Estágio em Práticas Zootécnicas

2024/1 - Turma 1312

Ementa

Vivenciar a atuação do veterinário nas práticas zootécnicas, aplicando as competências desenvolvidas nos distintos pontos que cercam a necessidade da presença e avaliação técnica, visando a saúde animal, bem-estar, produtividade e lucratividade.

Competências

Formar um profissional apto a atuar nos diversos campos da produção animal, com visão crítica e reflexiva, e capaz de atuar na sociedade identificando e resolvendo problemas com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, zelando pela sustentabilidade econômica, social e ambiental bem como pelo bem-estar animal culminando na produtividade e lucratividade.

Objetivos

GERAL
Aplicar as competências adquiridas sobre os sistemas de criação e de produção de proteína de origem animal de interesse econômico. E prepará-los de forma prática para a disciplina de estágio obrigatório, mercado de trabalho e desenvolvimento das relações interpessoais.
ESPECÍFICO
● Analisar e interpretar características zootécnicas aplicadas aos ruminantes e não ruminantes.
● Analisar e interpretar as interações das características zootécnicas com o meio ambiente, saúde animal e bem-estar nas diferentes espécies de produção.
● Compreender e aplicar os elos da produção e integrá-los para obtenção de produtividade e lucratividade.
● Dominar fatos sociais, culturais e políticos, bem como de economia e de administração associados à produção animal.

Programa

● Análise de características zootécnicas desejáveis.
● Métodos de contenção nas diferentes espécies.
● Análise da interação zootécnica com o meio ambiente.
● Práticas aplicadas à zootecnia nos seus diferentes elos (nutrição sanidade, reprodução e melhoramento genético).
● Práticas de manejo de pastagens.
● Práticas de alimentação e nutrição animal.
● Práticas para identificar uma boa e eficiente instalação animal, e o bem-estar deles.
● Práticas de métodos de prevenção, controle e manutenção da sanidade animal.
● Identificação da idade pela dentição.

Metodologia

A ULBRA, em consonância com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e PPC (Projeto Pedagógico do Curso), assume como pressupostos pedagógicos o desenvolvimento de competências, a atuação do estudante como protagonista e auto gestor da sua aprendizagem e do professor como mediador dos processos pedagógicos (ensinar e aprender).
Frente a isso, a disciplina de Estágio em Práticas Zootécnica será integrada de imersão nas realidades práticas do dia a dia de uma empresa rural afim de desenvolver competências teórico-práticas ao desenvolverem atividades de trabalho propostas pelos proprietários das empresas rurais, com a supervisão do(s) professor(es) bem como aprimorar as habilidades de cunho socioemocionais, como base para o sucesso pessoal e para as organizações.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem na ULBRA é progressiva, evidenciando o desenvolvimento das competências propostas em cada disciplina. Assume o caráter emancipatório, contínuo e processual, fundamentada nos princípios de progressão, autogestão, retroalimentação e relação dialógica e construtiva entre professores e alunos.
Partindo de tais pressupostos, a avaliação da aprendizagem na disciplina de Estágio em Práticas Hospitalares será organizada conforme descrição a seguir:

Avaliação de Grau 1 (G1):
- Pontuação total: 10,0. Avaliação somativa: até 5,0 pontos. Avaliação formativa: até 5,0 pontos.
- Avaliação somativa: Relatório semanal das atividades acompanhadas, havendo a possibilidade avaliação oral in loco, durante a execução dos trabalhos (avaliação somativa).
- Avaliação formativa: Assiduidade, pontualidade, participação e interesse nos temas e nas atividades desenvolvidas (avaliação formativa).

Avaliação de Grau 2 (G2):
- Pontuação total: 10,0 pontos. Avaliação somativa: até 5,0 pontos. Avaliação formativa: até 5,0 pontos.
- Avaliação somativa: Relatório semanal das atividades acompanhadas, havendo a possibilidade avaliação oral in loco, durante a execução dos trabalhos e apresentação expositiva sobre um tema acompanhado durante o estágio (avaliação somativa).
- Avaliação formativa: Assiduidade, pontualidade, participação e interesse nos temas e nas atividades desenvolvidas (avaliação formativa).

