Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

2024/1 - Turma 3502

Ementa

Mudanças desenvolvimentais que ocorrem no comportamento motor ao longo da vida, referenciado nas características e princípios do crescimento, envelhecimento e fases do desenvolvimento motor. Características e princípios que norteiam a aquisição de habilidades motoras e as mudanças comportamentais decorrentes do processo ensino aprendizagem de atividade física. Relação das mudanças desenvolvimentais com a aprendizagem motora

Competências

Relacionar as atividades físicas, esportivas e recreativas de acordo com o desenvolvimento motor
Compreender a relação de aprendizagem motora com o desenvolvimento motor.

Objetivos

Contribuir para a formação acadêmica do estudante de educação física ofertando conhecimento sobre o Desenvolvimento Motor e a Aprendizagem Motora capacitando-o na execução da sua pratica profissional

Programa

- ORIGEM DO ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA
- TERMOS BASICOS UTILIZADOS EM DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTO
- MODELOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
- MODELO DAS RESTRIÇÕES DE NEWELL
- MODELOS DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AMPULHETA DE GALLAHUE
- FASE MOTORA REFLEXIVA E RUDIMENTAR
- FASE MOTORA FUNDAMENTAL E ESPECIALIZADA
- FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR
- DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCENCIA E NA PUBERDADE
- PERFORMANCA MOTORA EM ADULTOS E IDOSOS
- INTRODUÇÃO A APRENDIZAGEM MOTORA E SUAS TEORIAS
- CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES E MEDIDAS DO DESEMPENHO MOTOR
- CONTROLE MOTOR: SUAS BASES E TEORIAS
- DEFININDO E AVALIANDO A APRENDIZAGEM


Metodologia

O conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas com a utilização de data show e quadro, seminários, debates, leituras de artigos científicos e atividades práticas de aplicação do conteúdo estudado.

Avaliação

As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão divididas em 2 (dois) Graus (G1 e G2). Estes serão distribuídos ao longo do período (semestre). Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6 (seis) pontos na Média Parcial (MP) e que tenham, no mínimo, 75% de frequência contabilizando as atividades da WEB (I, II e III).
A Média Parcial será calculada da seguinte forma:
G1: Portfólio (6 pontos) + Prova (4 pontos) = 10 Pontos
G2: Portfólio (5 pontos) + Prova (4 pontos) + Prática (1 ponto) = 10 Pontos

MP = G1 + (G2 x 2)
3

Bibliografia

Básica

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005
HAYWOOD, K.M. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações. São Paulo, Edgard Blusher, 2002.
SCHMIDT, R. A.; WRISBERG C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Complementar

BEE, H. O ciclo da vida. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ECKERT, H.M. Desenvolvimento motor. São Paulo: Manole, 1993.
GABBARD, C.P. Lifelong motor development. Boston: Allyn and Bacon, 2000.
NETO, R.F. Manual de Avaliação Motora.Porto Alegre:Artmed,2002
SHUMWAY - COOK , A.; WOOLLACOTT, M. H. Controle Motor: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Manole, 2002
PEREIRA, T. A.; BERGMANN, M. L. A.; BERGMANN, G. G. Fatores Associados à Baixa Aptidão Física De Adolescentes. Rev Bras Med Esporte [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.176-181. ISSN 1517-8692. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220162203144162.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 2
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: Ginásio -