Diagnóstico Integrado II

2024/1 - Turma 1608

Ementa

Competências

Comunicação interpessoal no atendimento do paciente em clínica odontológica, Atencão à saúde com enfase do diagnóstico através das habilidades da anamnese e de coletar, observar e interpretar dados, bem como, analisar informacões clínicas e epidemiológicas relevantes à saúde no âmbito da Odontologia, para construção do diagnóstico.

Objetivos

GERAL:

Capacitar o aluno ao exame odontológicoe aos métodos semiotécnicos para fins de diagnóstico.

ESPECÍFICO(S):

a) Capacitar para o desenvolvimento da habilidade social, no convívio, participacão e engajamento do aluno na comunicacão com o paciente durante o exame odontológico;
b) Detectar sinais e sintomas, através da anamnese e do exame físico;
c) Indicar, solicitar e interpretar os diferentes recursos e métodos complementares de diagnóstico;
d) Capacitar o aluno ao entendimento e preenchimento do prontuário do paciente.
e) Desenvolver as competências de comunicação interpessoal no atendimento do paciente e da atencão à saúde com enfase no manejosemiotécnico e no diagnóstico das alteracões e patologias do complexo bucomaxilofacial

Programa

ABORDAGEM TEMÁTICA

a) Construção das competencias relacionadas ao diagnóstico baseado nos conceitos semiológicos e etapas do exame clínico e avaliacão do paciente;
b) Estratégias de comunicacão e habilidades interpessoais profissional-paciente;
c) Exames e manobras semiotécnicas na semiologia periodontal, da superfície dentária, das alteracões pulpares e radiculares, estomatológica, das glândulas salivares, da articulação temporomandibular;
d) Estabelecimento de necessidades e prioridades de tratamento;
e) Propedêutica relacionada aos aspectos clínicos e radiográficos das reabsorcões dentárias, lesões endoperiodontais, processos inflamatórios agudos e crônicos periapicais, perfurações e fraturas radiculares;
f) Diagnóstico das estruturas dentárias relacionando os aspectos clínico e radiográfico da doenca cárie e das anomalias dentárias;
g) Manobras semiotécnicas no diagnóstico de síndromes com manifestacões bucomaxilofaciais;
h) Diagnóstico dos Cistos Odontogenicos e Não Odontogênicos.

Metodologia

PROCESSO METODOLÓGICO

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização) .
O Trabalho Discente Efetivo do curso Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.

Avaliação

PROCESSO AVALIATIVO

A avaliação da aprendizagem do aluno será expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de Grau.

Avaliação Grau 1 (G1) – 10 pontos, peso 1 (um):
• G1 teórica – 6,0 pontos – questões objetivas e discursivas dos conteúdos ministrados

• G1 prática – 4,0 pontos – Referente à média do atendimento prático realizado na dupla

Avaliação Grau 2 (G2) – 10 pontos, peso 2 (dois):
• G2 teórica – 4,0 pontos – questões objetivas e discursivas dos conteúdos ministrados

• G2 prática – 2,0 pontos – Referente à média do atendimento prático realizado na dupla

• G2 prática – 2,0 pontos – Referente à apresentação dos casos clínicos



A Média Parcial (MP) será o resultado da média ponderada entre G1, com peso um e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma:
G1 + (G2 x 2)
3


Serão aprovados os alunos que atingirem no mínimo 6,0 (seis) pontos na Média Parcial (MP)

Os alunos que atingirem, no mínimo 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Neste caso, a média final será o resultado da média ponderada entre Média Parcial, com peso um e exame final com peso 2. Calculada da seguinte forma:
Qualquer aluno pode realizar o (EF) para aumentar sua média, independente da aprovação.

É considerado aprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:
• Atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média final (MF) obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
• Obter média final (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)

É considerado Reprovado na disciplina o aluno que ao concluir o semestre letivo:

• Não atingir, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da média final (MF) obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
• Não obtiver a média final (MF) igual ou maior que 6,0 (seis)

As provas serão realizadas nas datas correspondentes ao calendário acadêmico a saber:
G1: 22/04/2024
G2: 18/06/2024
EF: 01/07/2024

O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 ou G2 será divulgado no sistema AUTOATENDIMENTO, no prazo máximo de 7 dias.

Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas no calendário acadêmico, o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.

O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo professor.

Normas de Funcionamento das Clínicas e Estágios do Curso de Odontologia - CEULP/ULBRA

- As clínicas iniciarão no horário pré-determinado pela instituição, independentemente do número de alunos presente. Início das atividades teóricas e práticas 14:00H e término 17:00H. O aluno deverá concluir o procedimento 30 min. antes das 17h.

- Em todas as atividades clínicas o aluno deverá usar obrigatoriamente roupa e jaleco branco (ou pijama cirúrgico), bem como todo o equipamento individual de proteção necessário (óculos, gorro, máscara, pró-pé e luvas de procedimento) e sapato branco fechado. Caso não seja respeitado o aluno perderá ponto e não atenderá o paciente.

- As unhas deverão estar limpas e curtas e não será permitido o uso de adereços como brincos grandes, colares, pulseiras e anéis durante os atendimentos.

- Cada aluno deverá trazer todo material solicitado. Os professores da disciplina não serão responsabilizados por perdas de material, isto é responsabilidade de cada aluno.

- Com início das aulas clínicas, o aluno terá acesso à “ficha de acompanhamento do aluno”. É dever do aluno o preenchimento dela ao final de cada aula. Tais vistos somente poderão ser dados ao final da respectiva aula realizada. Caso o aluno não realize ou falte, sem justificativa, a atividade exigida terá nota zero na nota diária. Esta pontuação será descontada na avaliação prática que será realizada na avaliação prática. Caso seja observado falsificação da assinatura de algum aluno ou do professor nas fichas de acompanhamento perda de pontuação será realizada.

- O aluno terá direito a 25% de faltas na carga horária total da disciplina. Caso esta condição não seja respeitada o aluno automaticamente será reprovado na disciplina.

- O aluno terá Tolerância de 15 min, após início da aula.

- O aluno deverá estar atento na resolutividade das Web atividades, pois poderá ser reprovado na disciplina devido ao não cumprimento da carga horária. Desta forma, poderá ser reprovado por falta.

- É obrigação do aluno marcar os pacientes e realizar a remarcação. O aluno terá no máximo 24h antes da clínica para marcar o paciente, caso não seja observada a marcação o aluno receberá nota ZERO. De preferência, a remarcação será realizada no dia do atendimento do paciente através das folhar de marcação e assinadas e carimbadas pelos professores da disciplina. Não será autorizado o aluno marcar o paciente com um professor que não está inserido na disciplina.

- O tempo máximo de tolerância para atrasos de pacientes será de 30 (trinta) minutos por período, salvo autorização expressa do professor responsável, sem prejuízo do atendimento. Excedido esse tempo o acadêmico deverá solicitar à recepção a remarcação do paciente;

- Em nenhuma hipótese será permitido o atendimento pelo acadêmico em horário diverso daquele em que se encontra regularmente matriculado;

- O atendimento deverá acontecer em dupla, salvo quando o número de acadêmicos seja ímpar;
As duplas deverão alternar os dias de atendimento para que não haja prejuízo a nenhum dos acadêmicos.

- A ocupação dos consultórios/box de atendimento ocorrerá por sorteio, com exceção de acadêmicos sinistros (canhotos) que terão consultórios adaptados.

- Cada dupla ficará responsável pelo seu consultório/box durante o turno de atendimento, devendo entregá-lo nas mesmas condições de recebimento.

- O consultório/box será o mesmo durante todo o semestre, exceto se houver necessidade de desativação ou manutenção dele. Nesse caso, os acadêmicos serão realocados para outro consultório/box disponível;

- Qualquer defeito de funcionamento no consultório/box deverá ser informado imediatamente às técnicas junto à farmacinha.


DOS CUIDADOS DE BIOSSEGURANÇA E ESTERILIZAÇÃO

- TODOS (acadêmicos e professores) que atuarem no ambiente clínico devem estar imunizados com as vacinas BCG (tuberculose), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), dupla bacteriana (difteria e tétano), hepatite B, febre amarela, influenza e covid-19. É recomendado que após a terceira dose da vacina contra hepatite B, seja realizado o teste sorológico Anti-HBs para certificar-se da real imunidade;

- O comprovante de vacinação atualizado deverá ser entregue à coordenação de clínica até a segunda semana de aula da primeira atividade clínica do acadêmico e atualizado sempre que necessário, de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

- Durante o período na clínica escola, TODOS (acadêmico/professor estando em atendimento ou não), deverão portar EPIs completos.

