Estágio e Pesquisa em Educação Física - Fitness

2024/1 - Turma 3505

Ementa

Contempla as diferentes possibilidades de abordagens e experiências em academias e clubes como: natação, hidroginástica, ginástica aeróbica, ritmos coreografados, ginástica localizada, step training, flexibilidade, alongamento e relaxamento, musculação, seus conceitos e implicações em diversos aspectos.

Competências

- Intervir no campo do Fitness, da atividade física, do exercício físico, da formação cultural, da gestão de empreendimentos e do lazer, com domínio de conhecimentos técnico-científicos.
- Articular o conhecimento acadêmico e científico sobre os diferentes métodos (técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos) para produção de conhecimento e intervenção profissional.

Objetivos

GERAL: Proporcionar ao acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física uma base de conhecimentos práticos acerca da Educação Física no âmbito das academias, clubes, ambientes com objetivos de performance.
ESPECÍFICO(S):
- Identificar os diversos tipos de modalidades trabalhadas em academias;
- Vivenciar, através de aulas práticas, as habilidades básicas e suas progressões dentro do processo de ensino da ginástica de academia;
- Propiciar aos acadêmicos o contato com a modalidade de musculação e suas formas de aplicação;
- Introduzir o acadêmico no cotidiano das academias;
- Dar ênfase a prática profissional em ambientes que visem performance;
- Capacitar o aluno com conhecimento acerca do funcionamento de clubes, academias e entidades esportivas.

Programa

1-Elaboração de plano de trabalho
2-Organização do modelo de macrociclo do estágio.
3-Periodização do treinamento esportivo
4-Oficina prática sobre testes físicos
5-Avaliação e interpretação da composição corporal
6-Seminário de resultados parciais
7-Motagem de treino
8-Relatório de estágio
9-Seminário de resultados final
10-Investigação Científica

Metodologia

Aulas teóricas, expositivas e dialogadas. Estudos individuais e em grupos, construção de trabalhos acadêmicos individuais e em grupo. Aula campo nas instituições conveniadas, através de instrumentos previamente elaborados em sala de aula.
Observações, semi regência e regência com acompanhamento do docente da disciplina de estágio e o professor de Educação Física da instituição conveniada.
Elaboração do relatório das regências.

Avaliação

A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS). A Pontuação do Semestre (PS) tem valor máximo de 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 7 (sete) pontos.
A Pontuação Final (PF) será condizente com o valor obtido na Pontuação do Semestre (PS). Para este conjunto de disciplinas não existe a possibilidade de Avaliação Final (AF).

AP1 – Entrega dos documentos – 1,5 pontos
AP2 – Relatório parcial – 2,5 pontos
AS – Seminário de apresentação das intervenções – 3,0 pontos
         Relatório final – 3,0 pontos

Bibliografia

Básica

CARNAVAL, P. E. Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 1997
PRESTES, Jonato; FOSCHINI, Denis; MARCHETTI, Paulo; CHARRO, Mario Augusto. Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias. 2ª ed. Barueri/SP: Manole, 2010.
WEINECK, J. Treinamento Ideal. 9a ed., Manole, São Paulo, 1999

Complementar

DELAVIR, Féderic. Guia dos movimentos de musculação: Abordagem Anatômica. Barueri/SP: Manole, 2012.
KISS, Maria Augusta; PEDUTTI, Dallmolin. Esporte e exercício - Avaliação e prescrição. Rio de Janeiro: Koogan, 2012.
KRAEMER, J.WILLIAN e FLECK, J. STEVEN. Fundamentos do treinamento de força muscular. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MOLINARI, B. Avaliação Médica e Física para Atletas e Praticantes de Atividades Físicas. Roca, 2000.
SABA, Fábio. Mexa-se. São Paulo: Phorte, 2004.
Abr.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 8
Carga Horária: 228h
Horário: EST
Sala: Ginásio -