Estágio em Práticas Hospitalares

2024/1 - Turma 1310

Ementa

Participação das atividades práticas da rotina clínica e cirúrgica no Hospital Veterinário, a fim de relacionar estudos na área da saúde animal.

Competências

Formar profissionais aptos a atuar nos campos da saúde animal, clínica veterinária e medicina veterinária preventiva, com visão crítica e reflexiva,  capaz de atuar na sociedade, identificando e resolvendo problemas com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, zelando pela sustentabilidade econômica, social, ambiental e principalmente o bem-estar animal.

Objetivos

GERAL
Compreender e desenvolver ações voltadas à área de Ciências Agrárias e da Saúde no que se refere à saúde animal, clínica médica e cirúrgica e medicina veterinária preventiva.

ESPECÍFICOS
-Realizar exame clínico, anamnese, exame físico e solicitar exames complementares
-Executar e interpretar exames clínicos e laboratoriais na prática da rotina hospitalar;
-Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas na prática da rotina hospitalar;
Avaliar grau de bem-estar animal na prática da rotina hospitalar

Programa

Rotina clínica médica e cirúrgica na rotina hospitalar
-Patologia clínica e diagnóstica na prática da rotina hospitalar.
-Diagnóstico por imagem na prática da rotina hospitalar
-Medicina laboratorial baseada em evidências no aprendizado de rotina
-Tratamentos médicos clínico ou cirúrgico de enfermidades na rotina hospitalar.
-Abordagens práticas na clínica de animais de estimação não-convencionais

Metodologia

A ULBRA, em consonância com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e PPC (Projeto Pedagógico do Curso), assume como pressupostos pedagógicos o desenvolvimento de competências:
- A atuação do estudante como protagonista e autogestor da sua aprendizagem
- Atuação do professor como mediador dos processos pedagógicos (ensinar e aprender).
Frente a isso, a disciplina de Estágio em Práticas Hospitalares utilizará as seguintes estratégias metodológicas ativas de aprendizagem na organização dos dois momentos de cada encontro (ATC - Aporte Teórico-metodológico de Competências e TDE - Trabalho Discente Efetivo):
De acordo com essas estratégias (ATC/TDE) as aulas serão ministradas dentro do perfil Teórico, Teórico/prático, Teórico/prático com paciente.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem na ULBRA é progressiva, evidenciando o desenvolvimento das competências propostas em cada disciplina. Assume o caráter emancipatório, contínuo e processual, fundamentada nos princípios de progressão, autogestão, retroalimentação e relação dialógica e construtiva entre professores e alunos.
Partindo de tais pressupostos, a avaliação da aprendizagem na disciplina de Estágio em Práticas Hospitalares será organizada conforme descrição a seguir:
Avaliação de Grau 1 (G1):
-Pontuação total: 10
-Instrumento(s) de Avaliação: Relatório semanal das atividades práticas acompanhadas pelo professor. Os alunos trabalharão em equipes.
-Critério(s) de Avaliação: Correção dos relatórios, com avaliação oral = 1,0 ponto
Confecção do relatório escrito, participação, presença, interesse nas atividades desenvolvidas = cada item terá valoração de 0,5 pontos)
-Pontuação do(s)  instrumento(s) de avaliação: 2,0
-No dia da avaliação de G1 serão somadas as notas dos relatórios de sala, mais a nota de participação da aula do dia da avaliação somando um total de 10 pontos.

-Data(s): 17/04/2024

Avaliação de Grau 2 (G2):
-Pontuação total: 10
-Instrumento(s) de Avaliação: Relatório semanal das atividades práticas acompanhadas.
-Critério(s) de Avaliação: Correção dos relatórios, com avaliação oral (individual ou em grupo) = valorada em 1 ponto
Participação/presença, interesse e evolução das competências adquiridas nas atividades desenvolvidas. (Seminário) ou discussão de casos =avaliação
-Pontuação do(s)  instrumento(s) de avaliação: somatório dos relatórios de aula e participação oral (4,0 pontos)
- Avaliação de G2 = apresentação de caso que o aluno atendeu ( 6,0 pontos)
-Data(s): 19/06/2024

Avaliação Final (AF):

-Essa disciplina de estágio não tem avaliação final
A atuação Profissional”, segue o sistema a seguir:

Disciplinas Teóricas, Teóricas profissionalizantes, Teórico-práticas e Teórico-práticas com pacientes
A proposta pedagógica a ser trabalhada nas unidades curriculares (disciplinas) será desenvolvida através dos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de grau 1 e 2).