- Antes do atendimento de cada paciente deverá ser realizada a desinfecção das superfícies com álcool 70% e posterior colocado a barreira física de proteção descartável nos equipos clínicos através de filme PVC (botões manuais de acionamento, alça do refletor encostado na cabeça e braços da cadeira, encosto do mocho, canetas de alta e baixa rotação, corpo da seringa tríplice e pontas da unidade de sucção), campos descartáveis impermeáveis (superfície da bancada e do carrinho auxiliar) e pontas descartáveis ou ponteira de seringa tríplice estéril (disponível na farmacinha);

- A desinfecção do equipo deverá ser feita antes e após cada atendimento, assim com a troca de barreira física e removidas ao final, estando o acadêmico no uso dos EPIs e dando a destinação adequada aos resíduos;

- O uso de sobre-luvas descartáveis é recomendado em qualquer situação fora do campo operatório como abrir portas, gavetas, realizar anotações em fichas, revelação de radiografia etc. As sobre luvas deverão sempre ser de único uso, no retorno ao campo operatório deverão ser descartadas;

- A utilização de aparelhos de telefone celular/tablets pelo acadêmico operador ou auxiliar deverá seguir os protocolos de biossegurança (utilização de barreira de proteção, sobre luvas, etc) e deverá ser para uso exclusivo para acesso ao Sistema do Prontuário Eletrônico;

- É proibida alimentação dentro das clínicas;

- A esterilização deverá ser feita utilizando-se papel grau cirúrgico lacrado termicamente ou auto seláveis;

- Acadêmicos terão seus materiais esterilizados pelo CME da clínica do curso, devendo levar para o departamento de esterilização com o mínimo de 30 minutos de antecedência do horário dos ciclos da autoclave e pelo menos 24h de antecedência ao horário que irá utilizar os materiais.
Horários dos ciclos de esterilização: Segunda a sexta 11 h, 14h e 18 h
Recebimento de materiais - Segunda a sexta de 8hs a 18hs.


DOS PRONTUÁRIOS, AGENDAMENTOS, ATENDIMENTO DOS PACIENTES

Os prontuários dos pacientes atendidos na clínica de odontologia do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS (CEULP/ULBRA) constituem documento público de propriedade da FULBRA, podendo ser requisitados judicialmente para consultas futuras, de forma que a remoção das dependências da instituição bem como qualquer dano configura crime tipificado no artigo 337 do código penal:
Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado à custódia de funcionário, em razão de ofício, ou de particular em serviço público: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave.

- Será permitida a realização de cópias do prontuário apenas para uso em atividades acadêmicas após expressa autorização do professor.

- Para atividades de pesquisa, os prontuários serão fornecidos somente após a autorização da Coordenação de Clínica, com a apresentação do Termo de Consentimento para Utilização de Dados e Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;

- A partir do primeiro semestre de 2022 os prontuários e sistemas de agendamento passaram a ser eletrônicos através do Software “Dental Office”. Cada aluno/professor possui um acesso único, através do e-mail institucional (com os domínios @rede.ulbra.br para acadêmicos e @ulbra.br para professores), intransferível e protegido por senha, o qual pode ser auditado a qualquer momento, caso haja necessidade;

- É de responsabilidade de cada usuário a utilização ética e consciente do sistema, assim como a manutenção do sigilo dos dados;

- Todas as fichas dos pacientes deverão ser alimentadas com as informações referentes ao atendimento clínico odontológico (Anamnese, Exame Físico, Periograma, Odontograma, Plano de Tratamento, Evolução Diária e demais informações pertinentes à resolução do caso);

- Havendo necessidade de consulta, os prontuários antigos manuscritos encontram-se à disposição na recepção da clínica do curso.

- Ao final de cada atendimento o professor deverá validar o atendimento através de sua assinatura a partir do QR Code gerado pelo sistema;

- Somente serão agendados os pacientes com atendimento validado pelo professor e ficha de agendamento assinada, constando data, hora, acadêmico responsável e clínica na qual próximo atendimento será realizado.

