Estágio em Educação Física - Saúde
2024/1 - Turma 3506
Ementa
Observação, co-atuação e atuação no contexto da saúde, desafios colocados para a organização e planejamento da assistência na prática cotidiana dos espaços voltados para à saúde e a reabilitação.
Competências
Intervir nos campos da saúde, da atividade física, do exercício físico, do esporte, da formação cultural, da gestão de empreendimentos e do lazer, com domínio de conhecimentos técnico-científicos.
Articular o conhecimento acadêmico sobre os diferentes métodos (técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos) para produção de conhecimento e intervenção profissional.
Objetivos
Geral:
Proporcionar aos alunos de Educação Física capacitação teórico-prática em procedimentos terapêuticos em saúde.
Específicos:
Conhecer os principais tipos de patologias.
Prescrever e orientar práticas corporais voltadas para a saúde.
Monitorar e controlar os resultados e efeitos da atividade física.
Programa
1-Elaboração de plano de trabalho
2-Organização do modelo de macrociclo do estágio.
3-Periodização do treinamento
4-Oficina prática sobre testes físicos
5 - Métodos de treinamento utilizados na saúde e na reabilitação
6 -Avaliação e interpretação da composição corporal
7 -Seminário de resultados parciais
8 -Seminário sobre monitoramento de cargas internas e externas do treinamento
9 -Relatório de estágio
10 -Seminário de resultados final
Metodologia
Aulas teóricas, expositivas e dialogadas. Estudos individuais e em grupos, construção de trabalhos acadêmicos individuais e em grupo. Aula campo nas instituições conveniadas, através de instrumentos previamente elaborados em sala de aula.
Observações, semi regência e regência com acompanhamento do docente da disciplina de estágio e o professor de Educação Física da instituição conveniada.
Elaboração do relatório das regências.
Avaliação
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS). A Pontuação do Semestre (PS) tem valor máximo de 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 7 (sete) pontos.
A Pontuação Final (PF) será condizente com o valor obtido na Pontuação do Semestre (PS). Para este conjunto de disciplinas não existe a possibilidade de Avaliação Final (AF).
AP1 – Entrega dos documentos – 1,5 pontos
AP2 – Relatório parcial – 2,5 pontos
AS – Seminário de apresentação das intervenções – 3,0 pontos
Relatório final – 3,0 pontos
Bibliografia
Básica
KISS, M. A.; PEDUTTI, D. Esporte e exercício - Avaliação e prescrição. Rio de Janeiro: Koogan, 2012.
FRAGA, A.; WACHS, F. Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2007.
NIEMAN, D. Exercício e Saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. São Paulo: Manole,1999.
Complementar
OVISOLO, H. Atividade física, educação e saúde. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Documentos fundamentais: carta brasileira de educação física, código de ética dos profissionais de educação física, intervenção do profissional de educação física, carta brasileira de prevenção integrada na área da saúde, guia de princípios de conduta ética do estudante de educação física. Conselho Federal de Educação Física. Rio de Janeiro: CONFEF, 2009.
MOREIRA, C. A. Atividade Física na maturidade: avaliação e prescrição de exercício. Rio de Janeiro: Shape, 2001.
GORGATI, M. G.; COSTA, R. F. Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2ª ed rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2008.
TAYLOR, A. W. Fisiologia do Exercício na Terceira Idade. Barueri, SP: Manole, 2015.