Eletrotermofototerapia

2024/1 - Turma 1507

Ementa

Agentes elétricos e foto térmicos como forma de tratamento. Aplicações, indicações e contraindicações clínicas.

Competências

Desenvolver no aluno conhecimento em eletrotermofototerapia, suas características, aplicações e efeitos fisiológicos, bem como as contra indicações.
Proporcionar ao acadêmico capacidade de elaborar e questionar os tratamentos fisioterapêuticos em eletrotermofototerapia referentes aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos, aplicando conhecimentos de avaliação, programação terapêutica e recursos de tratamento, referentes ao diagnóstico funcional, objetivos de tratamento e evolução.

Objetivos

Proporcionar ampla visão das ações terapêuticas dos recursos eletrotermofototerápicos na reabilitação dos indivíduos.
Analisar os princípios eletrofísicos e relacioná-los com a ação da estimulação elétrica no tecido humano;
Estudar a fisiologia da dor e a relação das fases de cicatrização tecidual com a ação da estimulação elétrica no tecido humano;
Identificar os equipamentos eletroterápicos de baixa freqüência, associando os aspectos da física e técnica de aplicação das correntes, indicações e contraindicações; Identificar os equipamentos eletroterápicos de média freqüência, associando os aspectos da física e técnica de aplicação das correntes, indicações e contraindicações;
Identificar os equipamentos eletroterápicos de alta frequência, associando os aspectos da física e técnica de aplicação das correntes, indicações e contraindicações.

Programa

- Introdução a disciplina e do plano de ensino;
- Fisiologia da dor;
- Cicatrização e Reparo;
- Processo Inflamátorio;
- Efeitos fisiológicos do frio e calor;
- Estágios da lesão;
- TENS
- Corrente Interferencial;
- FES;
- Corrente Russa;
- Infravermelho;
- Microondas;
- Ondas Curtas;
- Ultra-Som;
- Laser.

Metodologia

A disciplina versa basicamente sobre os recursos físicos utilizados pela Fisioterapia como meio de tratamento. Mais especificamente, explica a ação e utilização de aparatos elétricos, térmicos e de radiação luminosa frequentemente utilizados na terapêutica da dor, inflamação, cicatrização entre outros processos. Por esse motivo, é necessária a ponte com a fisiologia e neurofisiologia. Neste contexto o formato das aulas se desenha à medida que o professor da disciplina, nas aulas teóricas, apresenta o recurso, sua ação e utilização e nas aulas práticas, sequenciais à teórica relacionada, os acadêmicos, sob supervisão direta do professor, realizam a prática entre eles, testando parâmetros, aplicação, posicionamento enfim, aprendendo o conteúdo prático para que se possibilite a aplicação quando necessária.
Aulas expositivas com participação direta dos alunos desenvolvendo o senso crítico, conhecimentos e aplicação de exemplos práticos.
Aulas práticas visando a aplicação dos conhecimentos estudados em sala de aula visando coerência, fundamentação teórica, participação em aula, perfil profissional e domínio do conteúdo desenvolvido.
Discussão de casos clínicos: verificar qual aparelho fisioterapêutico a ser utilizado conforme os sinais clínicos.
Web Atividade: aplicação de questionários, relacionados a concursos e ou enade que englobem o assunto da disciplina. Estas atividades terão valor de presença ao aluno e não nota.

Avaliação

Os blocos de desenvolvimento 1 e 2 são compostos por duas Avaliações Avaliativas: G1 - com valor 10,0 pontos, sendo 8,0 de avaliação individual, sem consulta e 2,0 de atividades em sala de aula ou seminários; G2 - com valor 10,0 pontos, sendo 8,0 de avaliação individual, cumulativa, sem consulta e 2,0 de atividades em sala de aula ou seminários.
O bloco de sistematização é composto pela EF (exame final), caso o aluno não alcance a média 6,0 na G1 e G2, sendo uma avaliação cumulativa, individual, sem consulta, com valor 10,0 pontos. A data das avaliações serão seguidas conforme o calendário acadêmico, disponibilizado aos alunos no site da universidade.

Bibliografia

Básica

Kitchen C. Eletroterapia de Clayton. 10 ed.. São Paulo: Manole. 1998. (7 ex.).
Low, John. Eletroterapia explicativa. 3. ed.. Barueri: Manole. 2001. (5 ex.).
Moreira, Andrea Janz. Termoterapia, eletroterapia e fototerapia. Canoas: Ed. ULBRA. 2002. (5 ex.).

Complementar

Robinsos, Andrew J.. Eletrofisiologia clínica. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED. 2001. (2 ex.).
Rodrigues, Edgard Meirelles. Manual de recursos fisioterapêuticos. Rio de Janeiro: Revinter. 1998. (6 ex.).
Silva, Marizilda Toledo. Eletroterapia em estética corporal. São Paulo: Robe. 1997. (5 ex.).
Starkey, Chad. Recursos terapêuticos em fisioterapia. 2. ed.. São Paulo: Manole. 2001. (10 ex.).
Tortora, Gerard J..Princípios de anatomia e fisiologia. 9. ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2002. (10 ex.).

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 7M
Sala: 308