Estágio Básico em Saúde Mental

2024/1 - Turma 0817

Ementa

Observação e intervenção psicológica em contextos clínicos, institucionais e/ou sociais, sob o enfoque da promoção, prevenção e recuperação de saúde mental. Prática de escuta e construção de caso dos principais transtornos mentais na atualidade.

Competências

-Desenvolver ações no contexto de saúde, a partir do trabalho colaborativo em equipe, reconhecendo as pessoas em sua integralidade, com base na preservação dos seus direitos e na promoção do bem-estar, dentro dos padrões técnicos e éticos da profissão;
- Atuar em defesa dos direitos humanos, garantindo a integralidade do cuidado em Psicologia, entendido como conjunto de ações articuladas e contínuas dos serviços;
-Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional da Psicologia, assumindo a responsabilidade e o compromisso com os processos de promoção em saúde mental, considerando sempre a relação do indivíduo/grupo/comunidade/sociedade/instituição e seu entorno;
- Atuar multi e interprofissionalmente, em uma perspectiva colaborativa e de troca de saberes, promovendo a integralidade da atenção aos indivíduos, grupos, comunidades e instituições;
-Atuar através da intersetorialidade em uma perspectiva colaborativa e de troca de saberes, promovendo a integralidade da atenção aos indivíduos, grupos e sociedade.

Objetivos

Compreender o conceito amplo de Saúde Mental;
Utilizar a cartografia como método de trabalho;
Identificar as diferentes formas de promover e prevenir saúde mental no campo da saúde;
Elaborar e executar o plano de ação das oficinas.

Programa

1. Conceito de Saúde Mental;
2. Cartografia, como método de trabalho;
3. Intervenção no campo da saúde.

Metodologia

O estágio básico tem a intenção de trabalhar a promoção em saúde mental através da realização de visitas aos locais de estágio para reconhecimento do campo e escuta das demandas. A partir do levantamento da demanda, os alunos deverão em grupos elaborar um plano de ação e atividades para execução da ação. Supervisão semanal com discussões teóricas fundamentadas em leitura e análise crítica de materiais bibliográficos científicos.
Web Atividades: No Conecta, os/as alunos/as irão responder a atividades para complementar ou reforçar o conteúdo visto em sala. As web atividades seguem o calendário acadêmico e contam como presença na ata de assinatura.

Avaliação

O processo avaliativo considerará as seguintes etapas que compõem a avaliação da aprendizagem:
Grau 1 (G1- valor 10,0 pontos)
Resenha Crítica- (3,0 pontos);
Relatos do Campo- (3,0 pontos);
Entrega do plano de ação- (4,0 pontos).
Grau 2 (G2– valor 10,0 pontos)
Avaliação da supervisora de campo, a partir dos seguintes critérios: pontualidade, responsabilidade e compromisso, ética, técnica - (2,0 pontos);
Relato de campo - (3,0 pontos);
Artigo- (5,0 pontos)
A Média Final (MF), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, consistirá na seguinte soma: (G1+ 2G2)\3. Para obter aprovação, o/a aluno/a deverá alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos. Vale destacar que esta disciplina não possui Exame Final, tendo em vista que é um estágio.

Bibliografia

Básica

COSTA, C.M.C. FIGUEIREDO, A.C. Oficinas Terapêuticas em Saúde Mental: sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro: Contracapa, 2008.
GALLETTI, M.C. Oficina em Saúde Mental: instrumento terapêutico ou intercessor clínico? Goiânia: Editora da UCG, 2004.
RAUTER, C. Oficinas para quê? Uma proposta ético-estético-política para oficinas terapêuticas. In: AMARANTE, P., org. Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2000. Coleção Loucura & Civilização, p. 267-277.

Complementar

BARONI, D.P.M.; VARGAS, R.F.S.; CAPONI, S.N. Diagnóstico como nome próprio. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 70-77, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v22n1/v22n1a09.pdf. Acesso em 20/07/2023.
BRASIL. Lei n° 10216. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm#:~:text=LEI%20No%2010.216%2C%20DE,modelo%20assistencial%20em%20sa%C3%BAde%20mental. Acesso em 20/07/2023.
DOSSIÊ SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Fórum sobre medicalização da educação e da sociedade. São Paulo, 13 de novembro de 2010. Disponível em: http://medicalizacao.org.br/wp-content/uploads/2015/12/Dossie_V3.pdf. Acesso em 20/07/2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Informe mundial sobre salud mental: transformar la salud mental para todos. Panorama general. 2022. Disponível em: https://www.who.int/es/publications/i/item/9789240050860. Acesso em 20/07/2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial da Saúde – Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. 2001. Disponível em: https://www.who.int/whr/2001/en/whr01_djmessage_po.pdf. Acesso em 20/07/2023.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 4T
Sala: NAAV - 108