- Os agendamentos são de responsabilidade da recepção, não sendo permitido ao acadêmico entrar em contato com o paciente;

- Todos os pacientes recebem uma mensagem de lembrete e confirmação da consulta 24h antes do horário agendado, não havendo necessidade de o acadêmico fazer contato com o paciente. Caso seja imprescindível, o acadêmico deverá dirigir-se à recepção e solicitar que a mesma entre em contato com o paciente para repassar a demanda necessária.

- Após iniciar o planejamento e atendimento de cada paciente, o acadêmico ficará vinculado à ele, devendo seguir com todo o tratamento previsto no plano de tratamento, desde que compatível com as complexidades do curso de graduação em odontologia;

- Os prontuários dos pacientes devem ser correto e integralmente preenchido, devendo o acadêmico apresentar ao professor responsável o PLANO DE TRATAMENTO COMPLETO e individualizado, com previsão dos procedimentos a serem executados nas diversas sessões necessária, observando, preferencialmente, a seguinte ordem: ANAMNESE →
EXAME CLÍNICO E RADIOGRÁFICO → ALÍVIO DA DOR (Urgência), se houver → PERIODONTIA → CIRURGIA → ENDODONTIA → DENTÍSTICA → PRÓTESE.

- O planejamento deverá ser preenchido no prontuário e assinado pelo professor responsável;

- Caso ocorra falta do paciente, atraso que justifica sua dispensa, ou fato superveniente que leve o acadêmico a não realizar atendimento naquele período, a ficha de notas deverá ser preenchida com o ocorrido e a nota do dia não será contabilizada na média do semestre;

- A falta sem justificativa por atestado médico dentro das prerrogativas legais (seja do acadêmico operador ou auxiliar) configura nota do dia igual a Zero.

- Os atestados médicos deverão ser protocolados na central do aluno em até 48 horas e uma cópia deverá ser entregue ao professor e anexada junto ao caderno de avaliação;

- O acadêmico auxiliar terá a mesma nota do acadêmico operador, desde que exerça sua função com diligência, responsabilidade e em conjunto com o operador. Caso contrário, terá nota inferior ao acadêmico operador, de acordo com os critérios da ficha de avaliação;

ORIENTAÇÕES PARA O SEMINÁRIO:
Seminários de casos clínicos: Cada dupla deverá apresentar 2 casos distintos, em forma de seminários, dois casos clínicos atendido na clínica ao longo do semestre. O objetivo dessa atividade é posicionar o aluno no centro da construção do conhecimento, a partir da exposição de questões fundamentais no planejamento e execução dos casos clínicos, sempre com o embasamento teórico apropriado.
A dupla deverá apresentar o paciente, com informações relevantes a respeito do contexto social ao qual seu paciente está inserido, contextualizando essas informações com o quadro clínico inicial do paciente. Informações a respeito dos diagnósticos do paciente deverão ser apresentadas nesse momento, e com essas informações, a proposição de um completo plano de tratamento.
A discussão a respeito do exposto será estimulada, a fim de estimular a construção do conhecimento e do senso crítico dos alunos, principalmente em relação à tomada de decisão clínica.



Bibliografia

Básica

MARCUCCI, G. Fundamentos de Odontologia – Estomatologia. Guanabara – Koogan, 2005, 264p.

NEVILLE W.B. et al. Patologia Oral e Maxilofacial. Guanabara Koogan: Rio de janeiro, 4a ed., 2016, 912p.

TOMMASI, A.F. Diagnóstico em Patologia Biucal São Paulo: Pancast 5o ed. 201

Complementar

CARRANZA, A. Periodontia clínica. 8. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1997. 832p., il

FAILACE, R. Hemograma manual e interpretação. Artes Médicas 2o edicão. 1998.

LINDHE, J. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3a ed.1999, 1321p.

SOARES, JLMF., et al. Métodos diagnósticos – consulta rápida. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 2005.

WATANABE, P.C.A. Imaginologia e Radiologia Odontológica. Rio de Janeiro, 2012, 515p.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Odontologia
Período: 3
Carga Horária: 152h
Horário: 4T - 3T
Sala: 429 429