de respeito desenvolvida com colegas, professores, funcionários e pacientes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem
● Estabelecer a prática de condutas importantes na fidelização do paciente, tornando o aluno um agente responsável pelo engajamento do paciente ao tratamento, bem como pela organização de sua agenda.
Programa
1. Epidemiologia das doenças periodontais (inter relação endo-pério)
2. Plano de tratamento integral: estabelecer prioridades de tratamento em um paciente com diferentes necessidades e estabelecer as dificuldades do tratamento visando a organização do plano de tratamento integral por sessões
3. Identificação de risco dos pacientes as doenças cárie e periodontal para abordagem clínica no tratamento integrado e determinação do prognóstico do paciente
4. Tratamento de dentes com rizogênese incompleta
5. Localizadores foraminais
6. Técnicas de exodontia complexa
7. Tratamento lesão cervical não cariosa
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivência e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
Normas:
• A disciplina de Clínica Odontológica será regida pelas normas do CEULP/ULBRA - Palmas. É dever do aluno seguir o regulamento da faculdade, onde constam seus direitos e deveres. Seguirá o calendário acadêmico: início 29/07/02/24) e término (09/12//2024). Caso o aluno ausente por motivos pessoais, que não sejam de saúde, A RESPONSABILIDADE É SOMENTE DO ALUNO NA FALTA DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES.
• O aluno que faltar a aula teórica ou prática, com justificativa médica, deverá apresentar o atestado em 48 horas na central do aluno e protocolar o atestado na central do aluno. Entretando, o atestado médico não abona a falta e o aluno poderá ter perda de pontuação (Zero) na avaliação prática diária. Segundo a nova resolução, somente serão validados atestados de mais de 15 dias.
• As clínicas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente. Início das atividades teóricas e clínica: segundas – 14h às 17h e terças – 9h às 12h.
• Com início das aulas clínicas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá nota zero na nota diária. Esta pontuação será descontada na avaliação prática que será realizada na avaliação prática G1 e G2. Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada.
• O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina de Clínicas Odontológicas. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina. Tolerância de 30 min. Após início da aula. Caso o aluno chegue na disciplina após 30 min. não atenderá o paciente e terá nota zero.
• Existem 3 Webs atividades durante o período de 2024.2. Carga horária das Webs: Web 1 são 8 horas e 2 são 8 horas e Web 3 são 6 horas. O aluno deverá responder nos prazos estabelecidos pela Ulbra – To. Web 1 (data final para responder 28/09/24), Web 2 (data final para responder 19/10/24), Web 3 (data final para responder 09/11/24). As webs atividades podem ser inseridas nas provas teóricas G1 e G2.
• Em todas as atividades clínicas o aluno deverá usar obrigatoriamente roupa e jaleco branco (ou pijama cirúrgico), bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara, pró-pé), unhas curtas e sapato branco fechado. Caso não seja respeitado o aluno perderá ponto e não atenderá o paciente.
• Cada aluno deverá trazer todo material solicitado. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perdas de material, isto é responsabilidade de cada aluno.
• O conteúdo da prova teórica constará informações passadas nas aulas expositivas, práticas e livros dos conteúdos de 2024.1 (Em cada avaliação constará questões de endodontia, cirurgia, dentística e periodontia com responsabilidade de cada professor da respectiva disciplina). Informações de aplicativos e internet não serão validadas, somente serão, caso o professor indique.
• A prova teórica constará questões objetivas e discursivas. Na correção das questões discursivas, haverá correção do português. A prova teórica ficará retida na disciplina, no entanto, o aluno poderá visualizar a prova para tirar dúvidas.
• O atendimento clínico será realizado somente em dupla. As notas do atendimento clínico serão por dupla (nota do operador semelhante ao auxiliar). O auxiliar terá nota, no entanto será avaliado o desempenho e a nota pode divergir do operador.
• A comunicação com o professor Eduardo Marques somente será realizada presencialmente. (Horários do professor na Ulbra – Segunda-feira das 8 às 22h, Terça-feira das 8 às 22h e quinta e sexta-feira das 19h às 22h).
• É obrigação do aluno marcar os pacientes e realizar a remarcação. O aluno terá no máximo 24h antes da clínica para marcar o paciente, caso não seja observada a marcação o aluno receberá nota ZERO. De preferência, a remarcação será realizada no dia do atendimento do paciente através das folhar de marcação e assinadas e carimbadas pelos professores da disciplina. Não será autorizado o aluno marcar o paciente com um professor que não está inserido na disciplina.
