Enfermagem no Envelhecimento Humano
2024/2 - Turma 1219
Ementa
Aborda os aspectos fundamentais do cuidado de enfermagem voltados para a população idosa. Isso inclui a compreensão das transformações físicas, mentais e sociais relacionadas ao envelhecimento, a avaliação da saúde dos idosos, a promoção da saúde e prevenção de doenças, o gerenciamento de condições crônicas, além de aspectos éticos, comunicação eficaz e cuidados paliativos.
Competências
Ementa
Estuda a intervenção de enfermagem através do processo de educação em saúde, com enfoque no auto cuidado. Proporciona uma reflexão sobre os determinantes biológicos, sociais, políticos e econômicos que interferem na realidade da terceira idade
Competências
Conhecer o processo de envelhecimento humano, prevenindo doenças, promovendo e mantendo a saúde do idoso, retardando e minimizando as consequências patológicas e dirimir as sequelas.
Competência, habilidade e a atitude de prover aos idosos um cuidado e assistência humanizados, em qualquer nível de cuidado de cuidado, seja na promoção, proteção, ou recuperação da saúde.
Competência de liderança com atitude gerencial e proatividade, oportunizadas no planejamento, elaboração e desenvolvimento do trabalho PEI.
Objetivos
-Desenvolver aptidão e oportunizar aos acadêmicos subsídios para a avaliação e prestação de cuidados ao idoso. Adquirindo conhecimentos pertinentes à população idosa atual e futura, visando o despertar para minimização da problemática social relacionada a essa faixa etária.
-Despertar, por meio da convivência com os idosos, oportunizada pelo Programa de Extensão Interdisciplinar-PEI, a empatia, a competência, a habilidade e a atitude de prover aos idosos um cuidado e assistência humanizados, em qualquer nível de cuidado de cuidado, seja na promoção, proteção, ou recuperação da saúde.
-Desenvolver a liderança, atitude gerencial e proatividade, oportunizadas no planejamento, elaboração e desenvolvimento do trabalho PEI.
Programa
1- Resgate antropológico do Idoso
2- Visão histórica no processo do envelhecimento populacional:
3- Epidemiologia do envelhecimento
4- Gerontologia
5- Geriatria:
a) O paciente geriátrico
b) Alterações estruturais no idoso
6- Características das doenças em Geriatria: patologias mais freqüentes
7- Políticas públicas
8- Características do idoso
9- Expectativa de vida: fatores que aumentam a expectativa de vida
10- Envelhecimento saudável e envelhecimento patológico:
a) Senescência – Fisiológico
b) Senilidade – Patológico
11- Planejamento para prevenção de doenças
12- Sinais e sintomas diretamente proporcionais à idade e as patologia associadas
13- Sistematização das Assistência de Enfermagem em pacientes com patologias gerontológicas:
SAE – nível primário, secundário e terciário
14- Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento
15- Considerações éticas e legais:
a) Aspectos éticos e legais
b) Aspectos éticos do cuidado
c) Defesa do paciente
d) Negligência e prática inadequada
16- Queda: epidemiologia, fatores intrínsecos, fatores extrínsecos, alteração da marcha e
do equilíbrio, anamnese, conseqüências, prevenção
17- Fisiopatologia das Doenças Características do Idoso
a) Doença de Alzheimer
b) Doença de Parkinson
c) Osteoporose
d) Depressão no idoso
18- O cuidado e o Cuidador
19- Violência contra o Idoso
Metodologia
Metodologia:
Esta Disciplina é parte do Programa de Extensão Interdisciplinar-PEI do Curso de Enfermagem do CEULP/ ULBRA.
Organizada de forma predominantemente prática, esta disciplina tem 75% da Carga Horária Prática e 25% teórica.
Na Parte prática será desenvolvido um Projeto de Extensão no qual os alunos serão divididos em grupos, os quais terão autonomia para organizar seu trabalho de extensão, definir um local de ação (lar de idosos, centro de convivência, unidade básica de saude, clínica de idosos, clínica de enfermagem com atendimento à idosos, grupos de idosos diversos, dentre outros nos quais haja convivência, mesmo que intermitente de idosos) e negociar diretamente com a gestão do local as condições para a implementação do seu projeto no local, definir a(s) ação(ões) a ser(em) executadas após avaliação preliminar do local, de seus frequentadores (os idosos), suas necessidades e possibilidades de atuação, bem como acordar com a gestão a sua execução de modo que esta ação de extensão acadêmica seja de fato um elo entre universidade e sociedade, pois seu objetivo é promover a troca de saberes científicos e empíricos, de modo que ambos se beneficiem, realizando assim ações e mudanças positivas para esta parcela da sociedade, diretamente impactada por esta ação extensionista.
Os alunos irão elaborar um Projeto da Ação a ser desenvolvido, o qual será orientado pela professora da disciplina e deverá ser pactuado pelos alunos com a gestão do local onde será implantado. Durante a execução do projeto e da pesquisa os alunos deverão comprovar a execução do mesmo por meio de Diário de Campo das visitas in loco, Ata de reunião das reuniões realizadas pelo grupo, fotos das visitas e das reuniões, relatórios do andamento do projeto. Durante a execução das ações do projeto a professora orientadora irá acompanhar à distância, orientando, tirando dúvidas e direcionando ações, auditando os documentos de comprovação e realizando em cada grupo uma visita de monitoramento in loco e fiscalização da execução do Projeto PEI. Ao final a professora irá emitir um relatório de fiscalização da visita e um de todo PEI.
As aulas teóricas serão aulas expositivas e dialogadas, provocando análise crítica dos contextos abordados para a promoção do crescimento intelectual dos acadêmicos, juntamente com leitura de textos e artigos científicos, estudos em grupos, ampliando a percepção da atualidade e incentivando o aluno à criatividade e ao trabalho humanizado. Serão utilizados data-show, quadro branco, textos reflexivos, filmes, propiciando a construção e reconstrução de conhecimentos a serem aplicados efetivamente na teoria/prática. Alunos irão apresentar trabalhos em grupos sobre a temática estudada.
Avaliação
Avaliação da aprendizagem consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor da sua aprendizagem, por tanto deve e ser feita de forma gradual, formativa, diagnóstica.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos
A avaliação segue em acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto RESOLUÇÃO CONSEPE 891/ 25/10/2023.
O componente curricular Enfermagem na Saúde Coletiva, correspondente à categoria Curricularização da Extensão ( 73) , segue o sistema a seguir:
As avaliações serão realizadas nas datas indicadas pelo calendário acadêmico:
G1: A Avaliação Grau um (G1) no semestre, relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo vinculada ao primeiro bloco de desenvolvimento, o seu valor de pontuação é 4.0(quatro) pontos, com conteúdo da disciplina, assim avaliação cumulativa individual obrigatória. Sendo 6.0. pontos de atividades em grupos para a elaboração do projeto (PEI),
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento das competências esperadas:
•A avaliação será dividida em 3 momentos, conforme o conteúdo também for sendo trabalhado gradativamente durante o semestre, sendo organizada da seguinte forma:
-Apresentação do início do projeto do PEI, primeira etapa,
- Será avaliado o andamento do projeto, uma segunda etapa.
- A avaliação final será baseada no relatório final dos alunos sobre o PEI, sua execução, resultados e sobre a visita de fiscalização realizada pela professora orientadora.
G2: A Avaliação Grau dois (G2) no semestre Segunda atividade avaliativa, o seu valor de pontuação é 4.0 pontos, vinculada ao segundo bloco de desenvolvimento, sendo assim avaliação cumulativa individual obrigatória. Sendo 6.0. pontos de atividades atividades em grupos, realizadas por meio de instrumento com aderência pedagógica para execução do projeto por meio de apresentação resumo expandido e apresentado em forma banner.
Resultado matemático (somatório) das Média Parcial (MP): G1+G2*2/3 . A sua divulgação acontece na última semana do semestre letivo. Sendo aprovado o alunos que atingirem média 6,0 (seis) pontos MP: (Média Parcial ) Essa disciplina por ser PEI não tem EF .
Bibliografia
Básica
Bibliografia
Básica
BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília,DF: Ministério da Saúde, 2006. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de atenção básica, n. 19). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf . Acesso em: 28 out. 2019.
FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de; TONINI, Teresa. Gerontologia: atuação da enfermagem no processo de envelhecimento. 2. ed., rev. e atual. São Caetano do Sul: Yendis, 2012. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=gerontologia&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=-32§ion=0#/legacy/159276 . Acesso em: 28 out. 2019.
SCHWANKE, Carla H. A.; CARLI, Geraldo Attilio de; GOMES, Irênio; LINDÔSO, Zayanna C. L. (org.). Atualizações em geriatria e gerontologia IV: aspectos demográficos, biopsicossociais e clínicos do envelhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/#/legacy/epub/52808 . Acesso em: 28 out. 2019.
Complementar
Complementar
"BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso. 3. ed. Brasília: MS, 2011.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm"
PAPALÉO NETO, Matheus. Gerontologia. São Paulo: Atheneu, 2002.
CUIDADOS E ACOMPANHANTE DE IDOSO . https://bv4.digitalpages.com.br/?term=como%2520cuidar%2520de%2520idosos&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=-3§ion=0#/legacy/159259