Os Blocos de Desenvolvimento trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares. As Atividades Parciais visam ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período (semestre).
A culminância do processo pedagógico desenvolvido no semestre é realizada no Bloco de Sistematização. A verificação das competências construídas nesse período é realizada através da Avaliação gradual cumulativa e sem consulta.
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS) e totalizará 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o estudante deverá alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos.
De acordo com o Calendário Institucional, será realizada a Avaliação Final (AF) de caráter individual, cumulativa, sem consulta, com vistas a oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na Unidade Curricular. A Avaliação Final (AF) terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o estudante deverá obter, no mínimo, 6 (seis) pontos.

Nas disciplinas Laboratoriais, Projetos Tecnológicos, Estágios, Trabalhos de Conclusão de Curso e Disciplinas de Curricularização da Extensão
A dinâmica da proposta de estruturação da avaliação da aprendizagem se dará na intenção de acompanhamento da aquisição de um conjunto de significações teórico-práticas progressivas trabalhadas no período (semestre), evidenciado no desenvolvimento das competências e estratificado nos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2 e cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa Gradual (G). Esta atividade visa ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorre ao longo do período (semestre).
O Bloco de Sistematização terá direcionamento específico na procura da produção de um produto (Bibliográfico ou Técnico) e representa a verificação das competências construídas. Esta produção acadêmica totalizará os 10 (dez) pontos do semestre.
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS). A Pontuação do Semestre (PS) tem valor máximo de 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o estudante deverá obter, no mínimo, 6 (seis) pontos.
A Pontuação Final (PF) será condizente com o valor obtido na Pontuação do Semestre (PS). Para este conjunto de disciplinas não existe a possibilidade de Avaliação Final (AF).

Bibliografia

Básica

Básica
-GREENE, Craig E. Doenças Infecciosas em Cães e Gatos. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2015. 978-85-277-2725-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2725-9/. Acesso em: 28 jul. 2022.
-JERICÓ, Márcia M.; KOGIKA, Márcia M.; NETO, João Pedro de A. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos 2 Vol.. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. 978-85-277-2667-2. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2667-2/. Acesso em: 28 jul. 2022.
TILLEY, Larry P.; JUNIOR, Francis W. K S. Consulta Veterinária em 5 Minutos: Espécies Canina e Felina. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2015. 9788520448083
-Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448083/. Acesso em: 28 jul.
REED, S. M.; BAYLY, W. M. Medicina interna equina. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019, 1576p.
RADOSTITS, O. M. et al. Exame clínico e diagnóstico em veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
HENDRICKSON,D. A. Técnicas cirúrgicas em grandes animais. 3. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2018.

Complementar

Complementar
-BOJRAB, M J.; MONNET, Eric. Mecanismos das Doenças em Cirurgia de Pequenos Animais, 3ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. 978-85-412-0404-0. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0404-0/. Acesso em: 28 jul. 2022.
-LITTLE, Susan E. O Gato - Medicina Interna. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2016. 9788527729468. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527729468/. Acesso em: 28 jul. 2022.
MOONEY, Carmel T.; PETERSON, Mark E. BSAVA | Manual de Endocrinologia em Cães e Gatos, 4ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2015. 978-85-277-2728-0. Disponível em: -https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2728-0/. Acesso em: 28 jul. 2022.
-FEITOSA, Francisco Leydson F. Semiologia Veterinária - A Arte do Diagnóstico. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2020. 9788527736336. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527736336/. Acesso em: 28 jul. 2022.
-THRALL, Mary A. Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária, 2ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. 978-85-277-2660-3. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2660-3/. Acesso em: 28 jul. 2022.
CUBAS, Z.S. et al. Tratado de animais selvagens medicina veterinária. 2.ed. São Paulo: Roca, 2014. 2 vol. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/978-85-277-2649-8/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:1  Acesso em: 23 fev. 2023
Observação: definição no Instrumento de Avaliação do MEC: “Registro de documentos, livros, inventários, escritos, impressos ou quaisquer gravações que venham a servir como fonte para consulta, organizada pela identificação de cada uma das obras que constitui a bibliografia, por meio de elementos como o autor, o título, o local de edição, a editora e outros de caráter complementar.

Material Digital

Tratado de medicina interna veterinaria
Documento: PDF (1046 páginas) 225.7 MB
Publicado em: 2021-01-03
Disponivel em : https://doceru.com/doc/x50001x

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 9
Carga Horária: 76h
Horário: 4T
Sala: 928