Estágio: Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
2024/2 - Turma 1912
Ementa
Práticas em Assistência Farmacêutica nos serviços de saúde, com ênfase na Atenção Primária, preparando o aluno para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo Uso Racional de Medicamentos.
Competências
A vivência prática no campo de dispensação de medicamentos em Farmácias Municipais possibilitará ao acadêmico instrumentalizar-se para o exercício profissional farmacêutico em Farmácias Comunitárias, pois a partir do contato com os pacientes e equipes multiprofissionais, a aplicabilidade dos conteúdos teóricos das áreas de legislação, farmacologia, saúde pública e dispensação de medicamentos; o acadêmico será capaz de estabelecer orientação, dispensação, assistência bem como desenvolver atividades de responsabilidades e atribuições farmacêuticas além de compreender a atuação do profissional nos campos de dispensação, descarte de medicamentos e assistência farmacêutica em Farmácias Municipais, agregando teoria e prática, refletindo sobre o desenvolvimento sustentável e humanístico na sua atitude profissional.
Objetivos
- Compreender os princípios da Atenção Básica na Farmácia Municipal;
- Aplicar as noções em farmácias municipais;
- Entender a gestão pública de saúde;
- Identificar, selecionar e qualificar fornecedores e produtos farmacêuticos;
- Dominar as boas práticas e legislação de dispensação em Farmácias Municipais;
- Conhecer os procedimentos para dispensação de medicamentos, correlatos de medicamentos e produtos de controle especial e uso contínuo;
- Orientar pacientes diante da prescrição médica;
- Diferenciar os sinais e sintomas do paciente frente ao medicamento e a doença.
Programa
- Organização e Estrutura do SUS na atenção primária
- Noções em logística e gestão em Farmácias Municipais.
- Organização da CAF.
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde.
- Controle de psicotrópicos.
- Insulinoterapia
- Desenvolvimento de dispensação de medicamentos.
- Introdução e Desenvolvimento ao Guia Básico de Boas Práticas de dispensação.
- Disposição, Validade, Conferência e Guarda de Medicamentos,
- Layout, Fluxograma e Hierarquia das Farmácias Municipais;
- Sistema de dispensação e controle de medicamentos: software Orus.
Metodologia
Os acadêmicos desenvolverão atividades práticas supervisionadas pelo farmacêutico local e acadêmico, conforme Manual de Estágio do Curso de Farmácia. Os alunos são direcionados para uma das 8 Farmácias Municipais, por sorteio, onde cada local receberá 1 aluno, de acordo com a demanda, que passará 67 horas no decorrer do semestre. A cada 4 visitas na Farmácia Municipal serão realizados encontros com o supervisor acadêmico do estágio objetivando discutir conceitos relevantes sobre assistência farmacêutica no âmbito do SUS e os conhecimentos adquiridos e dificuldades encontradas com a execução das atividades práticas no campo de Estágio, estes encontros totalizarão 9 horas.
As atividades desenvolvidas neste estágio serão divididas em dois momentos concomitantes, o primeiro será a vivencia nas Farmácias Municipais e a segunda será atividades dirigidas e posteriormente apresentas ao supervisor acadêmico presencialmente na no Centro Universitário Luterano de Palmas. Estas apresentações objetivarão relacionar a vivencia do estágio as teorias desta temática, possibilitando socializar o processo de aprendizagem e ponto de partida das discussões.
A atividade dirigida será norteada com as seguintes temáticas:
1. Insulinoterapia
2. Registro escrito observacional do ambiente e dos farmacêuticos.
3. Desenho da Planta Baixa da Farmácia, com descrição do mobiliário.
4. Registro dos Aspectos gerais da dispensação.
5. Cálculo Farmacêutico
6. Rename, Remume e Portaria 344/98 e suas atualizações.
Além da possibilidade de aprendizado técnico quanto aos funcionamento de uma farmácia no âmbito da Atenção primária do SUS, a vivencia em campo irá proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades como pró-atividade, comunicação, liderança, criatividade, os quais farão parte do processo avaliação.
Avaliação
O processo avaliativo da disciplina, por ser estágio, é caracterizada pela publicação de um GRAU ÚNICO no término do semestre, que representa a soma de todas as atividades desenvolvidas durante o semestre com caráter avaliativo, descritas no plano de ensino.
AP1. Atividade avaliativa sobre Insulinoterapia – Valor 1,5 ponto
AP2. Atividade avaliativa sobre Estrutura e Organização do SUS e Portária 344/98 – 2,5 ponto
AS. Valor – 6 pontos
1. Atividades avaliativas prova objetiva – 2 pontos
2. Atividades avaliativas sobre os temas descritos na Metodologia – valor 2 pontos
3. Avaliação Conceitual dos aspectos atitudinais no campo de Estágio - valor 2,0 pontos
Todas as atividades avaliativas, exceto a Avaliação Conceitual dos aspectos atitudinais no campo de Estágio, acontecerão presenciais no Centro Universitário Luterano de Palmas conforme agendamento prévio, informado aos alunos na reunião inicial do Estágio.
As orientações detalhada destas atividades foram explicadas presencialmente na reunião inicial do Estágio e estão registradas em "Materiais Didáticos" desta plataforma.
Bibliografia
Básica
BRASIL, Ministério da Saúde.Uso racional de medicamentos: temas selecionados. Ministério da saúde, 2012. 154 p., il. (Serie A. Normas e manuais técnicos).
CASSIANI, S. H. B. Administração de medicamentos. São Paulo : EPU, 2000. 131 p., il.
CIANCIARULLO, T. I. Instrumentos básicos para o cuidar : um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo : Atheneu (São Paulo), 2007. 154 p., il.
Bisson, Marcelo P. Farmácia clínica e atenção farmacêutica. Disponível em: Minha Biblioteca, (4th edição). Editora Manole, 2021. (Biblioteca Virtual)
Gonçalves, Carolina, P. et al. Assistência farmacêutica. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2019. (Biblioteca Virtual)
Complementar
Chaves, Loide C. Medicamentos: cálculos de dosagens e vias de administração. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Manole, 2013. (Biblioteca Virtual)
organizado por] Nelly Marin ... [et al.].Assistência farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro : OPAS (Editora), 2003. 334 p., il.
Ética e farmácia: / uma abordagem latinoamericana em saúde. Brasília : Thesaurus, 2009. 456 p
Guia para a boa prescrição médica / Organização Mundial de Saúde. Porto Alegre : ARTMED, 1998. 124 p., il.
SACKETT D. ... [et al.].Medicina baseada em evidências : prática e ensino. 2 ed. Porto Alegre : ARTMED, 2003. 270 p. + 1 CD-ROM
Material Digital
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais Rename 2022 [recurso eletrônico]. Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 181 p. : il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2022.pdf
portalms.saude.gov.br/gestao-do-sus/
portal.anvisa.gov.br/
www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/
Educarfarsus: https://www.youtube.com