Estágio em Fisioterapia na Saúde Coletiva

2024/2 - Turma 1516

Ementa

Competências

- Desenvolver o conhecimento e capacidade de realizar avaliação de paciente da Clínica Escola de Fisioterapia do CEULP/ULBRA e realizar atendimento em grupo;
- Mencionar e demonstrar os conhecimentos teórico-práticos nas áreas de atendimento com ética e postura profissional;
- Desenvolver o conhecimento no atendimento á Saúde do Idoso, identificando as patologias, bem como sua avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e o seu tratamento na recuperação físico- funcional do paciente.
- Realizar o atendimento fisioterapêutico atuando na promoção, prevenção e reabilitação dos pacientes dessas áreas através da avaliação do paciente, estabelecimento de diagnóstico cinético-funcional, construção dos objetivos e condutas fisioterapêuticas, e reabilitação físico-funcional dos mesmos.

Objetivos

- Realizar avaliação e diagnóstico fisioterapêutico;
- Realizar técnicas de relaxamento;
- Atuar com atividade de cinesioterapia em grupo;
- Estabelecer protocolo de tratamento de acordo com a patologia;
- Propiciar o relacionamento multidisciplinar e interpessoal;
- Conhecer a realidade da comunidade atendida no seu âmbito social e cultural;
- Desenvolver visão crítico-científica, ética, humana e reflexiva;
- Desenvolver o conhecimento e a habilidade prática nas áreas de Fisioterapia respiratória, trauma-ortopédica, neurológica, geriátrica e na área de prevenção;

Programa

Programa: Avaliação - Triagem dos pacientes e atendimento em grupo
- Apresentação da disciplina, normas e rotinas do estágio;
- Avaliação fisioterapêutica global;
- Palestras e orientações educativas;
- Técnicas de relaxamento;
- Prática mental de Imaginética motora;
- Cinesioterapia em grupo.

Programa: Saúde do Idoso
- Apresentação e discussão do plano de ensino e ficha de avaliação;
- Apresentação das normas e rotinas do estágio;
- Divisão de grupos de trabalho e tópicos para seminários;
- Avaliação fisioterapêutica;
- Prática de alongamentos, exercícios respiratórios;
- Elaboração de condutas, evoluções e relatórios
- Fisioterapia aquática em grupo
- Conceitos em geriatria, parâmetros de sinais vitais e condutas nas descompensações;
- Alterações anatômicas, fisiológicas e funcionais que ocorrem no envelhecimento dos sistemas articular, ósseo, muscular e cardiovascular;
- Equilíbrio: avaliação e tratamento;
- Órteses e adaptações estruturais no domicílio da pessoa com deficiência;
- Técnicas fisioterapêuticas de tratamento e prevenção nas áreas respiratória, trauma-ortopédica, neurológica, e reumatológica aplicada à saúde do idosos.
- Discussões clínicas.

Metodologia

- Aulas teóricas e práticas buscando a participação ativa dos alunos, interagindo com seus conhecimentos prévios, expectativas e relacionando com a atuação profissional.
- Revisão de conteúdos de áreas da Fisioterapia pertinentes ao local de estágio.
- Acompanhamento, supervisão e orientação das atividades e atendimentos realizados pelos alunos.
- Atendimento dos pacientes, reuniões e discussões clínicas com os alunos.
- Apresentação de seminários e discussões sobre artigos científicos da área.
- Avaliação teórica, individual e sem consulta sobre o conteúdo contemplado no estágio
(aulas, reuniões, discussões clínicas, seminários, casos clínicos) e disciplinas prévias
que abrangem o conteúdo teórico necessário para atuação nesse estágio.

Avaliação

Conforme ficha de avaliação aprovada pelo Conselho do Curso de Fisioterapia, o processo de avaliação desta disciplina é contínuo, de acordo com os seguintes itens:

