Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis

2024/1 - Turma 0604

Ementa

Comunicação sem fio; Características de dispositivos móveis; Sistemas operacionais para dispositivos móveis; Ambiente e Ferramentas de desenvolvimento; Linguagem de programação e Plataforma de desenvolvimento móvel; Acesso a Bancos de Dados; Comunicação com backend; Publicação de aplicações.

Competências

* Compreender os conceitos fundamentais como comunicação sem fio, via internet, características de aparelhos móveis e sistemas operacionais para dispositivos móveis;
* Compreender a arquitetura de uma aplicação para dispositivos móveis;
* Compreender e aplicar as guias de interface para o desenvolvimento de aplicativos móveis, identificando e avaliando criticamente os componentes mais adequados para cada situação e necessidade;
* Compreender e aplicar recursos de linguagem e plataforma de desenvolvimento;
* Conceber, projetar e desenvolver um aplicativo móvel a partir de necessidades e casos apresentados em aula;
* Compreender e analisar, criticamente, as abordagens mais utilizadas no desenvolvimento de aplicativos no sentido de negócios e inovação.

Objetivos

Objetivo geral: Capacitar o aluno nas principais ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos móveis, com foco na arquitetura de aplicações, utilização de recursos de interface e de plataformas de desenvolvimento.

Objetivos específicos:
* Descrever as principais características de aplicações móveis no que tange à arquitetura, utilização de recursos de rede e de interface gráfica;
* Apresentar os componentes de interface gráfica de acordo com guias e padrões de desenvolvimento e suas aplicações;
* Analisar características de aplicativos móveis conforme negócios e inovação e o impacto social e econômico;
* Apresentar os recursos de linguagem e plataformas de programação para aplicativos móveis;
* Desenvolver um produto de software com base nos conceitos apresentados em sala e de forma a exercitar a prática e a atividade criativa envolvida neste processo.

Programa

* Características de dispositivos móveis;
* Redes e comunicação;
* Sistemas operacionais para dispositivos móveis;
* Ambiente e Ferramentas de desenvolvimento;
* Linguagem de programação e Plataforma de desenvolvimento móvel;
* Acesso a Bancos de Dados;
* Comunicação com backend;
* Componentes de interface e suas aplicações;
* Formas de publicação e entrega de aplicativos.

Metodologia

A disciplina faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) denominado “Tecnologias para a Vida", que é compartilhado com os cursos do departamento de Computação do CEULP e tem como meta oferecer à comunidade acesso às tecnologias emergentes da área da computação com pleno entendimento de seus impactos no âmbito do mercado, da sociedade e do ser humano, o que acontece por meio do conhecimento construído no ambiente acadêmico pelo trabalho interdisciplinar realizado pelos alunos.

Nesse sentido, o Aporte Teórico-metodológico de Competências da disciplina será oferecido por meio de aulas expositivas, realização de atividades em sala de aula, discussões sobre métodos e abordagens para o desenvolvimento de aplicativos, apresentação e compartilhamento de resultados de experiências.

O Trabalho Discente Efetivo (TDE) se dará, em cada aula, por meio de atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos utilizando recursos fornecidos por APIs e bibliotecas de desenvolvimento, construindo um aplicativo completo, de forma progressiva e incremental. Nestas atividades os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado e seguindo as instruções passadas pelo professor, compartilhar com a sua equipe ou com a classe o conhecimento obtido.

A disciplina pressupõe a utilização da pesquisa-ação na qual o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, desenvolvendo habilidades e competências. O método propicia investigar sua própria prática de maneira reflexiva envolvendo vários atores, acadêmicos e da sociedade, para solucionar problemas.

As atividades são organizadas em três etapas:

* Etapa 1: Fundamentação: conceitos de projeto de software, definição de problema e solução, apresentação de resultados, por meio de metodologias como storytelling, conceitos de aplicativos móveis e fundamentos do projeto gráfico de telas utilizando sistemas de design de interface e componentes gráficos; contato com a ideia principal do contexto sobre o qual os alunos trabalharão durante o semestre;

* Etapa 2: Desenvolvimento de pequenas soluções: aprofundamento do entendimento dos conceitos e recursos disponibilizados por uma plataforma e biblioteca de programação de aplicativos; desenvolvimento incremental da solução proposta para o problema identificado na etapa anterior;

* Etapa 3: Produção da solução final: refinamento e produção completa da solução proposta para o problema identificado na etapa 1, socializando os resultados por meio de apresentações semanais em formato de pitch até o momento de apresentação final do resultado em um evento de maior alcance, com participação do público externo e do público-alvo identificado na etapa 1.

Web Aula na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

O aluno será avaliado ao longo do semestre letivo em duas avaliações de grau, a saber:

* Grau Um (G1, com peso 1), composta por:
- Trabalhos: 4,0
- Prova individual, com conteúdo do primeiro bimestre letivo: 6,0

* Grau Dois (G2, com peso 2), composta por:
- Trabalhos: 4,0
- Prova individual, com conteúdo do segundo bimestre letivo: 6,0

A Média Parcial (MP) será a média ponderada entre G1 e G2: MP = (G1 + 2 x G2) / 3.

Será aprovado o aluno que alcançar a MP igual ou superior a 6,0 (seis).

Bibliografia

Básica

LEE, Valentino. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/298. Acesso em: 4 abr. 2022.

OLIVEIRA, Diego Bittencourt de et al. Desenvolvimento para dispositivos móveis: volume 1. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029408/. Acesso em: 4 abr. 2022.

SILVA, Diego. Desenvolvimento para dispositivos móveis. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/128205. Acesso em: 4 abr. 2022.

Complementar

BENYON, D. Interação humano-computador. Tradução Heloísa Coimbra de Souza; revisão técnica Illana de Almeida Souza Concílio. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/2614. Acesso em: 10 mar. 2022.

CARDOSO, Leandro da Conceição. Design de aplicativos. Curitiba: InterSaberes, 2022. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/197490. Acesso em: 5 abr. 2022.

FÉLIX, Rafael; SILVA, Everaldo Leme da (org.). Arquitetura para computação móvel. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/177788Acesso em: 5 abr. 2022.

OLIVEIRA, Diego Bittencourt de et al. Desenvolvimento para dispositivos móveis: volume 2. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029774. Acesso em: 4 abr. 2022.

SEGURADO, Valquiria Santos. Projeto de interface com o usuário. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/124143. Acesso em: 4 abr. 2022.

Material Digital

React. Disponível em https://react.dev/.

React Native. Disponível em: https://reactnative.dev/

Informações da Turma
Curso
Engenharia de Software
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: Labin IV -