Estágio: Alimentos

2024/1 - Turma 1903

Ementa

Competências

Atuar no planejamento e desenvolvimento de produtos
Analisar as diferentes sustâncias usadas no processo e avaliar o valor nutricional do produto final com a finalidade de melhorar o padrão de alimentação da população com custos viáveis
Conhecer as principais atuações e desafios do profissional na produção industrial de alimentos e a BPF´s de alimentos em escala industrial
Formar profissional com capacidade de aproveitar ao máximo a produção agroindustrial e minimizar resíduos

Objetivos

GERAL:
Utilizar a biotecnologia como uma ferramenta fundamental na indústria química, farmacêutica e alimentícia.
Projetar e executar processos de interesses biotecnológico, para obtenção de produtos e degradação de resíduos através de reações biológicas (fermentações), a fim de melhor servir a comunidade.
ESPECÍFICOS:
Capacitar o aluno para obtenção, extração e purificação dos produtos das fermentações microbiológicas.
Selecionar os micro-organismos, as condições físicas e químicas e os processos fermentativos necessários para produção biotecnológica.
Analisar, em escala laboratorial, práticas de biotecnologia de alimentos.
Proporcionar a vivência profissional através de visitas a indústria de alimentos e estabelecimentos de manipulação de alimentos.

Programa

Biotecnologia como ferramenta fundamental na indústria química, farmacêutica e alimentícia.
Termos técnicos e órgãos de regulação
Química de Alimentos - conceitos e legislação
MO´s de Importância Industrial em processo fermentativo e biotecnológico
Tecnologia de bebidas fermentadas
Parâmetros fermentativos
Rotulagem Nutricional e reaproveitamento de resíduos
Indústria de alimentos
BPF´s de alimentos na indústria
Atuação do profissional farmacêutico e legislação vigente.

Metodologia

Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). As aulas teóricas serão expositivas e com o desenvolvimento paralelo de estratégias ativas de aprendizagem, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, grupos de aprendizagem, estudos de textos, narrativas, perguntas pedagógicas, jogos, dentre outras. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
A plataforma de ensino institucional (CONECTA) será utilizada como ferramenta de postagem dos materiais didáticos, de atividades individuais como resolução de exercícios, resenhas de artigos científicos e trabalhos escritos a serem entregues em formato digital..
Ao longo do semestre letivo, teremos encontros semanas presenciais de 2h, (Nos dias de visitas serão encontros de 4h) sendo que estas serão disponibilizadas no Conecta, conforme datas estabelecidas no calendário acadêmico.

Avaliação

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:
G1:
- Será composto por dois momentos de avaliação por meio de aplicação de avaliação de grau 1 composto por questões discursivas ou objetivas, compreendendo o conteúdo aplicado até a semana anterior a aplicação (6,0 pontos).
- Relatório de estágio e trabalhos dirigidos (ex: casos clínicos/seminários/ estudo de caso, entre outros, à critério do docente) que contabilizarão 4,0 pontos, visto que serão atividades no decorrer da matéria até o momento da avaliação de grau 1.
G2 - Avaliação do conteúdo ministrado no semestre. Será através de:
- Uma prova com questões discursivas e ou objetivas, compreendendo o conteúdo aplicado até a semana anterior a aplicação desse grau, com valor de 6.0 pontos;
- Relatório de estágio e trabalhos dirigidos (ex: casos clínicos/seminários/ estudo de caso entre outros à critério do docente) que contabilizarão 4,0 pontos, visto que serão atividades no decorrer da matéria até o momento da avaliação de grau 2.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de frequência.
É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo: não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente e não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).
Essa disciplina NÃO POSSUI EXAME FINAL (EF).

Bibliografia

Básica

WITHNEY, E.. ROLFES, S.R. Nutrição: Entendendo os nutrientes. 10. ed. v. 1. São Paulo : Cengage Learning, 2008.
GAVA, J.A. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008
CAMPBELL, M.K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre : ARTMED, 2006.

Complementar

JUCENE, C. Manual de BPF, POP e registros em estabelecimentos alimentícios. Editora Rubio. 2012.
FIGUEIREDO, R.M. Armadilhas de uma cozinha. Barueri: Manole, 2003.
GERMANO, P. M. L; GERMANO, M. I. S. Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos. 4. ed. rev., ampl. São Paulo : Manole, 2011
MEZOMO, I.B. Os serviços de alimentação: planejamento e administração. 5 ed. São Paulo: Manole, 2002.
ANDRADE, N.J. MARTYN, E.L. Limpeza e sanitização na indústria de alimentos. Viçosa: UFV, 1996

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 5
Carga Horária: 38h
Horário: EST
Sala: