Drenagem Linfática
2024/2 - Turma 4816
Ementa
Estudo das principais técnicas e manobras em drenagem linfática.
Competências
Proporcionar ao aluno uma visão ampla das formas de atuação do profissional na drenagem linfática corporal e facial. A disciplina possibilita ao acadêmico agregar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas de forma a executar um atendimento completo
Objetivos
Habilitar os profissionais para a definição e aplicação de tratamentos estéticos favorecendo o bem-estar físico e mental;
Proporcionar aos alunos uma visão ampla sobre planejamento, execução e gestão de serviços relacionados à estética, beleza e saúde;
Habilitar os profissionais em questão para o uso correto das diversas metodologias de produtos e equipamentos utilizados nos procedimentos estéticos e terapêuticos; Capacitar profissionais tornando os aptos a ação multidisciplinar, nos processos relacionados com a prática nos diversos espaços de trabalho;
Habilitar profissionais para que estabeleçam um canal de comunicação nas áreas da saúde e beleza, colocando-se no mercado de trabalho como uma mão-de-obra capaz de interagir nos âmbitos correlacionados a estética e saúde, visando o equilíbrio da qualidade de vida do ser humano.
Programa
Estudo das particularidades do Sistema linfático;
Fisiopatologia do sistema linfático e venoso;
Drenagem Linfática Manual: Método Leduc e Vodder (tipos de manobras);
Manobras de drenagem linfática dos MMII e Abdome;
Manobras de drenagem linfática dos MMSS;
Manobras de drenagem linfática da Face;
Drenagem linfática no pós-operatório;
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas na clinica escola de Estética Corporal, sala 535, onde será aplicada a explanação teórica dos conteúdos e demonstração práticas de manobras e em seguida a turma será dividida em duplas para prática das técnicas e manobras demonstradas. Apresentação de casos clínicos fictícios e estudos de artigos científicos.
Avaliação
O processo avaliativo considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia e nas datas destacadas no programa. Assim, baseando-se na Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023 da ULBRA Palmas, tem-se:
Avaliação Grau 1 (G1), será composta de avaliação teórica individual com questões mistas (objetivas e dissertativas) no valor de 7,0 (sete) pontos e elaboração e apresentação de trabalhos em grupos no valor de 3,0 (três) pontos.
Avaliação Grau 2 (G2), será composta de avaliação teórica individual com questões objetivas no valor de 7,0 (sete) pontos e elaboração e apresentação de trabalhos em grupo no valor de 3,0 (três) pontos.
Indica-se que a Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calcula-se, portanto: MP = (G1 + (2*G2)) / 3. Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos de MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF = (MP + (EF*2)) /3. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0)
O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 e G2 será divulgado no encontro seguinte à realização da prova, conjuntamente com a realização do feedback de aprendizagem. Caso não tenha sido registrado antecipadamente, o professor terá um prazo máximo de 48 horas após o feedback para registrar o resultado do desempenho dos alunos no diário eletrônico.
Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.
O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo processor. No caso de G1 e G2, deve-se anexar a avaliação original para a devida revisão.
Bibliografia
Básica
FOLDI, Michael. Princípios de drenagem linfática / Michael Földi, Roman H. K. Ströbenreuther ; tradução Renate Müller ; revisão científica Fátima Aparecida Caromano. 4. ed. Barueri : Manole, 2012.
FRITZ, S. Fundamentos da Massagem Terapêutica. 2. ed. Barueri: Manole, 2002.
LEDUC, A; LEDUC, O. Drenagem Linfática: Teoria e Prática. 3 ed. São Paulo: Manole, 2007
Complementar
GUYTON, A. C.. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 10. ed.. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan. 2002.
GUIRRO,E.;GUIRRO,R.Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias .3. ed. Barueri : Manole, 2010.
FRITZ, S. Fundamentos da massagem terapêutica. 2. ed. Barueri : Manole, 2002.
KEDE,M. P. V.; SABATOVICH, O. Dermatologia Estética. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.