1-HABILIDADE DE INTEGRAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA (4,5)
1.1 Avaliação e reavaliação (1,0).
1.2 Eleição de Procedimentos (Fundamentação teórica em coerência com a prática, organização e planejamento das ações) (1,5).
1.3 Segurança, precisão e criatividade na execução de procedimentos (1,5).
1.4 Evolução do acadêmico na área específica (0,5).
2-CONDUTAS (0,5)
2.1 Pontualidade, responsabilidade e comprometimento na execução do trabalho; postura profissional e ética; relacionamento interpessoal;  cuidados e organização com o local de estágio, equipamentos, materiais consumos. Cumprimento das normas e rotinas locais.
3- AVALIAÇÂO TEÓRICA E PRÁTICA DO ACADÊMICO (5,0)
3.1 Apresentação e discussão de seminários, artigos, casos clínicos e trabalhos escritos (1,0).
3.2 Prova teórica e/ou prática (4,0).
4- OBSERVAÇÕES:
O Grau Final para aprovação nos estágios é 6,0.
Não há substituição de grau para estágio.
É necessário que o acadêmico tenha 100% de presença para sua aprovação na disciplina.
O Regulamento dos Estágios em Fisioterapia deverá ser consultado caso haja qualquer dúvida quanto aos procedimentos.
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, abrangendo também os temas transversais – “Relações interpessoais e Comunicação e Expressão”, conforme consta no PPC.

Bibliografia

Básica

HOPPENFELD, S. Propedêutica ortopédica. São Paulo: Atheneu, 1999. (5 ex.)
KENDALL, F. P. Músculos provas e funções. 4. ed. São Paulo: Manole, 1995. ( 4 ex.)
KISNER, C.; COLBY, L.A. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Manole, 1998. (15 ex.)
MARQUES, A. P. Cadeias musculares. São Paulo: Manole, 2000. (5 ex.)
MARQUES, A.P. Manual de Goniometria. São Paulo: Manole, 1997. (8 ex.)
O` SULLIVAN, S. B.; SCHIMITZ, T. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 2. ed. São Paulo: Manole, 1993. (8 ex.)
OKUMA, Silene Sumire. O Idoso e a atividade física.2ed. Campinas: Papirus. 2002 (2ex)
GUCCIONE, A.A. Fisioterapia Geriátrica. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2002. 470p. (3 ex.)
SARMENTO, G. J. V. O ABC da Fisioterapia Respiratória. Barueri: Manole, 2009. (3 ex.)
CAMPION, M.R. Hidroterapia: Princípios e Prática. São Paulo: Editora Manole, 2000. 332p. (5 ex

Complementar


ABRAHAMS, P.H. Atlas colorido de anatomia humana de McMinn. 5. ed. São Paulo: Manole, 1999. (10 ex.)
ADLER, Susan S., PNF: facilitação neuromuscular proprioceptiva: um guia ilustrado, 2. ed., 2007 (9 ex)
APLEY, A.Granham. Ortopedia e fraturas em medicina e reabilitação.6.ed.São Paulo: Atheneu.2002. (3ex)
AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Fisioterapia respiratória moderna. 3ed. São Paulo:Manole. 1999. (3ex)
BAUM, G. Aquaeróbica: Manual de Treinamento. 1.ed. São Paulo: Editora Manole, 2000.259p. (3 ex.)
CARRIÉRE, B. Bola suíça. São Paulo: Manole, 1999. (9 ex.)
DAVIES, P. M., Exatamente no centro: atividade seletiva do tronco no tratamento da hemiplegia no adulto., 1ªed, São Paulo., ed. Manole, 1996. (5ex)
DAVIES, P. M., Passos a seguir: um manual para o tratamento da hemiplegia no adulto.., 1ªed, São Paulo., ed. Manole, 1996. (10 ex)
EDWARDS, Susan. Fisioterapia Neurológica: uma abordagem centrada na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1999 (6ex)
LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios, Conceitos Fundamentais de Neurociência, Ed. Atheneu, 2004. (9ex)
KAWFFMAN, T.L. Manual de Reabilitação Geriátrica. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2001. 389p. (3 ex.)
HERBERT, S.; XAVIER, R. PARDINI JR, A.G.; BARROS FILHO, T.E.P. Ortopedia e Traumatologia. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003. (8 ex.)
HISLOP, H. J.. Daniels & Worthingham. Provas de função muscular - técnicas de exame manual. 6 ed.. Rio de Janeiro:  Guanabara Koogan. 1996. ( 5 ex).
JARVIS, C. Exame físico e avaliação de saúde. 3. ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2002. ( 5 ex.).
NITRINI, R., BACHESCHI, L.A., A Neurologia que todo médico deve saber, Atheneu, 2003. (5ex)
PORTO, C.C. Exame clínico :. 4. ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2000. ( 20 ex).
SANTOS, A. Diagnóstico clínico postural. 2. ed. São Paulo: Summus, 2001. (8 ex.)

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 7
Carga Horária: 152h
Horário: EST
Sala: