Estágio em Fisioterapia Hospitalar I

2024/2 - Turma 1519

Ementa

Prática clínica supervisionada no atendimento fisioterapêutico a crianças até 12 anos portadoras de sequelas de patologias diversas. Atendimento ambulatorial. Fisioterapia em pediatria

Competências

Conhecimento de disciplinas específicas para a elaboração de avaliação, objetivos e condutas a pacientes portadores de patologias características infância atendidas pela Fisioterapia.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Elaborar avaliação, objetivos e condutas a pacientes portadores de patologias diversas atendidas pela Fisioterapia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Realizar avaliação precisa para determinação do diagnóstico fisioterapêutico.
Estabelecer protocolo de tratamento de acordo com a patologia.
Selecionar e aplicar as técnicas adequadas a cada paciente, numa visão crítico-reflexiva.
Observar a evolução do tratamento, identificar pontos positivos e negativos desta evolução e determinar alta.

Programa

PEDIATRIA:
1) Apresentação do Plano de Ensino. Conhecimento e perspectiva em relação ao estágio. Texto sobre Desenvolvimento Motor Normal. Pergunta relacionada ao texto.
2) Desenvolvimento Neuropsicomotor Típico e Atípico da Criança. Pergunta relacionada ao tema.
3) Reflexos e Reações (desenvolvimento dos reflexos primitivos, reações de endireitamento, reações de equilíbrio e proteção). Pergunta relacionada ao tema.
4) Avaliação em Pediatria. Objetivos de tratamento. Escalas (Alberta). Pergunta relacionada ao tema.
5) Métodos de tratamento em Fisioterapia para pediatria e manuseios (cinesioterapia, Bobath, Temple Fay, Rood, Doman Delacato, FNP, Shantala, Fisioterapia Aquática, Hippoterapia, entre outros). A importância do brincar no processo de reabilitação infantil e o uso adequado de brinquedos e brincadeiras (lúdico). Pergunta relacionada ao tema.
6) Plasticidade do Sistema Nervoso Central e Periférico. Pergunta relacionada ao tema.
7) Paralisia Cerebral. Pergunta relacionada ao tema.
8) Malformações crâneo-encefálicas - Macro, Micro e Hidrocefalia. Pergunta relacionada ao tema.
9) Paralisia Braquial Obstétrica. Pergunta relacionada ao tema.
10) Alterações do tubo neural. Pergunta relacionada ao tema.
11) Doenças neuromusculares infantis. Pergunta relacionada ao tema.
12) TCE na infância. Pergunta relacionada ao tema.
13) Síndromes cromossômicas. Pergunta relacionada ao tema.
14) Erros inatos de metabolismo. Pergunta relacionada ao tema.
15) Ortopedia em pediatria. Pergunta relacionada ao tema.
16) Pediatria pneumofuncional. Pergunta relacionada ao tema.
17) Próteses e órteses para crianças. Pergunta relacionada ao tema.

Metodologia

Prática clínica supervisionada - acompanhamento, supervisão e orientação dos atendimentos individuais realizados pelos alunos.
Integração teoria e prática.
Avaliação e elaboração de objetivos e tratamento fisioterapêutico.
Discussões de casos clínicos.
Apresentação de seminários e artigos científicos relacionados ao contexto.
Prova escrita referente aos assuntos abordados.

Avaliação

1- HABILIDADE DE INTEGRAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA (4,5)
  1.1 Avaliação e reavaliação. (1,0)
  1.2 Eleição de Procedimentos (Fundamentação teórica em coerência com a prática, organização e planejamento das ações) (1,0).
  1.3 Segurança, precisão e criatividade na execução de procedimentos (1,0).
  1.4 Evolução do acadêmico na área específica (1,5).
2- CONDUTAS (0,5)
   2.1 Pontualidade, responsabilidade e comprometimento na execução do trabalho, cuidados e organização em relação ao local de estágio, equipamentos e materiais de consumo, cumprimento das normas e rotinas locais, postura profissional e ética e relacionamento interpessoal.
3- AVALIAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO ACADÊMICO (5,0)
   3.1 Apresentação e discussão de seminários, artigos, casos clínicos e trabalhos escritos (1,0).
   3.2 Prova teórica e prática (4,0).
4- Grau Final Média para aprovação 6,0 a 10,0
Não há substituição de grau para estágio.
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, abrangendo também os temas transversais – “Relações interpessoais e Comunicação e Expressão”, conforme consta no PPC.

Bibliografia

Básica

CORIAT, L. F. Maturação psicomotora no primeiro ano de vida da criança. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1991. (5 ex.)
MACHADO, Â. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. (8 ex.)
TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002. (10 ex.)

Complementar

BEZIERS, M. M. O Bebê e a coordenação motora: os gestos apropriados para lidar com a criança. 2. ed. São Paulo: Summus, 1994. (6 ex.)
BOBATH, K. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo: Manole, 1990. (12 ex.)
ECKERT, H. M. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993. (4 ex.)
FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: ARTMED, 1995. (6 ex.)
SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. 2. reimpr.. São Paulo: Santos, 2002. (6 ex.)

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 9
Carga Horária: 152h
Horário: EST
Sala: