EDUCAÇÃO POSTURAL E TERAPIA MANUAL

2024/2 - Turma 0907

Ementa

Estudo sobre as variáveis relacionados à postura corporal ortostática e dinâmica, bem como a aplicação de exercícios e atividades como fator interveniente da postura corporal e das atividades da vida diária. Ademais, estudo dos efeitos fisiológicos sobre o sistema músculo-esquelético e o seu comportamento frente ao stress mecânico (fáscias, movimentos, cadeias musculares e fluídos) por meio diferentes técnicas de terapia manual e sua aplicação na prática profissional.

Competências

O acadêmico deverá apresentar conhecimentos quanto à postura corporal, sua  avaliação, educação e aplicabilidade no cotidiano.

Objetivos

Entender a postura corporal, dinâmica e estática junto às considerações anátomo-funcionais do aparelho locomotor com Identificação e consequências dos maus hábitos posturais; à postura corporal nas atividades diárias; aos fundamentos para a avaliação postural; aos fundamentos da postura dinâmica e sua relação com a ergonomia, além da contextualização postura em ambientes coorporativos, doméstico e escolares.

Programa

1- Revisão AnatomoCinesiológica coluna vertebral;
2- Principais desvios coluna vertebral/pelve;
3- Principais desvios membros superiores/inferiores;
4- Avaliação Postural;
5- Exercícios posturais;
6- Consequências dos maus hábitos posturais;
7- Programas de educação postural;
8- Ergonomia.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming).

Avaliação

A avaliação será realizada, tanto para o Grau I (G I) como para o Grau II (G II) por meio do resultado de dois instrumentos:

a. Verificação Escrita b. Trabalho

Verificação Escrita: Valor para o Grau I e para o Grau II: (6.0)

Datas: para as verificações escritas de GI e GII são as datas que estão no calendário acadêmico.

Estrutura: a verificação escrita será composta por questões objetivas e descritivas (podendo ser somente objetivas ou somente subjetivas), as quais poderão apresentar-se de forma proporcional OU não.

As questões da verificação escrita para o Grau I corresponderão aos conteúdos estudados durante o Iº Bimestre Letivo. As questões da verificação escrita para o Grau II corresponderão aos conteúdos estudados durante todo o SEMESTRE Letivo, portanto serão CUMULATIVAS.

Trabalhos para Grau I e Grau II: serão desenvolvidos trabalhos que ao final do bimestre completarão o valor de 4,0 pontos. Estes trabalhos incluirão resoluções de problemas associados a vivência de todos os componentes do grupo e/ou individual. O aluno que faltar no dia acertado para a realização do trabalho ficará sem nota.

O cálculo da MP (Média Parcial) encontra-se a seguir: MP = [GI + (G2 . 2)] / 3

Obtendo a MP acima de 6,0 e 75% de frequência, considera-se o acadêmico APROVADO.

Caso NÃO SEJA APROVADO o acadêmico irá realizar o EF (Exame Final), tendo obtido 75% de frequência.

A MF (Média Final) será realizada por meio da seguinte fórmula: MF = [MP + (EF x 2)] / 3

**** O aluno estará aprovado se atingir a média mínima de 6,0.

**** Para a aprovação na disciplina o acadêmico deverá ter frequência mínima de 75% de freqüência.

Observações importantes:

* É expressamente proibido o uso de celular em sala de aula; * Referencias bibliográfica em língua estrangeira poderão ser utilizadas no decorrer do semestre fazendo parte das atividades da disciplina. * A formatação dos trabalhos e relatórios solicitados deverão respeitar as normas exigidas pelo professor fazendo parte da avaliação do aluno na disciplina. * Erros de português que dificultem o entendimento das respostas e uso de linguagem coloquial que se repitam sucessivamente e/ou comprometem a qualidade do texto serão descontados na menção da respectiva avaliação. * Atestados médicos inferiores a 15 dias não abonam faltas do aluno e, portanto, o professor não será obrigado a aceitá-los. * Atestados médicos iguais ou superiores a 15 dias deverão ser apresentados na Secretaria do Aluno até o 1º dia de abrangência do mesmo. * Eventuais faltas do professor poderão ser compensadas com aulas aos sábados ou em horários previamente acordados com a turma, assim como através de atividades que não envolvam aulas formais. Possíveis aulas complementares serão necessárias para adequar a carga horária do curso. Estas aulas serão ministradas em horário contrário ao da disciplina, sendo previamente combinadas com a turma.

Bibliografia

Básica

FLOYD, R. T. Manual de Cinesiologia Estrutural. Barueri. Manole. 2011. (Biblioteca Virtual)
MENDES, Ricardo Alves.; LEITE, Neiva. Ginástica Laboral: Princípios e Aplicações Práticas. Baruerí. Manole. 2012 (Biblioteca Virtual)
FERREIRA, Nadja de Souza. Semiologia e Ginástica Laboral: Teoria e Prática. Atheneu. 2016. (Biblioteca Virtual)

Complementar

ENDACOTT, Jan. Pilates Para Grávidas. Barueri. Manole. 2007.
KISNER, Carolyn; Colby, Lynn Allen. Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. Barueri. Manole. 2009. (Biblioteca Virtual)
TANIL, Andreia S. Frangakis. Dinâmicas Lúdicas Para os Programas de Ginástica Laboral. Petrópolis. Vozes. 2013. (Biblioteca Virtual)
NIEMAN, David C. Exercício e saúde teste e prescrição de exercícios. Baruerí. Manole. 2010. (Biblioteca Virtual)
WERNER, Peter H.; Willians, Lory H.; Hall, Tina J. Ensinando Ginástica Para Crianças. Barueri. Manole. 2015. (Biblioteca Virtual)

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 4
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: