Fitopatologia

2024/1 - Turma 0210

Ementa

História e importância da fitopatologia na agricultura moderna e sustentável.
Sintomatologia de doenças de plantas. Doenças abióticas. Principais agentes
etiológicos das doenças bióticas: fungos, bactérias, vírus e nematóides. Ciclo das
relações entre patógeno e hospedeiro. Relação entre patógeno, planta e ambiente. Procedimentos básicos de laboratório: isolamento, repicagem, inoculação (Postulado de Koch). Resistência de plantas às doenças. Diagnose, etiologia e controle dos principais grupos de doenças de plantas. Introdução ao Manejo integrado de doenças de plantas. Noções básicas de epidemiologia

Competências

O aluno poderá identificar os principais fitopatógenos e suas estruturas, bem como os danos provocados por estes nas lavouras. Além disso, o acadêmico obterá conhecimento para tomadas de decisões corretas no manejo de doenças de plantas, maximizando o controle e minimizando os riscos, inclusive ambientais, por meio do manejo integrado de doenças e escolha adequada dos produtos e técnicas de manejo. O aluno também obterá habilidades para a prescrição correta do receituário agronômico.

Objetivos

Capacitar o acadêmico na identificação de microrganismos e estruturas de fitopatógenos. Desenvolver conhecimentos e habilidades para realizar diagnose de doenças de plantas. Avaliar a incidência e severidade de doenças. Conhecer os principais grupos de agentes etiológicos. Conhecer os principais tipos de sintomas causados por patógenos de plantas e como identificá-los. Entender como os fitopatógenos causam doenças em plantas, desde aspectos básicos como sua penetração na planta, sua sintomatologia e o manejo de doenças. Definir os processos epidemiológicos de doenças de plantas. Quantificar doenças através da avaliação de incidência e severidade. Fornecer subsídios para o correto controle das doenças em plantas. Capacitar o aluno quanto à realização do manejo integrado das principais doenças das culturas. Conhecer os principais grupos de fungicidas, bactericidas e nematicidas para o correto manejo da doença. Elaboração do receituário agronômico, tendo a sustentabilidade como premissa de atuação.

Programa

Introdução a Fitopatologia: Histórico, conceitos, objetivos e importância da fitopatologia;
Etiologia: Ciclo das relações patógeno-hospedeiro:
-Ciclos primário e secundário
-Sobrevivência do inóculo
-Disseminação
-Infecção
-Colonização e reprodução
-Ciclos de doença
-Ambiente e doença
Sintomatologia e diagnose de doenças de plantas.
Interação planta-patógeno:
-Mecanismos de ataque dos patógenos e de defesa das plantas
-Fitopatógenos: arsenal enzimático
-Fitopatógenos: fitotoxinas e hormônios
-Hospedeiro: alterações fisiológicas induzidas por fitopatógenos
-Hospedeiro: mecanismos de resistência
Micologia, fungos fitopatogênicos e doenças fúngicas
Epidemiologia
Princípios básicos de controle de doenças: resistência de plantas.
Técnicas e métodos de controle: físico, químico, cultural, biológico, alternativos e fungicidas.
Manejo integrado de doenças:
-Técnicas de reconhecimento e avaliação das doenças das principais plantas cultivadas
-Recomendações de controle.
Receituário agronômico.

Metodologia

O Conteúdo será abordado na forma de aulas expositivas dialogadas. Os conteúdos serão ainda ministrados através de atividades no ambiente virtual acadêmico utilizando as ferramentas de fóruns – para discussão de estudo de caso e/ou grupos de discussão de situações-problemas. Serão ainda oferecidos seminários sobre identificação, diagnóstico de doenças, com intuito de fixação de conteúdo e desenvolvimento de habilidades de oratória e resolução de atividades em momentos assíncronos imediatamente após a aula. Serão realizadas aulas práticas de reconhecimento, coleta e identificação de fitopatógenos em plantas e partes de plantas no campo e no laboratório, bem como visita técnica em áreas de cultivo agrícola. Sempre ao final das aulas práticas o aluno deverá elaborar um relatório com informações inerentes à visita técnica. Além disso o aluno confeccionará, com o auxílio do professor, material para ser publicado nas mídias digitais com o intuito de auxiliar os agricultores, profissionais, estudantes e a sociedade. O aluno contará com grupos de discussão de situações-problemas, onde serão abordados também estudos de caso. Como recurso didático, também será utilizado quadro-branco, projetor de slides, filmes, entre outros.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. - A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero
(0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
-Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro
bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. -Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2) / 3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da
disciplina:
● Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com
questões objetivas e discursivas; e/ou
● Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades
diversas, a exemplo de:
I. Artigos, ou;
II. Pôsteres, ou;
III. Portfólios/Webfólios, ou;
IV. Maker Space, ou;
V. Seminários Integradores, ou;
VI. Organização de eventos, ou;
VII. Desenvolvimento e apresentação de produtos, ou;
VIII. Painel Integrado, ou;
IX. Relatórios Finais de:
a. Práticas em pacientes, ou;
b. Consultorias, ou;
c. Pesquisas de Campo, ou;
d. Pesquisa Etnográfica, ou;
e. Estudos de casos.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝐹 =𝑀𝑃 + (𝐸𝐹𝑥2) / 3. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação. Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).

Obs.: As avaliações seguirão as datas previstas em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando. Manual de fitopatologia. v. 1. 5. ed. Ouro Fino, MG: Agronômica Ceres, 2018.
AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; CAMARGO, L. F. A. Manual de fitopatologia. v. 2. 5. ed. Ouro Fino, MG: Agronômica Ceres, 2016.
FONSECA, Eliene Maciel dos Santos; ARAUJO, Rosivaldo Cordeiro de. Fitossanidade: princípios básicos e métodos de controle de doenças e pragas vegetais. São Paulo: Érica, 2015. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536530956.

Complementar

BERGAMIN FILHO, Armando. Doenças de plantas tropicais: epidemiologia e controle econômico. São Paulo: Ceres, 1996.
DALMOLIN, Diego Anderson; SILVA, Kelly Justin da; LIMA, Rejayne Barbosa; WAURECK, Ariadne; OLIVEIRA, Carina Oliveira; SAPELLI, Karla Sieberti. Fitopatologia. Porto Alegre: SAGAH, 2020. E-Book [Minha Biblioteca]Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786556900056.
DHINGRA, Onkar; ACUÑA, Ramón Silva. Patologia de semente de soja. Viçosa: Ed. UFV, 1997.
MEDEIROS, Ricardo B. de. Virologia vegetal: conceitos, fundamentos, classificação e controle. Brasília, DF: UnB, 2015.
OLIVEIRA, C. M. G.; SANTOS, M. A.; CASTRO, L. H. S. Diagnose de fitonematóides. Campinas, SP: Millennium, 2016.

Material Digital

PRATISSOLI, D.; BRAGANÇA, R.; OLIVEIRA, J. A.; THOMPSON, E. L. GT AGROTÓXICOS: UMA ABORDAGEM TÉCNICA SOBRE O ASSUNTO. Vitória, ES. CREA-ES, 2019.<http://www.creaes.org.br/img/GT_Agrotoxicos/e-Book_GT_Agrotoxicos.pdf>

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 419