Estágio em Educação Física Inclusiva

2024/1 - Turma 3507

Ementa

Organização e elaboração de planejamento de aula e treinamento que orientem as atividades docentes correlatas com pessoas com deficiência, compreendendo a importância de conhecer e aplicar as diretrizes estabelecidas pelos documentos referentes a diretrizes inclusivas.

Competências

Planejar e aplicar os procedimentos técnicos referentes a Ed. Física inclusiva, através de exercícios físicos apropriados às deficiências abordadas no estágio.

Objetivos

Objetivo Geral:
Proporcionar a prática das competências adquiridas ao longo do curso para planejamento, aplicação e avaliação nas aulas de Educação Física Inclusiva.

Objetivos Específicos
Analisar de forma crítica os documentos que regem as abordagens inclusivas;
Estabelecer relações teórico-práticas entre os diferentes contextos da Educação Física Inclusiva
Identificar os diferentes espaços e diagnosticar as possibilidades de atuação do professor Educação Física Inclusiva;
Planejar, aplicar e avaliar durante a docência em Educação Física Inclusiva;
Desenvolver a prática docente em Educação Física Inclusiva.

Programa

1-A Educação Física na promoção do desenvolvimento da pessoa com deficiência no âmbito da acessibilidade universal;
2- A Educação Física no processo de habilitação e de reabilitação com o  objetivo de desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas
3-   Educação Física na promoção de qualidade de vida e vida ativa da pessoa com deficiência.
4- Educação Física na promoção pessoa com deficiência do direito à cultura, ao esporte, ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
5 - Metodologia e didática nas aulas de Ed. Física Inclusiva.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias metodológica de aula em um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo inclusivo, o docente tem o seu papel resinificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações estratégias que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Seminários relacionados ao currículo, pedagogia, didática e Educação Física; Diagnóstico do contexto escolar; Elaboração de ferramentas e subsídios de coleta de dados para a realização da sondagem e aproximação do aluno com a realidade do movimento de inclusão; Educação Física Inclusiva; Educação Inclusiva; Elaboração do plano de trabalho e de aula; Docência nas aulas de Educação Física Inclusiva; prover a inclusão dentro da perspectiva da Acessibilidade Universal.

Avaliação

A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS). A Pontuação do Semestre (PS) tem valor máximo de 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 7 (sete) pontos.
A Pontuação Final (PF) será condizente com o valor obtido na Pontuação do Semestre (PS). Para este conjunto de disciplinas não existe a possibilidade de Avaliação Final (AF).

Bibliografia

Básica

BUCHER, B. A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas: Ed. Ulbra, 2001

DIEHL, R. M. Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiência. São Paulo: Phorte, 2008.

MINETTO, M. F. J. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. Canoas: Intersaberes, 2013.

Complementar

GREGUOL, M. Natação adaptada - em busca do movimento com autonomia Barueri: Manole, 2010

LINDSAY, K.; LYTLE, R. K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves Barueri: Manole, 2013.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 2ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010."

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 5
Carga Horária: 114h
Horário: EST
Sala: Ginásio -