Estágio Básico em Saúde Mental e Trabalho

2024/1 - Turma 0819

Ementa

Intervenções em contextos organizacionais, a partir de um viés teórico da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho. Riscos psicossociais, prazer e sofrimento no trabalho. A prática com foco na prevenção e na promoção à saúde do(a) trabalhador(a).

Competências

- Atuar nos processos organizacionais, bem como colaborar com projetos dirigidos à saúde e ao bem-estar do(a) trabalhador(a);
- Realizar intervenções em que as singularidades dos(as) trabalhadores(as) em seu campo de atuação sejam consideradas, refletindo de modo crítico acerca do modelo de gestão vigente;
- Desenvolver a capacidade crítica-reflexiva de levantar, propor, executar e analisar ações, serviços, projetos e programas que abrangem a saúde do(a) trabalhador(a), considerando a centralidade do trabalho e os processos de saúde-doença.

Objetivos

GERAL:
- Desenvolver intervenções em contextos organizacionais voltadas para a saúde do(a) trabalhador(a), a partir de uma postura crítica-reflexiva, com foco em estratégias e ações de prevenção e promoção à saúde mental.

ESPECÍFICO(S):
- Instrumentalizar o(a) aluno(a) de Psicologia a atuar nas organizações públicas e/ou privadas com foco na Saúde do Trabalhador (ST), considerando os aspectos históricos, psicológicos e sociais dos indivíduos, dos grupos e das organizações;
- Favorecer a integração teoria-prática, a partir de instrumentais teóricos e metodológicos pertinentes ao eixo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como áreas afins;
- Elaborar proposta de intervenção e colocá-la em prática, considerando as peculiaridades do campo de atuação;
- Desenvolver autonomia acerca da busca de referenciais teóricos que se adequem as necessidades encontradas no campo.

Programa

1. Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: reflexões iniciais
2. Referências Técnicas em Saúde do(a) Trabalhador(a)
3. Práticas de consultoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho
4. Intervenções, indicadores e promoção de saúde mental do trabalhador
5. Desafios para a intervenção em saúde do(a) trabalhador(a)
6. Elaboração de propostas de intervenção em contextos organizacionais
7. Desenvolvimento e avaliação das intervenções

Metodologia

Para o cumprimento dos objetivos, propõe-se um modelo teórico-prático integrativo, visando correlacionar teoria e prática, e estimular processos construtivos de ação-reflexão-ação. Desta forma, as atividades serão organizadas em duas etapas:
Etapa 1: Nas primeiras aulas, haverá revisão teórica e técnica sobre Saúde do(a) Trabalhador(a) e temas afins. Também ocorrerá a definição da situação-problema para a qual a intervenção será direcionada.
Etapa 2: Desenvolvimento das Intervenções em contextos organizacionais. Confecção de produto técnico, a partir dos resultados da intervenção.

Orientações importantes:
1. Cada equipe deve ser responsável por, pelo menos, sete (7) dias de intervenção continuada.
2. Haverá supervisão semanal, que acontecerá no dia e horário previsto da disciplina.
3. As intervenções devem estar embasadas nas teorias que compreendem os estudos da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, dando ênfase aos aspectos da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Avaliação

O processo avaliativo considerará as seguintes etapas que compõem a avaliação da aprendizagem:
Grau 1 (G1)
-2,0 pontos: Criação da Consultoria – Empresa Júnior.
-2,0 pontos: Apresentação da proposta de intervenção para a banca avaliadora.
- 6,0 pontos: Avaliação – resolução de cases, com elaboração de propostas de intervenção.
Grau 2 (G2)
- 2,0 pontos: Participação das supervisões e postura profissional no campo.
- 2,0 pontos: Seminário Integrador, com apresentação dos resultados da intervenção (com slides).
- 6,0 pontos: Entrega final do produto técnico (artigo, cartilha, relatório etc.)
Exame Final (EF)
- Não há, pois trata-se de um estágio básico.

Bibliografia

Básica

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez; Oboré, 2001.
MENDES, Ana Magnólia (org.). Trabalho & sofrimento: práticas clínicas e políticas / organização Ana Magnólia Mendes, Rosângela Dutra de Moraes, Álvaro Roberto Crespo Merlo. / Curitiba: Juruá, 2014. 260p.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.

Complementar

DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Trad. Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003.
FLICK, Uwe. Introdução a Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009.
MENDES, Ana Magnólia. Clínica psicodinâmica do trabalho: o sujeito em ação. / Ana Magnólia Mendes, Luciane Kozicz Reis Araujo. / Curitiba: Juruá, 2012.154p.
MERLO, Álvaro Roberto Crespo; BOTTEGA, Carla Garcia; PEREZ, Karine Vanessa (Orgs). Atenção à saúde mental do trabalhador: sofrimento e transtornos psíquicos relacionados ao trabalho. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 272 páginas: il.
PEREIRA, William Cesar Castilho. O adoecer psíquico do subproletariado: projeto saúde mental na comunidade. Belo Horizonte: Imago, 2004.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 4M
Sala: 207