Diagnóstico e Controle de Pragas e Moléstias

2024/2 - Turma 0218

Ementa

Aplicação do manejo integrado de pragas e doenças. Métodos de controle de pragas e doenças aplicados às culturas de maior interesse econômico regional. Estratégias de controle sustentáveis. Receituário agronômico.

Competências

Atuar na elaboração e execução de projetos que visem o correto manejo de pragas e moléstias, com base nos elementos técnicos, econômicos e ambientais, bem como solucionar problemas no campo decorrentes da má utilização dos recursos genéticos e ambientais.
Avaliar os fatores que comprometem a sustentabilidade, e atuar de modo flexível, crítico e criativo frente às diversas situações.

Objetivos

Reconhecer, identificar e controlar as pragas e moléstias nas principais culturas de interesse econômico, considerando fatores ambientais, sociais e econômicos através de análises e estudos técnicos para a adoção de medidas efetivas por meio de práticas sustentáveis, para que haja o melhor rendimento e custo benefício. Fornecer aos alunos subsídios para um correto manejo e elaboração do receituário agronômico.

Programa

Estudo dos impactos ambientais, econômicos e sociais provocados por pragas e doenças na agricultura;
Conceitos e danos de insetos-praga e doenças;
Principais pragas e doenças das culturas;
Defesa Sanitária Vegetal e pragas quarentenárias ausentes (A1) e presentes (A2);
Histórico e conceitos do controle de pragas e doenças;
Dinâmica populacional e Métodos de controle de pragas e doenças aplicados às culturas de maior interesse econômico;
Aplicação do manejo integrado de pragas e doenças;
Indução de resistência de plantas e estratégias sustentáveis de controle;
Estudos de mapeamento e quantificação de pragas e doenças;
Medidas legislativas no controle de pragas e doenças;
Classificação e toxicologia dos defensivos agrícolas;
Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas;
Legislação Fitossanitária; e
Receituário Agronômico

Metodologia


O Conteúdo será abordado na forma de aulas expositivas dialogadas. Os conteúdos serão ainda ministrados através de atividades no ambiente virtual acadêmico utilizando as ferramentas de fóruns – para discussão de estudo de caso e/ou grupos de discussão de situações-problemas. Serão ainda oferecidos seminários sobre diagnóstico e controle de pragas e moléstias, com intuito de fixação de conteúdo e desenvolvimento de habilidades de oratória e resolução de atividades em momentos assíncronos imediatamente após a aula. Serão realizadas aulas práticas de reconhecimento e coleta e identificação de espécies de insetos/praga e identificação de doenças no campo e no laboratório, bem como visita técnica às culturas de importância econômica. Sempre ao final das aulas práticas o aluno deverá elaborar um relatório com informações inerentes à visita técnica. Além disso o aluno confeccionará, com o auxílio do professor, material para ser publicado nas mídias digitais com o intuito de auxiliar os agricultores, profissionais, estudantes e a sociedade. O aluno contará com grupos de discussão de situações-problemas, onde serão abordados também estudos de caso. Como recurso didático, também será utilizado quadro-branco, projetor de slides, filmes, entre outros.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. - A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero
(0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
-Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro
bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. -Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2) / 3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da
disciplina:
● Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com
questões objetivas e discursivas; e/ou
● Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades
diversas, a exemplo de:
I. Artigos, ou;
II. Pôsteres, ou;
III. Portfólios/Webfólios, ou;
IV. Maker Space, ou;
V. Seminários Integradores, ou;
VI. Organização de eventos, ou;
VII. Desenvolvimento e apresentação de produtos, ou;
VIII. Painel Integrado, ou;
IX. Relatórios Finais de:
a. Práticas em pacientes, ou;
b. Consultorias, ou;
c. Pesquisas de Campo, ou;
d. Pesquisa Etnográfica, ou;
e. Estudos de casos.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝐹 =𝑀𝑃 + (𝐸𝐹𝑥2) / 3. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação. Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).

Obs.: As avaliações seguirão as datas previstas em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

DALMOLIN, Diego Anderson; SILVA, Kelly Justin da; LIMA, Rejayne Barbosa; WAURECK, Ariadne; OLIVEIRA, Carina Oliveira; SAPELLI, Karla Sieberti. Fitopatologia. Porto Alegre: SAGAH, 2020. E-Book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786556900056. Acesso em: 16 JUN. 2021.
OLIVEIRA, C. M. G.; SANTOS, M. A.; CASTRO, L. H. S. Diagnose de fitonematóides.Campinas, SP: Millennium, 2016.
ZAMBOLIM, Laércio; JESUS JÚNIOR, Waldir Cintra de; RODRIGUES, Fabrício de Ávila. O essencial da fitopatologia: controle de doenças de plantas. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014

Complementar

AZAMBUJA, João Monteiro Veleda de. O solo e o clima na produtividade agrícola: agrometeorologia, fitossanidade, conservação do solo, fertilidade do solo, edafologia e calagem. Guaíba: Agropecuária, 1996.
BERGAMIN FILHO, Armando. Doenças de plantas tropicais: epidemiologia e controle econômico. São Paulo: Ceres, 1996.
CAROLLO, Eliane Mazzoni; SANTOS FILHO, Hermes Peixoto. Manual Básico de técnicas fitopatológicas. Brasília, DF:EMBRAPA [Editora}, 2016. E-book.Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1054670/1/CartilhaManualFito21514Hermes.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022
FONSECA, Eliene Maciel dos Santos; ARAUJO, Rosivaldo Cordeiro de. Fitossanidade: princípios básicos e métodos de controle de doenças e pragas vegetais. São Paulo: Érica, 2015. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536530956. Acesso em: 26 maio 2021.
REICHARDT, Klaus; TIMM, Luís Carlos. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. 3. ed. Barueri: Manole, 2016. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/125553. Acesso em: 12 mar. 2020.


Material Digital

PICANÇO, M. C. Manejo Integrado de Pragas. Viçosa, MG - 2010 . <https://www.ica.ufmg.br/wp-content/uploads/2017/06/apostila_entomologia_2010.pdf>
SCHEUERMANN, K. K.; NESI. C. N. Controle químico de brusone e mancha parda na cultura do arroz irrigado. Summa Phytopathologica. Botucatu, v 47, n. 3, p. 168-172, 2021. <https://www.scielo.br/j/sp/a/ScZ9PykJnJkGvRmHXZyn9Mv/?format=pdf&lang=pt>
FERREIRA AGÜERO, M. A. F.; NEVES. P. M. O. J.; CREMONEZ, P. S. G. Efeito do Piriproxifem e Diflubenzurom na reprodução de Nezara viridula (L.) [Hemiptera: Pentatomidae]. Investig. Agrar. vol.16 no.2 San Lorenzo, 2014. <http://scielo.iics.una.py/pdf/ia/v16n2/v16n2a04.pdf>
PRATISSOLI, D.; BRAGANÇA, R.; OLIVEIRA, J. A.; THOMPSON, E. L. GT AGROTÓXICOS: UMA ABORDAGEM TÉCNICA SOBRE O ASSUNTO. Vitória, ES. CREA-ES, 2019.<http://www.creaes.org.br/img/GT_Agrotoxicos/e-Book_GT_Agrotoxicos.pdf>

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: 425