• O atendimento a pacientes iniciará dia 05/08/2024. Neste dia, o aluno realizará uma reavaliação do paciente e planejar com o professor orientador o plano de tratamento. No mesmo dia, pode ser realizado um procedimento.
• As provas serão distribuídas: Teórica G1 (peso 1) 10 pontos, Prática G1 (peso 1) 10 pontos, Teórica G2 (peso 2) 10 pontos, Prática G2 (peso 2) 10 pontos Média Parcial – G1 + G2 (2) maior ou = a 6 o aluno é aprovado.
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• Caso o aluno não atinja a Média Parcial maior ou igual a 6, seguirão as seguintes condições: Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte: – MP + EF (2) maior ou = a 6 o aluno é aprovado. 3
• O aluno somente iniciará o tratamento se apresentar o PLANO OPERACIONAL DO CASO A SER REALIZADO. Caso o aluno não apresente, a nota diária iniciará com metade dos pontos.
• NÃO SERÁ PERMITIO O ALUNO ATENDER UM PACIENTE FORA DO HORÁRIO DA DISCIPLINA.
• AS ANOTAÇÕES DOS TRATAMENTOS SERÃO REALIZADAS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO (CASO O ALUNO NÃO REALIZE AS ANOTAÇÕES NO PROTUÁRIO ELETRÔNICO, TERÁ PERDA DE PONTO).
• O aluno deverá encerrar o procedimento 30 min. antes do término da disciplina.
• O aluno irá esterilizar o material clínico e somente abrirá na presença do professor:
• Horários dos ciclos de esterilização: Segunda à sexta 11 h, 14h e 18 h
Recebimento de materiais: Segunda à sexta de 8 a 18
Objetivo clínico: 01 Tratamento endodôntico concluído – 1 ponto
Dentística (sem número mínimo ou máximo a ser executado) – 1 ponto
01 raspagem e profilaxia – 1 ponto
01 cirurgia concluída – 1 ponto
Não haverá substituição de objetivo, independentemente do número de execução do procedimento.
Haverá a Jornada científica (23 a 25/10 ou 16 a 18/10/2024) e o aluno deverá apresentar um caso clínico (individualmente) no evento, que foi realizado na clínica odontológica em Power Point. Esta atividade valerá 1 ponto. Caso o aluno não realize perderá a pontuação.
O plano de ensino, manual do aluno e registro do conteúdo já foram postados na plataforma Canvas.
Avaliação
PROCESSO AVALIATIVO
O CEULP/ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
Avaliações
30/09/2024 G1 teórica 5 pontos
30/09/2024 G1 prática (somatório de notas dos procedimentos realizados) 5 pontos
23 a 25/10 ou 16 a 18/10/2024 G2 - o aluno deverá apresentar um caso clínico (individualmente) no evento, que foi realizado na clínica odontológica em Power Point 1 ponto
25/11/2024 G2 teórica 4 pontos
25/11/2024 G2 prática (somatório de notas dos procedimentos realizados) 1 ponto
25/11/2024 G2 prática (cumprimento dos objetivos)
01 tratamento endodôntico concluído – 1 ponto
Dentística (sem número mínimo ou máximo a ser executado) – 1 ponto
01 raspagem e profilaxia – 1 ponto
01 cirurgia (concluída) – 1 ponto 4 pontos
Bibliografia
Básica
? Cohen, S; Hargreaves, K.M. Caminhos da Polpa. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Leonardo, Mário Roberto Tratamento de canais radiculares: avanços tecnológicos de uma endodontia minimamente invasiva e reparadora 2. Ed. São Paulo: Artes Médicas 2017.
Lopes, H.P.; Siqueira Jr., J.F. Endodontia: Biologia e Técnica. 15 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2015.
BUSATO, A.L.S. et al.: Dentística: Conceitos, Técnicas e Materiais. Canoas: Ed. Da ULBRA, 2007.
? LINDHE, J; KARRING, T; LANG, N. Tratado de periodontia clínica e implantodontia oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
? THYLSTRUP, A.; FEJERSKOV, O. Cariologia clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Clínica, 1995.
Complementar
ALVARES C. TAVANO, O. Curso de radiologia em odontologia. 4 . ed. São Paulo: Santos, 2000.
? BUSATO, A.L.S. e cols. Dentística: novos princípios restauradores. São Paulo: Artes Médicas, 2004.
? CARRANZA, FERMÍN A. Periodontia clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
? FUCHS, F.; WANNMACHER, L. Farmacologia clínica: Fundamentos da terapêutica racional. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
? HUPP R et al. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Material Digital
Marina Peduzzi, Multiprofessional healthcare team: concept and typology Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9