Esportes com Rede Divisória

2024/1 - Turma 3503

Ementa

O conhecimento dos diferentes esportes com rede divisória: voleibol, tênis de campo, tênis de mesa e badminton, bem como os fundamentos que envolvem o jogo e a identificação da técnica de ensino específica para cada um destes esportes em ambiente não-escolar.

Competências

ementa: O conhecimento dos diferentes esportes com rede divisória: voleibol, tênis de campo, tênis de mesa, badminton, bem como os fundamentos que envolvem o jogo e a identificação da técnica de ensino específica para cada um destes esportes em ambiente não-escolar.

O acadêmico deverá ser capaz de identificar e aplicar a técnica de ensino específica para os fundamentos do jogo, o método de ensino apropriado à aprendizagem dos esportes com rede divisória.

Objetivos

Desenvolver os fundamentos do Voleibol, e suas variações (volei de praia e o mini voleibol), Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Beach tennis e Badminton , bem como estudar as táticas, técnicas, regras das modalidades e metodologias de desenvolvimento e ensino dos fundamentos técnicos.

Programa

Identificar a evolução e o histórico do voleibol e suas variações (volei de praia e o mini voleibol);
Identificar os diferentes fundamentos do jogo, bem como sistemas táticos;
Conhecer os diferentes métodos de ensino para a aprendizagem do voleibol e suas variações (volei de praia e o mini voleibol);
Identificar a evolução e o histórico do tênis de campo, tênis de mesa e Beach tennis;
Identificar os diferentes e regras fundamentos do jogo;
Identificar a evolução e o histórico do badminton

Metodologia

A metodologia utilizada será através de aulas teórico práticas. Consistirá de uma relação dialógica, onde a prática e a teoria interagem permanentemente, complementando-se assim. A parte prática será realizada no ginásio esportivo, imediatamente após a exposição teórica, seguida da respectiva reflexão acerca do que foi tratado. A prática pedagógica será inserida dentro das peculiaridades e características da região.

Avaliação

A proposta pedagógica a ser trabalhada nas unidades curriculares (disciplinas) será desenvolvida através dos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa Parcial (AP).
Os Blocos de Desenvolvimento trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares. As Atividades Parciais visam ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período (semestre).
A culminância do processo pedagógico desenvolvido no semestre é realizada no Bloco de Sistematização. A verificação das competências construídas nesse período é realizada através da Avaliação Semestral (AS) cumulativa e sem consulta.
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS) e totalizará 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos.
De acordo com o Calendário Institucional, será realizada a Avaliação Final (AF) de caráter individual, cumulativa, sem consulta, com vistas a oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na Unidade Curricular. A Avaliação Final (AF) terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 7 (sete) pontos.
Podem participar da Avaliação Final (AF) os acadêmicos com frequência mínima legal e que:
a) obtiveram MENOS de 6 (seis) pontos na Pontuação Semestral (PS) e que tenham realizado a Avaliação Semestral (AS);
b) obtiveram pontuação ACIMA de 6 (seis) pontos na Pontuação Semestral (PS) com vistas a obter um melhor desempenho como expressão de sua avaliação da aprendizagem.
Bloco de Desenvolvimento 1 (AP1): questões reflexivas.
Bloco de Desenvolvimento 2 (AP2): trabalhos práticos

Bibliografia

Básica

BORSARI, J,R. - Voleibol- Aprendizagem e treinamento - E.P.U. 2001 - São Paulo.
CADERNO UNIVERSITÁRIO – VOLEIBOL – ULBRA, 2006.
COSTA, A . D. da - Voleibol - Fundamentos e aprimoramento técnico –
Editora Sprint 2001 - Rio de Janeiro/RJ

Complementar

WEINECK Jürgen. Anatomia Aplicada ao Esporte. Barueri. Manole. 2013. (Biblioteca Virtual)
MACHADO, Afonso Antonio. Voleibol do aprender ao especializar. Rio de JANEIRO. Guanabara Koogan. 2006. 
BIZZOCCHI, Carlos. O Voleibol de Alto Nível, Da Iniciação à Competição. Baruerí - SP. Manole. 2013. 
BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes. Ensinando voleibol. S. Paulo - SP. Phorte. 2008. 
DAWES, Jay.; ROOZEN, Mark. Desenvolvendo agilidade e velocidade. Barueri. Manole. 2015. (Biblioteca Virtual)

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: Ginásio -