Um dos critérios para aprovação na disciplina é cumprir 100% da carga horário estabelecida. No caso de ausência esta deverá ser reposta.

Bibliografia

Básica

ANDRIGUETTO, J. M. et al. Nutrição animal: as bases e os fundamentos da nutrição animal - os alimentos. v. 1. 4.ed. São Paulo: Nobel, 1990.

BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de ruminantes. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2011.

CONGIO, G. F. DE S. et al. Forragicultura [recurso eletrônico]. Porto Alegre : SAGAH, 2019.https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029279/pageid/0. Acesso02 fev 2023.

FAILS, A. D.; MAGEE, C. Frandson: anatomia e fisiologia dos animais de produção. 8. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527735919/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/20/1:4[.%20e%2Cd.]Acesso 02 fev 2023.

HILL, R. W.; WYSE, G. A.; ANDERSON, M. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books /9788536326832. Acesso em: 02 fev 2023.

RAMALHO, M. A. P.; SANTOS, J. B.;PINTO, C. A. B. P.; SOUZA, E. A.; GONÇALVES, M. A.;SOUZA, J. C. Genética na Agropecuária. UFLA. 5ª ed. 2012. 565p.

Complementar

ALBINO, L. F. T. et al. Galinhas poedeiras: criação e alimentação. Viçosa: Aprenda Fácil, 2014.

CHAPAVAL, L. et al. Manual do produtor de cabras leiteiras. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil Editora, 2017.

ELOY, A. M. X. et al. Criação de caprinos e ovinos. Brasília, DF: EMBRAPA [Editora], 2007. E-book. Disponível em:https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/533478/criacao-de-caprinos-e-ovinos . Acesso em: 02 fev 2023.

FERREIRA, R. A. Suinocultura: manual prático de criação. 2. ed. atual. Viçosa: Aprenda Fácil, 2017.

KINGHORN, B. et al. Melhoramento animal : uso de novas tecnologias. Piracicaba : FEALQ,2016. 366 p.

LAZZARINI, S. Manejo de pastagens na pecuária de corte. 3 ed. Viçosa, MG : Aprenda Fácil,2017. 161 p.

PIRES, A. V. Bovinocultura de corte. v. 1. Fealq, 2010.

QUADROS, D. G.; CRUZ, J. F. Produção de ovinos e caprinos de corte. Salvador: EdUneb, 2017.

RODRIGUES, Ruben Cassel. Métodos de análises bromatológicas de alimentos: métodos físicos, químicos e bromatológicos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. PDF. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/884390/metodos-de-analises-bromatologicas-de-alimentos-metodos-fisicos-quimicos-e-bromatologicos. Acesso em: 30 jan. 2023.

ROSTAGNO, H. S. (ed.). Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências de aves e suínos. 4. ed. Viçosa: UFV, 2017

SILVA, J. C. P. M. da; VELOSO, C. M.; FRANCO, M. de O; OLIVEIRA, A. S. de (ed.). Manejo e administração na bovinocultura leiteira. 2. ed.,ampl. e atual. Viçosa, MG: [S. n.], 2014.

SILVA, S. Plantas forrageiras de A a Z. Viçosa : Aprenda Fácil, 2014. 312 p.

VALADARES FILHO, S. C. et al. Tabelas brasileiras de composição de alimentos para ruminantes. Viçosa : UFV, 2015.

Material Digital

- Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102144&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

- Ciência Rural
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102167&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

- Ciência Animal Brasileira
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp651622&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

-Revista Brasileira de Buiatria
https://revistabrasileiradebuiatria.com

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 9
Carga Horária: 76h
Horário: 3T
Sala: 216